domingo, 25 de maio de 2014

Maior mostra da horticultura brasileira e latinoamericana antecipa inovações em tecnologia agrícola


Exposição que será aberta quarta, 28/05, terá lugar no Pavilhão da Expoflora, em Holambra; expectativa é reunir 26 mil visitantes em três dias
A busca no mercado de horticultura hoje é por novidades em tecnologia e inovação que elevem a produtividade no campo e assegurem qualidade cada vez maior dos produtos, nas diversas formas de cultivo. O crescimento acelerado de produção estimado em mais de 120% na última década e o faturamento superior a R$ 45 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABCSEM), revelam ainda que as áreas ocupadas por hortaliças representam 500 mil hectares no país.
Este salto significativo do setor em produtividade e qualidade da produção brasileira atrai produtores brasileiros e estrangeiros para a 21ª edição da Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 28 a 30 de maio, no Pavilhão de Exposições da Expoflora, emHolambra (SP).
Considerada a maior feira de horticultura da América Latina, a Hortitec é a vitrine de expositores nacionais e internacionais para apresentar as inovações agrícolas a produtores dos diferentes setores do agronegócio: flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas.
Ao todo, 410 expositores nas áreas de tecnologia agrícola, ferramentas, estufas, embalagens, vasos, telas, defensivos, fertilizantes, irrigação, sementes, mudas, bulbos, substratos, climatização, biotecnologia e assessoria técnica participam no evento. Uma oportunidade para conferir as novidades em produtos e serviços, mas também – e principalmente – uma chance sem igual para os profissionais do setor trocarem experiências, fazerem negócios e programarem investimentos futuros.
Entre as novidades, as mudanças de formato e de cores das hortaliças e legumes chamam a atenção do consumidor final. A empresa Sementes Sakama, por exemplo, apresenta nesta edição a cenoura colorida, o nabo de colo verde e o espinafre de talo roxo. Já a Isla Semente apresenta mini pimentões, em quatro cores: laranja, vermelho, amarelo e branco.
Desenvolvida com material nobre de alta durabilidade, as mangueiras Santeno que serão apresentadas em primeira mão na Hortitec, podem ficar expostas ao sol e intempéries por longos períodos. Como permitem irrigar com baixa pressão, economiza-se água e energia, pois não necessita de bombas.
Para o visitante que busca tecnologia e inovação, o Sistema de Telemetria em Tempo Real, da Hidrosense, é a novidade. O sistema funciona através de um modem dedicado, ligado aos sensores de campo que medem a umidade do solo, temperatura e umidade do ar, chuva, radiação. Os dados, enviados via rede celular a um banco de dados em nuvem, podem ser acessados de qualquer computador por meio de um aplicativo, que envia alarmes por e-mail ou SMS, visualização gráfica ou tabelas, comando remoto etc.
Nesse segmento, o sistema online de monitoramento e controle via rádio para estufas será a novidade da R4F. Através de uma rede de sensores sem fio, o sistema oferece o acompanhamento preciso do ambiente durante o desenvolvimento da cultura, com a abertura de janelas para ventilação, acionamento de ventiladores, telas, nebulizadores e umidificadores  de acordo com as necessidades de cada fase da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário