sábado, 30 de janeiro de 2021

Balanço de 2020 da Covid-19 na Maternidade de Campinas destaca zero óbito de gestantes e bebês

O maior cuidado por parte das gestantes no pré-parto, associado ao esforço de toda a equipe para a adoção e respeito à todas as precauções e medidas sanitárias, assistenciais e administrativas para proteger a saúde dos pacientes, funcionários, colaboradores e da equipe médica, foram os principais fatores para assegurar os resultados. Em janeiro de 2021, o hospital atendeu 22 internações com suspeita de Covid-19, das quais quatro necessitaram de suporte intensivo em UTI. Atualmente, uma paciente encontra-se na UTI Adulto.

Ao divulgar o balanço dos atendimentos aos pacientes – gestantes, parturientes recentes e recém-nascidos, o Hospital Maternidade de Campinas comemora que, apesar das 126 gestantes internadas que apresentaram suspeita de Covid-19, das quais 52 confirmaram a doença após a realização dos testes, nenhum óbito foi registrado na instituição em consequência do coronavírus no período de março a dezembro de 2020. Além das gestantes, dos 35 recém-nascidos suspeitos de terem contraído a Covid-19, três tiveram a confirmação da doença. Dois receberam alta e um permanece internado na UTI (Unidade de terapia Intensiva) Neonatal por complicações de má formação congênita intestinal. Do total de 52 gestantes que confirmou a doença em 2020, sete necessitaram de suporte intensivo e uma delas, no 2º trimestre de gestação, precisou de intubação orotraqueal. Essa gestante já recebeu alta e seu bebê nasceu saudável.

Além das gestantes, considerando que o Hospital Maternidade de Campinas também realiza outros procedimentos - como cirurgias avançadas nas especialidades de endometriose e endoscopia ginecológica, de oncológica abdominal, de cirurgia bariátrica e metabólica e de urológica e patologias masculinas -, a instituição atendeu também, em 2020, mais 15 suspeitos de Covid-19, dos quais 11 descartados e quatro positivados.

Em janeiro de 2021, foram registradas 22 internações de pacientes com suspeita de Covid-19, sendo que oito positivaram e oito negativaram para o coronavírus e seis ainda aguardam o resultado dos exames. Das pacientes negativadas, três já receberam alta. Uma segue internada na UTI Adulto com Covid-19, em estado grave, necessitando de ventilação mecânica.

O número considerado baixo de casos graves de Covid-19 no Hospital Maternidade de Campinas, principalmente diante da média de realização de 850 partos por mês, deve-se a três principais fatores, de acordo com o presidente da instituição, Dr. Carlos Eduardo Ferraz: os cuidados das próprias gestantes em evitar se expor à transmissão da doença, as medidas severas adotadas pela administração para evitar a disseminação do vírus no ambiente hospitalar e a capacitação da equipe clínica.

As medidas adotadas pela instituição incluíram desde a logística para a triagem, internação e tratamento das pacientes, passando pelas questões sanitárias, como higienização e distanciamento, e incluíram o treinamento contínuo de toda a equipe do hospital, sem exceção, começando pela conscientização da gravidade da doença até a criação de protocolos para a paramentação e desparamentação dos equipamentos de segurança.

“A segurança hospitalar sempre foi prioridade na Maternidade de Campinas. Vale lembrar que grande parte dos nossos pacientes é de parturientes que procuram o nosso hospital para realizar um dos grandes sonhos do ser humano: trazer ao mundo uma nova vida. Isso nos motiva ainda mais a manter os nossos índices de infecções os mais baixos possíveis. É pensando nesta nossa dupla missão de garantir a saúde e a segurança para as mães e para os bebês, permitindo que eles sejam recepcionados, atendidos e retornem aos seus lares sem correr riscos desnecessários, é que nos preocupamos com os cuidados, com os detalhes, para que possamos preservar vidas e sair fortalecidos dessa pandemia”, explica o Dr Ferraz.

                                       Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 no Hospital Maternidade de Campinas começou no dia 22 de janeiro. A enfermeira Flávia Chiuchi do Cento do Cirúrgico, foi a primeira a receber a vacina, aplicada pela colega Márcia Micaroni, da UTI Adulto. Cerca de 880 doses haviam sido aplicadas até o dia 27.

