sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Polo Shopping Indaiatuba reduz horário de funcionamento a partir de segunda-feira (01)

Seguindo as novas determinações do Plano São Paulo em relação ao funcionamento do comércio, o Polo Shopping Indaiatuba irá reduzir seu horário de funcionamento a partir do dia primeiro de março. As lojas e a área de alimentação terão atendimento presencial de oito horas diárias e capacidade limitada a 40% de ocupação.


Nesse período todos os cuidados serão mantidos, como o uso de máscaras obrigatório para todos os clientes e funcionários, assim como a medição da temperatura corporal na entrada do estabelecimento. A limpeza do ambiente e o fluxo de visitantes serão controlados e reforçados pelo Polo Shopping, que também disponibiliza em locais estratégicos, recipientes de álcool em gel para higienização das mãos.

O Polo Shopping acompanha atentamente as informações sobre o avanço do Coronavírus no país e se mantém, permanentemente, atento às recomendações das autoridades municipais, estaduais e federais, e da Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) para adotar as melhores decisões no que tange à saúde e a segurança de funcionários e clientes frequentadores do Shopping. Todas as medidas preventivas continuam sendo mantidas em todo o estabelecimento para preservar o bem-estar e a saúde de clientes, lojistas e colaboradores.  


Novo horário de funcionamento do Polo Shopping Indaiatuba

Lojas e Quiosques:

- Segunda a sábado: 12h às 20h;

- Domingos: 14h às 20h.

Alimentação e lazer:

- Todos os dias de 12h às 20h. 

Vans Store traz ao Iguatemi Campinas coleções inspiradas em estrelas do rap e do skate

Ícone global de expressão criativa e acostumada a lançar novas tendências de moda, a Vans segue oferecendo novidades ao redor do mundo. A marca de action sports, que instalou no Iguatemi Campinas sua primeira loja no interior de São Paulo, acaba de anunciar duas novas coleções especiais, assinadas por nomes de peso no mundo do rap e também do skate.

Com o slogan "Make your own lane", a Coleção Chika é composta pelo clássico tênis old skool e Chika Logy (R$ 329,99). A novidade é fruto da colaboração com a Rapper Chika. Nascida em Montgomery no Alabama, Chika é também modelo e atriz nigeriana e americana. Seu interesse pela música começou em um concurso de poesias, ainda no ensino médio, e se transformou ao fazer rimas e rap. Após a fama repentina na série de freestyle líricos, Chika conquistou seu próprio espaço no rap e segue fazendo uma declaração desafiadora de seu espírito inconformista.
A Coleção Fabiana Delfino, representada pelo tênis Fabiana Delfino Sk8-Hi ProModel, um pro model para skate (R$399,99), foi criada em colaboração com a skatista norte-americana. Vinda do chamado “Estado do Brilho do Sol”, como
é conhecida a Flórida, Fabiana trouxe uma luz refrescante para a equipe de skate da Vans e, por isso, achou que seria adequado prestar homenagem às suas raízes ao incorporar sua insígnia de palmeira junto com azul em sua nova coleção.
Projetado para se assemelhar ao estilo suave de Fabiana e sua abordagem poderosa, que está redefinindo o skate feminino do zero, o tênis apresenta fita adesiva de envoltório único, palmilhas aprimoradas para amortecimento superior e proteção contra impacto, com solas originais de waffle Vans, feitas de uma borracha que oferece aderência e suporte. O modelo é finalizado com reforços de borracha Duracap em áreas de alto desgaste para durabilidade incomparável e construção Pro Vulc Lite, que oferece flexibilidade e tração.

A Vans Store Iguatemi Campinas, única loja da marca em Campinas, está localizada no segundo piso do shopping. Além da tradicional venda física, conta com diversas opções, como a Venda Link feita pelo WhatsApp com pagamento via link e  forma de retirada a escolha do cliente - delivery, drive thru ou por meio de envio pelos Correios -, a Prateleira Infinita usada quando o modelo desejado não está disponível em estoque físico, por meio de uma plataforma, que ajuda a checar o estoque virtual e depois entrega o produto na casa do cliente. Além da opção de venda pelo site (www.vans.com.br), com a modalidade “Retire e Entregue por Loja”.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Último final de semana para conferir as obras do cubista Paulo Roberto Giavoni no Iguatemi Campinas

