sábado, 8 de junho de 2019

Inverno reduz estoques no Banco de Leite da Maternidade de Campinas

Atualmente os estoques estão em 133 litros de leite por mês, quando o ideal seriam cerca de 200 litros mensais para suprir a necessidade da UTI -Unidade de Terapia Intensiva - Neonatal (recém-nascidos). Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez bebês por dia. A UTI Neonatal do hospital conta com 40 leitos, dos quais 22 são destinados à saúde pública
A Maternidade de Campinas está em campanha para a coleta de leite materno. Durante o inverno, há uma queda entre 30% e 50% nas doações, o que obriga o seu Centro de Lactação – o Banco de Leite Humano da Maternidade - a incentivar as mães de recém-nascidos a contribuírem para garantir o estoque. A média mensal tem sido de 133 litros, o que representa apenas 66,5% da quantidade necessária para o atendimento aos bebês prematuros.
O estoque médio ideal para suprir com tranquilidade os 40 leitos da UTI Neonatal é de 200 litros mensais. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Preocupada com a queda do estoque, a Maternidade de Campinas lança a campanha para estimular as doações.
Como doar
Para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O contato pode ser feito diretamente com o Banco de Leite pelo telefone (19) 3306-6039 para o preenchimento do cadastro.
A coleta de leite materno não se limita às mães que tenham feito seus partos na Maternidade de Campinas. As doações também podem ser retiradas nas residências das mães que moram em outros municípios da Região Metropolitana de Campinas. Nesse caso, a coleta na residência é feita pelo motorista da Maternidade, acompanhado por uma técnica de enfermagem do Banco de Leite, de segunda a sexta-feira. Todo material para a coleta e estocagem - que podem ser feitas pela doadora em sua própria residência - é fornecido pelo Banco de Leite
O leite doado é transportado pelo Banco de Leite em caixas isotérmicas com gelo (geloc) e com controle de temperatura feito por termômetro digital. Para ampliar essa coleta na região, o ideal seria que o hospital também tivesse um veículo exclusivo para isso. “O hospital precisa da ajuda da sociedade e da iniciativa privada para conseguir recursos para a compra de um novo veículo para esse fim”, explica o presidente da Maternidade de Campinas, Dr. Carlos Ferraz.
Exames
Para a utilização do leite doado, são solicitados exames de sangue, provavelmente já realizados no pré-natal. Sem os resultados dos exames, o leite, obrigatoriamente, é descartado. Caso a doadora não os tenha, eles são agendados na própria Maternidade de Campinas.
O hospital oferece às mães os exames de sorologia necessários para atestar a qualidade das doações. Os testes podem ser feitos às segundas-feiras, das 13h às 15h, no ambulatório do hospital. É necessário apenas fazer o agendamento prévio.
A realização do exame no hospital foi facilitada para melhor atender às doadoras. Antes, as mães tinham que providenciar por conta própria os exames. Muitas mulheres usavam o sistema público de saúde, mas a estrutura dos centros de saúde nem sempre possibilitava agilidade na realização dos testes, o que resultava em um índice elevado de descarte de leite. A meta é zerar o descarte.
O Ministério da Saúde preconiza que é necessário realizar as sorologias de sífilis, hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids). As crianças internadas na UTI Neonatal têm um peso extremamente baixo e precisam de cuidados especiais. Por isso, é preciso garantir a qualidade do leite - sem qualquer contaminação.