Preparação para a crise

Uma das primeiras medidas, logo que surgiram os primeiros casos de Covid-19 como pandemia, foi a formação do Comitê Gestão de Crise para gerir as informações e definir diretrizes assistenciais e administrativas, além das ações a serem implementadas no combate à pandemia dentro da instituição. As reuniões ainda são periódicas através da plataforma on-line Zoom. Para o enfrentamento da Covid-19, uma das primeiras medidas foi a instalação de uma tenda na entrada do hospital para a pré-triagem, visando diminuir o fluxo e separar os pacientes sintomáticos. As demarcações asseguraram o distanciamento entre pacientes, visitantes e funcionários e colaboradores (recepção, área de triagem do hospital e refeitório).

O Centro Obstétrico foi adaptado para atendimento das pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Cinco leitos de UTI/Adulto foram destinamos para internação dessas gestantes e, outros quatro, da UTI/Neonatal, para recém-nascidos. Houve restrição de visitas. Entre as medidas preventivas esteve a antecipação da campanha Contra Influenza. Todos os setores do hospital, contemplando todos os plantões (manhã, tarde e noite) e os médicos do corpo clínico e terceiros, foram vacinados.

Todas as equipes - assistencial e administrativa - foram capacitadas, num total de 1.198 pessoas treinadas logo no início da pandemia. Também foi importante a criação do POP (procedimento) para o processo de paramentação o desparamentação dos EPI´s utilizados na assistência ao paciente suspeito ou confirmado para a COVID19, que incluiu treinamento com simulação realística para as nutricionistas clínicas e para as lideranças da equipe de higiene.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar também realizou diversos treinamentos para orientar os trabalhadores sobre a prevenção de contágio pelo coronavírus, desde a forma correta de higienização das mãos até a utilização, manipulação e armazenamento das máscaras e Face Shield. Foi disponibilizado álcool em gel em todos os setores, inclusive nos administrativos. “O conjunto de nossas ações e responsabilidades é que faz o Hospital Maternidade de Campinas, uma instituição centenária, ser referência como a maior e uma das melhores maternidades em número de nascimentos do interior do Brasil. Temos em nossas mãos, exercendo as nossas funções com profissionalismo e segurança, o privilégio de dar às boas-vindas à essa nova geração, a esses novos habitantes do planeta”, diz o Dr. Ferraz. 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Polo Shopping Indaiatuba divulga novo horário de funcionamento no Feriado Municipal

O Polo Shopping Indaiatuba seguirá as orientações da Portaria nº 62 divulgada ontem pela Prefeitura de Indaiatuba, reclassificando o feriado municipal de 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora da Candelária, como Fase Laranja na cidade. Dessa forma, o empreendimento manterá o funcionamento de 12h às 20h no feriado, seguindo todos os protocolos de prevenção recomendados pelas autoridades. 

Atividades não-essenciais
Os segmentos considerados não-essenciais estarão fechados nos dias 30 e 31 de janeiro e 06 e 07 de fevereiro. Já na semana do dia 1º ao dia 5 de fevereiro, incluindo o feriado, o shopping irá funcionar das 12h às 20h.
Delivery e Drive Thru
Vários restaurantes estarão trabalhando com delivery de segunda a sexta-feira e também aos sábados e domingos.  Algumas das lojas não-essenciais também oferecerão o serviço de drive thru aos sábados e domingos, das 12h às 20h, com atendimento pelo Whatsapp e entrega de produtos no estacionamento do shopping, numa área próxima à loja Petz.
As lojas que oferecerão os serviços de delivery ou drive thru podem ser conferidas no site do Polo Shopping: https://www.poloshoppingindaiatuba.com.br/compre-online

Atividades essenciais

Os serviços essenciais do Polo Shopping Indaiatuba operam em horário diferenciado, de acordo com cada segmento: 

- Tenda Atacado - segunda a sábado, de 7h às 22h; domingo de 8h às 20h.

- Clínica da Cidade - segunda a sexta, de 7h às 18h; sábado de 7h às 12h e domingo fechada.

- Polo Loterias - segunda a sexta, de 10h às 19h; sábado de 10h às 17h e domingo fechada.

- Havan - segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo de 13h às 21h.

- Petz - todos os dias de 12h às 20h.