Este é o último final de semana para 
conferir a exposição “Reflexão”, de Paulo Roberto Giavoni, no Iguatemi Campinas. 
A mostra com cerca de 50 quadros do artista de estilo cubista pode ser visitada gratuitamente até domingo, 28 de fevereiro, no novo Espaço Cultural do shopping, localizado no primeiro piso do shopping, tomando todos os cuidados que o momento exige.
Com referência em Portinari, além de outros vários artistas regionais, Giavoni retrata a vida e o ser humano. Ele conta que aprendeu os primeiros traços com seu pai e daí por diante não parou mais. Hoje traz na bagagem várias obras em acrílico, nas quais retrata a experiência do homem, muitas vezes de aparência cotidiana, mas que na verdade nos revelam temas mais profundos, que muitas vezes, clamam por reflexão.
A exposição “Reflexão” possui a curadoria de Heloisa Portela e fica aberta ao público durante todo o horário de funcionamento do Iguatemi Campinas. Desde 23 de fevereiro, o empreendimento funciona das 10h às 21h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos.


Exposição “Reflexão”, do artista plástico Paulo Roberto Giavoni

Quando: até 28 de fevereiro, durante todo o horário de funcionamento do
shopping

Onde: novo espaço cultural, no primeiro piso do Shopping Center Iguatemi
Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas)

Entrada gratuita


Instagram: @iguatemicampinas

Facebook: facebook.com/iguatemicampinas 

Hospital Maternidade de Campinas elege nova diretoria para o triênio 2021/2023


 O Hospital Maternidade de Campinas tem nova diretoria, eleita para administrar a instituição pelo próximo triênio. A presidência foi assumida pelo médico ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Miele da Ponte, responsável pelo Programa Parto Adequado (ANS/MS/IHI/Hospital Albert Einstein) na Maternidade de Campinas desde 2017. Também compõem a nova diretoria o Dr. Rogério Manuel Duarte Nogueira (primeiro vice-presidente), o Dr. Marcos Gerenaldo Martins (segundo vice-presidente), o Dr. Fernando Martines Sanchez (primeiro tesoureiro), o Dr. Marcos Bachur (segundo tesoureiro), a Dra. Ana Carolina Lazarini Romanholi (primeira secretária) e o Dr. Gustavo Atra Giovannetti (segundo secretário). A diretoria do Hospital Maternidade de Campinas trabalha de forma voluntária, considerando que nenhum deles recebe qualquer tipo de remuneração para exercer as atividades diretivas da instituição. O Dr. Carlos Eduardo Ferraz segue colaborando voluntariamente com a administração da Maternidade na qualidade de conselheiro fiscal. Devido a pandemia de Covid-19, não houve transmissão solene dos cargos.

A nova diretoria deverá dar continuidade ao trabalho de modernização da instituição, iniciado pelo Dr. Ferraz, que ocupou a presidência do hospital por duas gestões consecutivas. Entre os projetos executados nos dois períodos em que ocupou a presidência do Hospital, o ex-presidente destaca a inovação do modelo assistencial com a implantação do PPA – Programa Parto Adequado -, a elaboração de planejamento estratégico como referência para o aprimoramento da gestão hospitalar e o reposicionamento de marca com a criação da nova identidade visual (logomarca).

“A Maternidade de Campinas funciona há 107 anos. Era preciso reposicionar o Hospital como negócio para a sua sustentabilidade financeira. Uma das medidas foi a incorporação de novas especialidades (endometriose e endoscopia ginecológica, oncologia abdominal, cirurgia bariátrica e metabólica e urologia e patologias masculinas) e a criação dos Núcleos de Cirurgias Avançadas”, diz. A antiga estrutura também precisava ser modernizada até para receber equipamentos de alta tecnologia. Assim, foram iniciadas as obras do Retrofit (termo utilizado em engenharia para designar o processo de modernização de equipamentos considerados ultrapassados ou fora de normas) e entregues a nova recepção e a reforma total do quarto andar, implantado o Centro de Parto Normal, ampliado o prédio anexo para receber área da UTI – Unidade de Tratamento Intensivo - e o centro cirúrgico, instalada a área de ambiência e construído o novo Centro Administrativo. O hospital também adquiriu um imóvel na rua José Paulino.

Para envolver ainda mais o hospital com os setores de ensino para a formação de profissionais comprometidos com a comunidade de Campinas, foram assinados convênios com Faculdades de Medicina e de Enfermagem em Obstetrícia (incluindo pós-graduação e cursos técnicos), com o Programa Mais Médicos campineiro e ampliadas as residências médicas multidisciplinar. Com isso, a Maternidade mantém um dos pilares do SUS - Sistema Único de Saúde -, fortalecendo o eixo de ensino e pesquisa. “Para ampliar a captação de recursos e avançar no processo de tornar a instituição financeiramente sustentável, instituímos o Departamento de Relações Institucionais e criamos um título de capitalização, o Doacap. Os recursos externos são imprescindíveis, principalmente nestes tempos de pandemia quando a situação financeira é agravada pelo aumentos do insumos que utilizamos, sem contar as dificuldades financeiras já existentes antes da Covid-19”, explica o Dr. Ferraz.