M.A.E. Maria Rosa e Maternidade de Campinas recebem certificação internacional

As duas instituições foram certificadas pela Phomenta. Chancela é dada somente às instituições transparentes nas áreas financeira, jurídica, comunitária e de planejamento. A certificação serve de mecanismo de proteção aos doadores, inclusive internacionais, quanto à seriedade das entidades
O Movimento Assistencial Espírita (M.A.E.) Maria Rosa e o Hospital Maternidade de Campinas receberam, na última quinta-feira (6 de junho), a certificação Phomenta, concedida a instituições consideradas exemplares segundo princípios internacionais de Transparência e Boas Práticas Sociais.
No processo são avaliados cinco quesitos: gestão e governança, potencial de impacto social, informação pública, responsabilidade financeira e sustentabilidade econômica. O certificado tem validade de dois anos e é importante para que as entidades tenham mais visibilidade junto aos investidores estrangeiros.
Além disso, também possibilita a participação das instituições nos programas de Aceleração Social da Phomenta, voltados para potencializar o impacto social e a sustentabilidade econômica da ONG por meio de encontros presenciais, virtuais e aconselhamentos.
“A certificação permite que possamos captar recursos estrangeiros por reconhecer a nossa entidade como uma organização não-governamental de confiança no cenário nacional”, comenta Celina Dias, presidente do M.A.E. Maria Rosa.
“É um orgulho nossa instituição receber essa certificação, por tudo o que ela representa de lisura na área filantrópica. Além disso, tenho certeza que, com isso, abriremos novas portas de captação de recursos para a Maternidade de Campinas”, diz a Dra. Mônica Barthelson, diretora do hospital.

terça-feira, 4 de junho de 2019

Coquetel de Lançamento da Coleção da La Mony Acessórios

No final da tarde do dia 04/06, a mais que querida Rose, recebeu amigos, convidados e imprensa, para o coquetel de lançamento da nova coleção de su La Mony. Uma presença marcante no recinto foi a de Bruno Bertoli, com sua Açaí e Ponto, trazendo as delicia de sua loja para o coquetel de Rose, e o Buffet imprescindível de Maria Fernanda Campos e suas deliciosas guloseimas. Parabéns Rose por tudo e por nos receber com tanto amor e carinho.


Coleção Café da Holambra by Designers é um convite para reunir amigos

As artistas e artesãs da região criaram ou customizaram artigos decorativos exclusivos para deixar a mesa e o ambiente ainda mais aconchegantes nos dias mais frios. Xícaras, bules e coadores individuais fazem parte dos produtos selecionados para receber as pessoas em casa com muito charme e bom gosto.
A queda da temperatura convida a lugares aconchegantes e bebidas mais fortes e quentes. E o café é o principal deles, por se tratar de uma bebida que pode ser oferecida a qualquer hora: no despertar do dia, após o almoço ou jantar, nas reuniões sociais ou de trabalho e, principalmente, para garantir um bom bate-papo com amigos.
Pensando em utilizar o serviço de café e a decoração para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, as artistas plásticas e artesãs que comercializam seus produtos por meio da Holambra by Designers - a loja conceito localizada no boulevard da Rua Dória Vasconcelos, no centro de Holambra - criaram ou customizaram produtos exclusivos para essas ocasiões.

A artista plástica Patricia Gerald, de Jaguariúna, criou um conjunto de bule, leiteira e xícara de café com coador de pano individual, em ágata, esmaltado nas cores branca, preta, amarela e vermelha, que pode ser colocado diretamente nas mesas ou servido em bandejas. É dela, também, a ideia dos charmosos “sousplat almofada” e “cachecol” para manter quentinho o conteúdo da caneca e as plaquinhas indicativas do local para se saborear o café.



Renata Pasin, também de Jaguariúna, optou por decorar as canecas com coloridas corujas e tulipas. Silvana Chiodi, de Artur Nogueira, também escolheu essa delicada flor, símbolo da Holanda e que no Brasil somente floresce no inverno, para decorar as bordas do conjunto de xícara e pires. São dela, também, os quadrinhos decorativos que trazem as xícaras em alto relevo.