- Drogasil - todos os dias de 12h às 20h.

- Espaço Laser - segunda a sábado, de 12h às 20h; domingo de 14h às 20h.

- Laser Fast - segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo de 12h às 20h.

O Polo Shopping acompanha atentamente as informações sobre o avanço do Coronavírus no país e se mantém, permanentemente, atento às recomendações das autoridades municipais, estaduais e federais, e da Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) para adotar as melhores decisões no que tange à saúde e a segurança de funcionários e clientes frequentadores do Shopping. Todas as medidas preventivas continuam sendo mantidas em todo o estabelecimento para preservar o bem-estar e a saúde de clientes, lojistas e colaboradores. 

Com praias fechadas, produtores de rosas sugerem homenagens para Iemanjá em casa

O cancelamento das homenagens, no dia 2 de fevereiro, à "Rainha do Mar" nas praias de Salvador, na Bahia, e da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi mais um duro golpe para os produtores de flores de corte, principalmente os de rosas, que já amargaram em 2020 queda de 40% nas vendas. Cooperativa sugerem que devotos coloquem as flores em vasos com água, em suas casas, considerando que o mais importante é a intenção e a fé de cada um.

O produtores de flores de corte esperavam que as homenagens à Iemanjá (no Sudeste e no Nordeste) e à Nossa Senhora dos Navegantes (no Sul), movimentasse o mercado, principalmente de rosas. Com o setor sofrendo desde o início da pandemia, em março, com a proibição de festas e eventos, principalmente casamentos e formaturas em todo o país, eles fecharam o ano com redução de 40% nas vendas, na comparação com 2019 e esperavam, nas comemorações religiosas de 2 de fevereiro encontrar espaço para a comercialização. No entanto, a proibição das festas e procissões no litoral brasileiro devido a segunda onda da Covid-19 foi mais um balde de água fria para eles. A solução é pedir aos devotos e pescadores que não deixem de homenagear a “Rainha do Mar”.

“Todos podem colocar as rosas ou outras flores de corte em vasos com água, em frente a imagem do orixá ou de Nossa Senhora dos Navegantes e fazer seus pedidos e orações. Ou levar as flores em outros dias. O importante é a intenção. E a fé”, sugere Thamara D`Angiere, gerente de Marketing da Cooperativa. “Apenas a proibição dos eventos, como casamentos, formaturas e corporativos, entre outros, correspondem a 30% do mercado floricultor. As mais prejudicadas são as flores de corte, utilizadas na decoração. Por isso, essas datas especiais são muito importantes para ajudar esses produtores na manutenção de suas estufas, principalmente porque temos uma demanda reprimida que surgirá tão logo esses eventos adiados possam ser realizados”, avalia.

Curiosidades

Grande parte dos devotos de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes nem imagina que as flores enfrentam uma dura jornada antes de serem lançadas ao mar como oferendas em todo o litoral brasileiro ou para decorar os barcos dos pescadores. As rosas, consideradas as “Rainhas das Flores” e preferidas para as homenagens ao orixá africano e à santa católica - que acontecem na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, - já foram colhidas pelos produtores e estão sendo transportas em caminhões refrigerados para que cheguem frescas e lindas em todo o litoral brasileiro até a véspera do evento.

A maior parte das rosas, por exemplo, nesta data, viaja até quase 6.000 km, em caminhões climatizados, para que cheguem lindas e frescas aos seus destinos. Produzidas nas fazendas de Andradas, Sul de Minas Gerais, e de São Benedito, na Serra de Ibiapaba, no Norte do Ceará, elas precisam, antes, serem levadas até a Cooperativa Veiling, em Holambra, no interior paulista, onde são disputadas em leilão pelos distribuidores que decidirão o seu destino final no varejo.

De São Benedito, no Ceará, até Holambra são 2.881 km e, de Andradas, 92 km. Uma vez vendidas no leilão, elas são embarcadas novamente em caminhões para Fortaleza (2.837 km), Salvador, o principal centro comercializador nesta data (2.011 km), Rio de Janeiro (522 km) e Porto Alegre (1.237 km). Considerando as duas viagens, as rosas produzidas em São Benedito percorrem 5.718 km para serem lançadas no mar de Fortaleza; 4.892 km para chegarem até Salvador e 3.403 km para serem entregues no Rio de Janeiro. Até Porto Alegre as duas viagem totalizam 4.118 km. Para as rosas produzidas em Andradas, Sul de Minas Gerais, a viagem é mais rápida, mas também longa: 2.929 km até Fortaleza; 2.103 km até Salvador; 1.329 km até Porto Alegre e 614 km até o Rio de Janeiro.

