sexta-feira, 5 de junho de 2020

Alta hospitalar após 60 dias de internação é motivo de muita comemoração

Depois de aproximadamente 60 dias de internação para tratamento da Covid-19, foi uma grande comemoração para todos do Vera Cruz Casa de Saúde de Campinas e familiares a alta dos pacientes Inês Alves Fernandes Custódio, de 72 anos, em 27 de maio, e Gilberto Soares, 65 anos, no último dia 1º. Os sentimentos de tensão, superação e gratidão permearam os envolvidos ao longo do período. “Foi uma luta de muitos, todos unidos pela recuperação. Uma equipe multidisciplinar assistiu a minha tia com 100% de atenção. Temos muito a agradecer a todos os profissionais do hospital”, diz a sobrinha de Inês, a advogada Ana Carolina Alves Forchezatto.

A empresária Vivian de Jesus Nogueira, esposa de Soares, disse que a família aprendeu a viver um dia de cada vez. “Foram 65 dias de internação, sendo 51 deles na UTI. Não podíamos criar expectativas sobre o dia seguinte. Foi uma batalha diária, em que parentes e amigos viveram uma corrente de oração”.

Soares, que é empresário, foi internado direto na UTI do Vera Cruz Casa de Saúde em 27 de março com febre alta e muita tosse, e Inês, dia 31 do mesmo mês, no apartamento, com sintomas do Novo Coronavírus.
Internado na hora da visita
Na hora da visita dos familiares no dia 1º de abril, o aposentado José Edson Fernandes Custódio, marido da Inês, já ficou no hospital para internação também quando foi ver a esposa. Ele informou à equipe médica que sentia uma “canseira”, e depois de avaliado ambulatorialmente e constatada a contaminação pelo vírus, precisou ficar hospitalizado.
Simultaneamente, a falta de ar de Inês piorou e ela precisou ser encaminhada para a UTI e colocada em respirador. “Recebemos duas notícias preocupantes de uma só vez e meu tio e toda a família ficou muito assustada”, conta Ana Carolina.
Diferente da esposa Inês, José Edson apresentou a forma leve da doença e em pouco dias teve alta e finalizou o tratamento em casa. Embora tenha se recuperado rapidamente, o alívio não chegava pelo fato de a mulher estar na UTI.
Videochamada da UTI
No caso de Vivian, há dúvidas se contraiu o coronavírus. Na ocasião da internação de Soares, quando o teste era raro, ela não foi atrás para fazer, não só por não apresentar sintomas, mas também pela correria e necessidade dela também ficar em isolamento por precaução. “Fiquei 30 dias sem me encontrar com ninguém. E 45 dias sem ver meu marido pelo risco de transmissão. A primeira videochamada – entre muitas sequenciais – que a família fez com ele pela internet, foi emocionante. Assistido por profissionais do hospital no momento da conexão, ele não conseguia falar, mas se comunicava piscando os olhos”, descreve. Soares permaneceu 51 dias na UTI.
Depois de 37 dias na UTI, a paciente Inês foi transferida para o quarto e por mais 20 dias foi se reabilitando até poder voltar para casa. “A melhora foi gradativa. Fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta e outros profissionais ajudaram a minha tia a voltar à normalidade. E quando o período de contaminação passou e a família pode visitá-la ela ficou muito feliz, o que contribuiu para o seu restabelecimento”, comemora Ana Carolina.
Nova vida depois de longa internação
Tanto Inês, quanto Soares, precisaram fazer traqueostomia para continuar respirando por ventilação mecânica, já que o processo pela boca – conhecido como intubação –, de acordo com o coordenador da Clínica Médica do Vera Cruz Casa de Saúde, Caio André Moises de Lima, não deve ultrapassar duas a três semanas. “O tempo prolongado da intubação endotraqueal pode provocar complicações na laringe, tranqueia, trauma das vias aéreas ou outros problemas”, explica o médico.
Os dois pacientes da Covid-19, devido à longa internação, também precisaram fazer hemodiálise pela paralisação dos rins. “A insuficiência renal é um agravante comum em internados em estado crítico. O procedimento faz o papel do órgão, retirando as toxinas do organismo e controlando o volume de água e os níveis de sais minerais do sangue. O tratamento é atenuado ou cessado quando os rins mostram sinais de recuperação”, esclarece o Dr. Walter Girardelli, coordenador da UTI do Vera Cruz Casa de Saúde.
Nos últimos dias de internação, Soares apresentou melhora do padrão respiratório, conseguindo receber alta sem a traqueostomia. Dr. Lima garante que nos próximos dias o orifício irá cicatrizar e o paciente vai respirar normalmente. “Embora tenha ficado entre a vida e a morte e tenha perdido 19 quilos, meu marido saiu muito bem do hospital. Agora, ganhará força locomotora para andar através dos exercícios de fisioterapia em casa”, ressalta Vivian, com o coração grato.
Inês também está aliviada e dedica-se inteiramente às recomendações dos especialistas de saúde para garantir seu rápido restabelecimento.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Drive thru de exames para detectar Covid-19 agiliza atendimento e reduz contágio