Para essa coleção, Vanessa Giustra, de São Paulo, sempre inspirada pelo conceito soul product (produtos da alma), levou para seus quadros em madeira de reflorestamento (MDF) frases que mesclam o café e o vinho, duas das bebidas preferidas nos dias mais frios: “O café me mantém ocupado até a hora do vinho” e “Escreva com vinho. Revise com café”. Nesta coleção, até os puxadores de gavetas disponíveis na loja têm a forma de bule.
A Holambra by Designers funciona na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; aos sábados, das 8h30 às 18h e, aos domingos e feriados, das 9h às 17h30. Informações pelo telefone (19) 3802-8044.

Topázio Cinemas recebe 1ª Mostra de Curtas de Indaiatuba


Evento ocorrerá de 3 a 7 de junho, das 18h às 20 horas, com entrada franca
O Topázio Cinemas recebe a primeira edição da Mostra de Curtas de Indaiatuba (MOCIN) de 3 a 7 de junho. O evento acontecerá diariamente, das 18h às 20h, no Shopping Jaraguá, com exibição de curtas-metragens produzidos em todo o Brasil. A entrada é gratuita, basta retirar o ingresso na bilheteria do cinema 1 hora antes da sessão.
A Mostra, realizada pela Fleuma Ações Múltiplas, com apoio da Rádio Jornal de Indaiatuba e Topázio Cinemas, recebeu 295 inscrições. Farão parte da 1ª MOCIN 34 curtas, divididos em cinco sessões. Os filmes estão divididos nas categorias municipal, regional e nacional.
Esta é mais uma ação do Topázio Cinemas com o objetivo de apoiar o cinema nacional e a programação alternativa. “Nos últimos anos realizamos a Festa do Cinema Brasileiro, com exibição de vários filmes com ingressos a preços promocionais. Também recebemos a Mostra Internacional Brazilian Film Series, com filmes nacionais gratuitos e debates”, lembra a responsável pelo Marketing da empresa, Bruna Mascarenhas. “A Mostra de Curtas é mais um evento para estimularmos os espectadores a prestigiarem o cinema nacional”, completa.

Inauguração da Memphis Barbearia

Inaugurando hoje a Memphis Barbearia, um lugar muito interessante, com temática Rock and Roll, puxando para, como o nome mesmo diz "MENPHIS" no Tennessee, a terra de Elvis Presley. Trabalho impecável de Vinicius e Sandro.  Para mim, uma deliciosa tratada na barba, que realmente valeu a pena, recomendo e muito. Localização: Rua 11 de Junho com Tuiuti, Centro - Indaiatuba.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

SuperAR Turma da Mônica é a nova atração no Polo Shopping Indaiatuba

Espaço temático traz brinquedos infláveis com três atividades diferentes para crianças de até 12 anos
Um circuito com escaladas e escorregadores no fundo do mar, labirinto de árvores e pula-pula em formato de nuvens. Esses são os brinquedos que fazem parte da atração SuperAR Turma da Mônica, que chegou ao Polo Shopping Indaiatuba, para divertimento das crianças.

O espaço temático, composto por brinquedos infláveis, oferece um circuito de obstáculos divertidos para crianças de até 12 anos nas atrações ARvorismo, Fundo do MAR e No AR.
A atração ficará na Praça Central do Polo Shopping Indaiatuba até o dia 28 de julho. O valor do ingresso por pessoa é R$ 15,00 para 15 minutos, e após esse tempo será cobrado R$ 1,00 a cada minuto adicional.
Saiba mais sobre as atrações do SuperAR:
ARvorismo – A floresta do Jotalhão é um labirinto de árvores verdinhas, onde se perder e se achar faz parte da brincadeira. Só não vale marcar o caminho
Fundo do MAR – A melhor aventura aquática que o Cascão poderia ter! Um circuito com escaladas e escorregadores, tematizados com algas, estrelas-do-mar, peixes que se movem e um polvo gigante. Sem água, é claro!
No AR – Um pula-pula em formato de nuvens, para se sentir no céu, em companhia das estrelas, assim como o Anjinho mais famoso do gibi.