Sobre o novo presidente

O Dr. Miele já exerceu vários cargos na instituição, entre eles a vice-presidência, as coordenações do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (por 12 anos) e do Pronto Atendimento e a primeira Tesouraria. Foi, também diretor Clínico e diretor responsável, no início dos anos 2000, pela implantação da compra eletrônica de insumos hospitalares através de plataformas específicas e otimização do uso de gases medicinais com grande impacto nos custos hospitalares.

Para o próximo triênio, os principais desafios para a nova diretoria ainda deverão focar na necessidade da tomada de medidas para a reversão do quadro econômico e financeiro da instituição filantrópica, utilizando ferramentas de gestão cada vez mais atualizadas. “Todos temos um bom relacionamento com os tomadores e prestadores de serviço, e conhecimento de todo o mecanismo de funcionamento assistencial e administrativo da Maternidade de Campinas. Assim, desta forma, poderemos manter as necessárias relações institucionais com o poder público, com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com os convênios da saúde suplementar, todos essenciais para manter a excelência do funcionamento da instituição. Também manteremos o compromisso com o ensino, fortalecendo a parceria com as faculdades de medicina e institutos técnicos de enfermagem”, explica o Dr. Miele.

Também entre as metas da nova diretoria estão a dinamização da utilização do Centro-Cirúrgico, do Centro Obstétrico, das UTIs adulto e neonatal, da UCI, do Pronto atendimento e do ambulatório para a otimização de recursos e a dinamização do funcionamento desses setores, utilizando as ferramentas de gestão. O Dr. Miele, assegura que dará continuidade Programas Parto Adequado e Nascimento Seguro, dos quais foi coordenador desde 2017 e se compromete a oferecer a contínua valorização dos profissionais.

“Nosso compromisso é manter intactas as atividades fundamentais, pilares do Hospital Maternidade de Campinas desde sua fundação, há 107 anos, não perdendo de vista a necessidade de ampliar as atividades que tragam novas fontes de recurso para a instituição. Nós não acreditamos em soluções transitórias que tornem a Maternidade de Campinas dependente e não temos conflitos de interesse com qualquer outra instituição pública ou privada”, diz.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Campinas Decor entrega obras de infraestrutura do prédio do Cotuca para a Unicamp

A Campinas Decor e a Unicamp promoveram na manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro, a solenidade de entrega das obras de infraestrutura do prédio do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas) em virtude do convênio de permissão de uso firmado entre a organização da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo e a universidade para a realização da edição de 25 anos do evento no imóvel histórico localizado na Rua Culto à Ciência. 

A cerimônia, restrita a poucos convidados devido aos cuidados em virtude da pandemia da covid-19, contou com a presença do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e da diretora da Campinas Decor, Sueli Cardoso, além de representantes da universidade, Cotuca e patrocinadores do evento. A solenidade será exibida para a comunidade durante uma live agendada para o dia 5 de março às 16h, com transmissão pelo canal Imprensa Unicamp no Youtube, quando será possível conferir as benfeitorias realizadas no prédio.

Pelo calendário oficial, a 25ª edição da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo teria sido realizada nos meses de maio e junho de 2020, mas em função da pandemia a data está suspensa e será definida somente quando o momento for considerado seguro. Campinas Decor e Unicamp reforçam o compromisso de realização do evento e a intenção de que o mesmo ocorra ainda em 2021.

A Campinas Decor 25 anos contará com cerca de 60 ambientes internos e externos preparados por renomados profissionais do setor na cidade e região, exibindo as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo. O público poderá conferir diversas salas, suítes, apartamentos, lofts, banheiros e terraços, além de jardins e espaços comerciais e de uso dos visitantes, seguindo todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde. 

Graças ao convênio firmado entre Campinas Decor e Unicamp, o imóvel com área total de quase 7 mil metros quadrados foi reformado e modernizado para que as atividades estudantis possam retornar ao local após o término da mostra.  No total, estima-se um investimento de R$ 12 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. 

“Esse momento é de grande importância para nós, pois tivemos a satisfação de propiciar a recuperação de um patrimônio de tão grande valia para o município”, afirma a diretora da Campinas Decor, Sueli Cardoso.       