O Vera Cruz Casa de Saúde promove, de 4 a 12 de junho, testes rápidos e de RT-PCR para confirmação de COVID-19 em sistema de drive thru para pacientes particulares. O hospital sendo referência no tratamento de pacientes com o Novo Coronavírus, pretende ampliar o acesso da população aos exames. “A Casa de Saúde foi referência no combate a duas pandemias e não negaria sua história ao combater o COVID-19” afirma o diretor-presidente Erickson Blun.

A coleta ocorre em frente ao hospital, das 8h às 17h. O paciente confere os resultado s dos exames pela internet e, quando positivo, tem direito a uma a consulta médica feita por plataforma digital. “É nossa missão cuidar dos pacientes. O corpo clínico orienta e tira dúvidas de todos que testarem positivo” afirma o diretor geral do Vera Cruz Casa de Saúde, Renan Rezende.
De acordo com o diretor técnico médico do hospital, Dr. Bruno Gonçalves, o paciente pode optar pelo Teste Rápido COVID -19 – cujo resultado sai em até 12 horas; – pelo teste RT-PCR, que leva até 72 horas para confirmar o dado; ou ainda, por fazer os dois exames. O modelo rápido é feito por meio de coleta de sangue. No RT-PCR, o recolhimento é por amostra de secreção nasal ou da garganta retirada com cotonete.
“Indicamos o teste RT-PCR aos pacientes com sintomas do Novo Coronavírus, como tosse, febre, coriza e dor de garanta. Quem está assintomático ou apresentou os sintomas há sete dias ou mais e já não demonstra mais, a orientação é optar pelo Teste Rápido. Mas caso o quadro seja de falta de ar, deve procurar um pronto-socorro imediatamente”, explica Gonçalves.
O diretor técnico médico do Vera Cruz Casa de Saúde recomenda só estarem no veículo pessoas que passarão pelo exame, se possível. É indicado aos ocupantes do carro usarem máscaras e sistematicamente estarem higienizados com álcool em gel. O paciente precisa apresentar documento de identificação. “Quando chega, a pessoa recebe um folder com todas as informações e então pode escolher o procedimento que fará, tudo isso sem sair do carro”, frisa Gonçalves.
Depois da realização do cadastro, o paciente confirma a identificação das etiquetas geradas com os seus dados nas amostras coletadas. Ele é orientado sobre os cuidados de isolamento até que o processo seja concluído e recebe um protocolo para acessar o site e conhecer o desfecho. “Os exames não precisam ser agendados. Equipes do hospital fazem cadastro e coleta no local no momento que chegam. Nos casos de pacientes com resultado positivo, é marcada consulta virtual pela internet para avaliação e condução de um médico”, esclarece Gonçalves.
Zoom nos testes

RT-PCR – a confirmação é obtida por meio da detecção do RNA do SRS-CoV-2, o exame é realizado a partir de secreção nasal ou garganta. Este teste identifica o vírus enquanto está ativo no organismo, viabilizando a aplicação da conduta médica adequada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
Teste rápido IgG/IgM – a confirmação é obtida a partir da detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Ele identifica uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Neste caso, o exame é realizado a partir de amostra de sangue do paciente – uma gota de sangue tirada do dedo.