Sobre Iemanjá

Iemanjá, a "Rainha do Mar", é um orixá africano e faz parte do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. Seu nome é derivado de expressão em iorubá que quer dizer "mãe cujos filhos são peixes". Iemanjá era orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Iemanjá. No século XIX, devido às guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Yemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade que, segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Osun.

 No Brasil, no Dia de Iemanjá, comemorado em 2 de fevereiro, milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como flores, espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos. Salvador, na Bahia, tem a maior festa registrada no país, atraindo turistas de todas as partes. Em 2 de fevereiro também é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa católica. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ainda existe esse sincretismo entre as duas divindades. Já no Rio de Janeiro, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Glória. 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Polo Shopping Indaiatuba reforça novos horários e regras de funcionamento de atividades essenciais e não-essenciais

Seguindo as diretrizes dos governos estadual e municipal, o Polo Shopping Indaiatuba está adotando novos horários e condições para os serviços essenciais e não essenciais. Essa medida vem sendo aplicada desde segunda-feira (25), com o objetivo de priorizar a saúde e a segurança de lojistas, funcionários e clientes do shopping. 


Com a redução no horário de funcionamento, lojas em geral funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, apenas as atividades essenciais fazem atendimento presencial, sendo que os demais segmentos operam apenas com delivery ou drive thru.  


Serviços não essenciais

Os segmentos considerados não essenciais funcionam de segunda a sexta das 12h às 20h e ficam fechados nos finais de semana e feriados. Nos dias de fechamento, algumas lojas oferecem atendimento por Whatsapp com retirada no Shopping (drive thru), das 12h às 20h, e/ou delivery, e podem ser conferidas no site do Polo Shopping: https://www.poloshoppingindaiatuba.com.br/compre-online

Alimentação

De segunda a sexta-feira, a área de alimentação também realiza atendimento presencial de 12h às 20h e delivery após às 20h. No sábado, domingo e feriados, o segmento opera apenas com delivery. Os restaurantes que oferecem esse serviço são: Bello Pastel, Bob´s, Burger King, Camarão e Cia, Cacau Show, Divino Fogão, Giraffas, Grilleto, Jin Jin Wok, KFC, La Panqueca, Madero, Mc Donalds, Parmeggio, Pizza Crek e Spoleto.


Atividades essenciais

Os serviços essenciais do Polo Shopping Indaiatuba operam em horário diferenciado, de acordo com o segmento: 


- Tenda Atacado - segunda a sábado, de 7h às 22h; domingo de 8h às 20h.

- Clínica da Cidade - segunda a sexta, de 7h às 18h; sábado de 7h às 12h e domingo fechada.

- Polo Loterias - segunda a sexta, de 10h às 19h; sábado de 10h às 17h e domingo fechada.

- Havan - segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo de 13h às 21h.

- Petz - todos os dias de 12h às 20h.

- Drogasil - todos os dias de 12h às 20h.

- Espaço Laser - segunda a sábado, de 12h às 20h; domingo de 14h às 20h.

- Laser Fast - segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo de 12h às 20h.


As novas regras ficam em vigor até o dia 07 de fevereiro ou até o próximo pronunciamento do Governo Estadual. O Polo Shopping Indaiatuba reforça que todas as medidas preventivas continuam sendo mantidas em todo o estabelecimento e que o monitoramento do atual cenário permanece constante e alinhado às autoridades, sempre em busca das melhores decisões.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Primeira Campanha de Doação de Sangue do ano

A FIEC, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, promove a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano neste sábado, dia 30. Devido à pandemia, é preciso reservar senha de forma online para ser doador e o cadastro estará disponível a partir desta quinta-feira, dia 28, no link: https://processoseletivo.sophia.com.br/.../Default.aspx....

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Terceira Reunião Ordinária Virtual do Rotary Cocaes ano 2021.