“A parceria com a Campinas Decor permitiu recuperar e requalificar um espaço fundamental, não somente para a Unicamp, mas para a história de Campinas. Conseguimos restaurar em conjunto um prédio histórico, que voltará a abrigar o Colégio Técnico da Unicamp, o nosso querido Cotuca, a partir de quando a mostra seja encerrada”, afirmou o reitor da universidade, Marcelo Knobel.

O telhado, que era uma dos principais problemas estruturais que levaram ao fechamento do prédio em 2014, foi refeito, com a manutenção apenas das vigas originais e a troca das ripas e telhas e instalação de painel e manta para ampliar o conforto térmico. 

A parte elétrica foi inteiramente remodelada, com a troca da fiação e construção de uma nova cabine para ampliar a capacidade de energia fornecida e atender à demanda dos laboratórios do colégio. 

Considerando as demandas para o funcionamento do colégio também foram construídos novos banheiros, além da realização de obras para adequação da cozinha e da área de alimentação.

A questão da acessibilidade recebeu atenção especial, com a instalação de um elevador panorâmico ligando os dois andares do prédio principal e a construção de diversas rampas de acesso em toda a área.             

Destaque também para a recuperação da fachada do prédio, que teve as camadas antigas de tinta retiradas e foi repintada com uma cor similar à usada anteriormente, e ao amplo trabalho de recuperação de todas as portas e janelas, que são uma atração à parte quando se fala da beleza do prédio. O trabalho envolveu ainda a recuperação de todos os pisos e revestimentos.

A edição de 25 anos da Campinas Decor conta com o patrocínio Sensia (incorporadora da MRV), Suvinil, Engetax, Deca, Leo Sob Medida, Guardian Glass e Cyberglass, Campseg e Hunter Douglas e apoio C&C, Duratex, Tecprag e MBM. O evento também tem como fornecedores oficiais as empresas Kosten – Haus, Portobello, Cosentino e Colégio Adventista.

Patrimônio histórico

Construído no início do Século 20, o complexo do Edifício “Bento Quirino” foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e abrigou o Colégio Técnico de Campinas de 1967 a 2014. Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851 1928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.  

O Cotuca vem funcionando em imóvel alugado no bairro Taquaral desde agosto de 2014, devido à interdição em fevereiro do mesmo ano do prédio doado pelo abolicionista Bento Quirino dos Santos, com breve interim das atividades no campus da Unicamp em Barão Geraldo.

Semana do Varejo traz dicas sobre vendas, estratégias, inovações e desafios

O caminho para incrementar as vendas no varejo em tempos de pandemia já não é mais segredo, mas ainda é preciso que muitos empresários saiam da zona de conforto porque o mercado está cada vez mais inovador e competitivo. Quem se adaptar primeiro estará um passo à frente da concorrência. Para auxiliar principalmente os pequenos e médios lojistas no desenvolvimento e na adaptação dos negócios de varejo com vistas à retomada da economia, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) realiza, gratuitamente, a Semana do Varejo, entre os dias 2 e 4 de março. A iniciativa, 100% online, faz parte da Agenda Retail, iniciada em novembro de 2020, com o evento Retail Conference Digital.

A proposta é que os lojistas dominem as estratégias que podem revolucionar o seu negócio por meio de palestras e workshops de alto impacto que podem mudar a visão de mercado. O evento contará com três palestras e dois workshops. Entre os convidados está o campineiro André Ortiz, que apresentará o workshop de vendas “Transforme sua loja em uma máquina de vendas”, no dia 3 de março, às 9h30. “O comércio da Região Metropolitana de Campinas amargou queda de 6,10% no volume de vendas e de 13,67% no faturamento em 2020 - na comparação com e 2019 -, o que representa uma perda de R$ 5 bilhões. Para reverter esse cenário e fortalecer o comércio é preciso prestar total apoio aos empreendedores, em especial aos pequenos e médios, a fim de preservar as empresas e os empregos”, explica a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Desta forma, os temas das palestras e workshops serão voltados à apresentação de metodologias que têm ajudado as empresas a organizarem a operação de venda, resultando em maior desempenho, organização e melhores taxas de conversão. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.retailconference.com.br

André Ortiz

De ex-vendedor de jornal em feira, em Campinas, interior de São Paulo, à PhD em Business Administration in Neuromarketing pela Florida Christian University/USA, André Ortiz é palestrante internacional, empresário, escritor, consultor e professor.de Gestão de Vendas e Marketing na FGV, na Universidade Positivo e na Florida Christian University, além de possuir mais de 30 anos de experiência como executivo na Ambev, Claro, Nextel e HSBC.livro Sucesso em vendas com motivação

No workshop “Transforme sua loja em uma máquina de vendas”, o especialista apresentará as metodologias que ajudam as empresas a organizarem a operação de venda para melhorar o desempenho dos vendedores e, obviamente, os resultados. Para ele, a digitalização das vendas é um caminho sem volta e nunca é tarde para começar. Neste bate-papo ele lembra que a situação está igual para todos. “Todos tiveram que mudar para não perder vendas e, nesse caminho, não foi o grande que venceu o pequeno, mas o mais rápido que venceu o vagaroso”, diz.