Drive thru para exames de COVID-19 – Vera Cruz Casa de Saúde
Período: de 4 a 12 de junho, de segunda a sexta-feira
Endereço: Praça Dr. Toffoli, 28 - Centro, Campinas
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Preços: a partir de 349,00
Informações: (19) 99199-3770
https://veracruzinstitucional.com.br/testecovid/
Saiba mais:
 www.hospitalveracruz.com.br
linkedin.com/company/hospital-vera-cruz
Instagram: @veracruzcampinas
https://www.facebook.com/veracruzcampinas/

terça-feira, 2 de junho de 2020

Polo Shopping reabre terça-feira com novo horário

Em alinhamento às diretrizes dos governos estadual e municipal, e como forma de garantir uma operação zelosa, segura e adequada ao momento atual, o Polo Shopping Indaiatuba reabrirá na próxima terça-feira, dia 02 de junho, com horário reduzido, das 14h às 20h todos os dias, e um plano de abertura estruturado para preservar o bem-estar e a saúde de clientes, lojistas e colaboradores. 

Sendo classificado na Fase 2 de reabertura gradual do Plano São Paulo, o Polo Shopping retomará as atividades das lojas seguindo um rígido protocolo baseado nas recomendações de autoridades e entidades do setor de Shoppings, porém, algumas atividades continuam suspensas, como entretenimento, cinema, atividades infantis, salões de beleza e academia. No caso da área de alimentação, a venda poderá ser realizada somente de forma remota, com entrega Delivery ou Drive Thru. Para os restaurantes da Praça de Alimentação, haverá um ponto de retirada de 14h às 20h. 

O Polo Shopping Indaiatuba terá atenção especial ao fluxo de visitantes, para que não haja mais de uma pessoa por m² de área de loja. As entradas também serão reduzidas a três portarias, Passarela, Academia Inova e Petz, além disso, todos os clientes e funcionários terão suas temperaturas corporais verificadas ao entrar no shopping, conforme determinação do Decreto Municipal. Nos dias 02 e 07 de junho o funcionamento das lojas será facultativo. 

As cancelas de entrada do empreendimento vão contar com dispenser de álcool em gel e mensagens para reforçar as medidas de prevenção dentro do shopping. O uso de máscaras é obrigatório para todos, clientes, funcionários e fornecedores das lojas, além dela, o distanciamento de dois metros também será exigido. Também haverá demarcações no piso reforçando o distanciamento mínimo de 2 metros em pontos de maior fluxo, em caixas eletrônicos e nos banheiros, que vão contar com higienização de pontos de contato a cada 3 horas.

Os lojistas foram orientados em relação a todas as medidas a serem adotadas dentro das lojas, como limite de uma pessoas por m², presença de dispenser de álcool em gel 70% na entrada, reforço dos procedimentos de limpeza com produtos desinfetantes, higienização de objetos manipulados por clientes e vendedores após cada uso e distância mínima nas filas dos caixas.

Praça de alimentação 
Na praça de alimentação, que se manterá fechada, somente os serviços de drive thru e delivery irão funcionar com horários diferenciados, sendo drive trhu das 14h às 20h e delivery em horário liberado, conforme decisão de cada restaurante. Os bebedouros serão temporariamente desativados. 

Banheiros
O Fraldário e o serviço de empréstimo de carrinhos de bebê estarão temporariamente suspensos, mas haverá trocadores de bebê nos sanitários de portadores de necessidades especiais (PNE) e empréstimo de cadeira de roda convencionais com a equipe de Bombeiros do Shopping. Os banheiros estarão em constante conservação, com álcool em gel na entrada e sinalizações no piso com marcações de distanciamento social. 

Ar condicionado
A manutenção do ar condicionado do Shopping, que já segue todos os protocolos sanitários, foi reforçada e a troca dos filtros será feita de maneira mais frequente, com a inclusão de pastilhas bactericidas, que combatem os microrganismos presentes nas bandejas de equipamentos de ar condicionado. 

“Nossas equipes de limpeza seguirão uma rotina ainda mais intensa, com higienização frequente de superfícies de contato e locais de maior circulação. Além disso, reforço nas mensagens de prevenção em diversos pontos do shopping. Seguiremos um plano sério e responsável com o objetivo de proteger nossos lojistas, colaboradores e a população”, reforça Andréa Fernandes, gerente de Marketing do Polo Shopping Indaiatuba.