Terceira Reunião Ordinária Virtual do Rotary Club de Indaiatuba Cocaes, do ano leigo de 2021, e 25ª di ano Rotário, sob o comendo do Vice-Presidente Companheiro Renato Rezende.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

pandemia - Teatro Oficina do Estudante Iguatemi ficará fechado até o dia 28 de fevereiro

Medida foi tomada em respeito às orientações preventivas do Governo do Estado de São Paulo referentes ao aumento do número de casos da Covid-19) e visando o bem-estar e saúde do público. Espetáculos foram reagendados e ingressos já adquiridos poderão ser utilizados nas novas datas.

Considerando a decretação da inclusão de Campinas nas fases Laranja e Vermelha do Plano SP de contenção da Covid-19, o Teatro Oficina do Estudante Iguatemi ficará fechado até o dia 28 de fevereiro. Na fase Vermelha, o Plano SP determina o fechamento de todos os estabelecimentos não classificados como essenciais entre o horário das 20h às 6h. Todos os espetáculos agendados para a última semana de janeiro e para fevereiro foram reagendados para apresentações à partir de março.

Os ingressos já adquiridos serão válidos para as novas datas, não sendo necessária a troca. Dúvidas e outras informações devem ser encaminhadas para o e-mail atendimento@ingressodigital.com.

Confira as novas datas:

Programação de janeiro

Beatles 4Ever – adiado de 28 de janeiro para 22 de julho;

Sérgio Mallandro – adiado de 29 de janeiro para 10 de abril;

Afonso Padilha – adiado de 30 de janeiro para 6 de junho;

Matheus Ceará – adiado de 30 de janeiro para 3 de abril;

Emerson Ceará – adiado de 31 de janeiro para 28 de março.

 

Programação de Fevereiro

Bruna Louise – adiado de 5 de fevereiro para 19 de março;

A Pequena Sereia – adiado de 6 e 7 de fevereiro para 19 e 20 de junho;

ABBA Experience – adiado de 6 e 7 de fevereiro para 19 e 20 de junho;

4 Amigos – adiado de 8 e 9 de fevereiro para 08 e 09 de março;

Rodrigo Marques – adiado de 12 de fevereiro para 07 de março;

Murilo Couto – adiado de 13 de fevereiro para 08 de maio;

Fábio Rabin – adiado de 14, 21 e 28 de fevereiro para 2, 9, 16, 23 e 30 de maio;

Thiago Ventura – adiado de 19 e 26 de fevereiro para 09 e 16 de abril;

Em Pé na Rede – adiado de 20 de fevereiro para 24 de abril;

Matheus Ceará – adiado de 27 de fevereiro para 1 de maio.

Polo Shopping Indaiatuba altera horário de funcionamento a partir de segunda-feira (25)

 


A partir desta segunda-feira (25), o Polo Shopping Indaiatuba vai reduzir o horário de funcionamento das lojas e área de alimentação, com atendimento presencial reduzido para oito horas diárias e capacidade limitada a 40% de ocupação. Aos sábados, domingos, feriados e nos dias úteis após às 20h, o shopping permanecerá fechado, com apenas os serviços essenciais em funcionamento. Essa medida atende às novas determinações do Plano SP em relação ao funcionamento do comércio.

Nesse período todos os cuidados serão mantidos, como o uso de máscaras obrigatório para todos os clientes e funcionários, assim como a medição da temperatura corporal na entrada do estabelecimento. A limpeza do ambiente e o fluxo de visitantes será controlado e reforçado pelo Polo Shopping, que também disponibiliza em locais estratégicos, recipientes de álcool em gel para higienização das mãos.

Essa nova medida preventiva ficará em vigor entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro, ou até o próximo pronunciamento do Governo Estadual. O Polo Shopping acompanha atentamente o avanço do Coronavírus no país e se mantém, permanentemente, em contato com as autoridades para adotar as melhores decisões.

Novo horário de funcionamento do Polo Shopping Indaiatuba (de 25/01 a 07/02):
Segunda a sexta-feira: 12h às 20h
Sábados, domingos e feriados: apenas serviços essenciais com atendimento presencial (supermercado, produtos e serviços para pets, óticas, clínica, farmácia e lotérica). Demais lojas apenas delivery ou drive thru.