O que mudou com a pandemia?

O que mudou foi o comportamento do consumidor. Como houve restrições para ir às lojas, ele teve que encontrar outro canal, que foi o virtual, para comprar. As empresas tiveram que desenvolver rapidamente a omnicanalidade, ou seja, a integração de todos os canais de contato disponíveis, e aprender como vender pelo Whatsapp, Instagram e Facebook, como criar ou buscar plataformas de e-commerce e como serem achadas pelo Google. O vendedor fez até live para vender um determinado produto. Com o comportamento do consumidor mudando, todos tiveram que mudar para não perder vendas e, nesse caminho, não foi o grande que venceu o pequeno, mas o mais rápido que venceu o vagaroso.

Como enfrentar esse momento tão difícil?

Não gosto de falar a palavra difícil, pois ela fecha o aprendizado, a cognição, a responsabilidade do gestor, do lojista. É preciso falar “momento desafiador”, porque todos precisam aprender a aprender. É um processo de inovação contínua, de disrupção, de reinventar o que já foi inventado. É pegar a roda que já existe e melhorá-la. Eu costumo classificar dois tipos de empreendedores: os lojistas ZA - Zóio Apagado e o BZ - Brilho nos Zóio. Os lojistas ZA - Zóio Apagado são aqueles que ficam na reclamação (Covid, tributos), cheios de mimi e ficam focados só nos problemas. Os comerciantes BZ - Brilho nos Zóio são aqueles focados só nas soluções. Essa é a diferença. É preciso usar a sua experiência, o que já sabia, para impulsionar os negócios, para subir para outro degrau. A situação está igual para todos. O vendedor é que tem que adequar ao cliente e não o contrário.

Como vender num cenário de incertezas econômicas, com o consumidor mais precavido e seletivo na hora de comprar?

É fato que hoje temos uma taxa de desemprego alta e um cenário econômico incerto, mas existe a compra. Não adianta o lojista reclamar que as vendas diminuíram. Nessa situação, principalmente, ele deve prestar serviços de pré-venda e de pós-venda que o concorrente não oferece. Exemplos: na pré-venda ele pode estimular um cliente a trazer um outro por meio do oferecimento de um brinde, uma bonificação, um desconto, fazendo com que o cliente seja seu vendedor. Não adianta focar PQP- Preço, Qualidade e Prazo. Isso é obrigação. O que vai fazer o cliente voltar é o S, de serviço. O trabalho de pós-venda encanta o cliente. O lojista pode entrar em contato para agradecer, para pedir uma sugestão. Tem muitos comerciantes aquecendo as vendas dessa forma. Eles estão fazendo acontecer. É impossível vender sem antes se relacionar. Cliente fiel não existe, pois fiel é o vendedor. O cliente só é fiel à necessidade dele. Por isso, o vendedor tem que encantá-lo sempre para não perdê-lo.

Como é possível motivar a equipe, independente do canal de vendas, para que ela permaneça engajada e unida?

Ninguém motiva ninguém se a pessoa não permitir. É intrínseco. Não somos robôs. Temos o livre arbítrio para viver. O que precisamos é “desafiar” a equipe, o vendedor.

Qual o seu conselho para o varejista que ainda não passou a operar no ambiente digital?

Nunca tenho uma visão pessimista. Sou um eterno otimista. Nunca é tarde para mudar. É lógico que tem concorrente que já roubou cliente daquele que ainda não foi para o digital. Mas nunca é tarde para virar a chave do seu modelo de negócio. Quanto mais rápido digitalizar, mais rápido vai atender o cliente que era seu. Tem que mudar.

Saber vender é um dom ou é aprendido?

Qualquer pessoa pode ser um vendedor, desde que queira. Não adianta querer obrigar uma pessoa a ser um vendedor. Vendedor nato não existe. Pode até nascer com predisposição, mas vai ter que estudar, que aprender. 

Semana do Varejo

De: 02 a 04/03/2021, das 14h às 18h (dia 02) e das 9h30 às 11h30 (dias 03 e 04)

Evento online e gratuito

Informações e inscrições acesse: https://retailconference.com.br/