sábado, 4 de julho de 2020

ACIC teme pela saúde financeira das empresas

ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas
Fechado há mais de 15 dias, o comércio varejista de Campinas permanecerá funcionando apenas com vendas online e entregas por drive-thru. A presidente da instituição, Adriana Flosi, teme que muitos empresários não consigam pagar a folha na segunda-feira, ou mesmo manter os seus negócios
Com o comércio em Campinas fechado por tempo indeterminado devido a classificação da cidade na “Fase Vermelha”, a presidente da entidade, Adriana Flosi, lembra que os empresários terão dificuldades de  honrar compromissos, inclusive com a folha de pagamento que vence na próxima segunda-feira. “Recebemos com muita tristeza e preocupação a notícia de que Campinas foi classificada na fase vermelha porque o comercio já está fechado há 15 dias. Segunda-feira é dia de pagamento e não sabemos quantas empresas conseguirão pagar seus empregados e manter-se em funcionamento. Precisamos, sim, considerar, em primeiro lugar a saúde das pessoas. Por isso, faço um apelo à população para que esteja atenta e faça a sua parte, poque, para sair dessa situação vamos precisar da colaborar de todos”, diz Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas. 
De acordo com Adriana, nessa próxima semana a entidade estará voltada a continuar capacitando seus associados por meio de eventos pela internet e discutindo de como que forma o comércio pode ser até melhor estruturado para garantir ainda mais ações de segurança. Na  avaliação feita pela ACIC com base nas informações da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), no período de janeiro a junho de 2020 foram encerradas 1.486 empresas apenas em Campinas e 3.751 na RMC.
                                               
Ações constantes
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, não tem medido esforços para garantir que as empresas possam superar essa crise e, consequentemente, preservar os empregos. Na manhã de ontem, sexta-feira, 03 de junho, por telefone, ela solicitou à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, que o Estado passasse a região de Campinas para a “Fase Amarela” para que o comércio pudesse abrir, à partir de segunda-feira, dia 6, por 6 horas, com 40% do atendimento, incluindo cabeleireiros, restaurantes, bares e academias.
A pauta foi retomada no final da tarde, em uma reunião online com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli e representantes da ACIC e de outras entidades representativas dos setores produtivos de Campinas e comerciantes. “Não tem sentido a cidade de São Paulo passar para a “Fase Amarela” e, Campinas, ser rebaixada para a “Vermelha”. Os empresários não aguentam mais e essa situação. Não tem como manter os empregos se não reabrir o comércio. Não há dinheiro. O dinheiro do Pronampe não chega. Estamos todos preocupados e não temos como suportar mais”, diz.
A videoconferência contou com a participação de 95 lojistas que contribuíram com sugestões, que vão desde a ampliação do horário do comércio, por considerar ser justamente o horário reduzido que provoca as aglomerações, alterações de pontos de parada do transporte coletivo, instalação de túneis de desinfeção na Rua 13 de Maio e realização de desinfecção dos locais de maior movimento. Adriana também deixou clara a posição da ACIC de não aceitar o tratamento diferenciado para comerciantes de shoppings e de rua. As normas devem ser iguais para todos, inclusive com rigor na fiscalização daqueles que estão abertos, infringindo o decreto e desrespeitando e prejudicando os lojistas que fazem tudo certo e acabam sendo os mais penalizados. Alexandra Caprioli, na qualidade de interlocutora da Prefeitura de Campinas, garantiu que encaminhará faz sugestões para a análise da administração pública e que continuará em contato com as entidades representativas dos empresários para discutir e tentar atender os seus pleitos.
Mais leitos
A presidente da ACIC ainda sugeriu que a estrutura do Hospital Albert Einstein, instalado no Pacaembu seja trazida para Campinas, para atender à demanda da região, considerando que é ela quem está impactando na ocupação dos leitos na cidade. “Desafoga a pressão no número de leitos e o comércio pode reabrir”, opinaEla citou o exemplo de uma das unidades de saúde estadual, em Campinas cujos 26 leitos de UTI COVID estão ocupados, mas, dos quais apenas três leitos por pessoas da cidade e, o restante, por pacientes de municípios vizinhos. “Então, não dá para o comércio das cidades do nosso entorno estar aberto, produzindo doentes, e mandando os pacientes para cá e Campinas ser obrigada a permanecer com o comércio fechado. Isso está errado e não é justo com a nossa cidade”, comenta Adriana.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

ACIC oferece programa de formação de gestores 100% online

ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas
 Com o objetivo de proporcionar uma visão global e imediata dos novos desafios impostos pela pandemia do coronavrus, a edição 2020 do "PFG" ganhou formato mais flexível e acessível a um maior número de pessoas em cargos de liderança, em especial àquelas que gerenciam negócios de pequeno e médio portes. Em menos de 50 dias de conteúdos, os participantes terão condições de aplicar no seu negócio tudo que aprenderam para a sobrevivência das empresas no "novo normal".
Se, em “tempos normais”, 7% das pequenas empresas fecham por falta de lucro, 20% por falta de capital e quase 50% dos empresários não sabem se têm lucro ou prejuízo, conforme dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no atual cenário, uma gestão eficiente torna-se ainda mais imprescindível para a sobrevivência dos negócios e a consequente manutenção dos empregos. A pandemia do coronavírus impôs mudanças drásticas no ambiente corporativo e obrigou os líderes a tomarem decisões rapidamente e a adotarem soluções inovadoras para manter a empresa no mercado.
Os desafios aumentam em se tratando de pequenos negócios nos quais, muitas vezes, o próprio dono executa diferentes funções dentro da empresa. Para ajudar essas pessoas, nesse momento de transição e incertezas, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) reformulou o seu Programa de Formação de Gestores, que passa a ser 100% online. A edição 2020 do PFG tem início em 7 de junho e segue até 27 de agosto. Informações e inscrições pelo site www.acicampinas.com.br, e-mail: atendimento@acicampinas.com.br e telefones: 19 2104-9200 e 19.99607-7604.
Sobre o PFG
Criado em 2013, o PFG já proporcionou cerca de 700 horas de conteúdos. Seu principal diferencial é a capacitação de profissionais e empreendedores de empresas de varejo e serviços, de forma objetiva e em curto espaço de tempo, em menos de dois meses. Com carga horária de 48 horas, dividida em cinco módulos e duas aulas semanais, com a interação de professores das principais escolas de negócios e universidades do país, a edição 2020 do PFG oferecerá aos alunos orientações sobre temas como liderança, engajamento de equipe, administração, finanças, marketing, vendas, habilidades interpessoais e inovação, para que eles  possam aplicar imediatamente no seu negócio tudo o que aprenderam.
A modalidade de trabalho em home office e as vendas online, que foram as opções para muitas empresas sobreviverem nesse período em que os comércios, de diferentes segmentos e portes, permaneceram fechados, geraram novos desafios para os gestores. Como motivar a equipe a distância e dimensionar produtividade? Quais as ferramentas acessíveis para uma gestão completa e mais eficiente, adequada a cada modelo de negócio? Como reduzir custos, manter o fluxo de caixa e controlar o estoque, estando fora do estabelecimento? Quais as estratégias de marketing de vendas a serem adotadas nesse momento em que os consumidores mudaram o seu hábito de consumo? Essas são algumas das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores.
Necessidades
“Nos últimos meses, abordamos alguns dos temas do programa em artigos e lives gratuitas e abertas ao público. Por meio do canal ‘AcicComVocê’, criado no início da quarentena, foi possível sentir as principais ‘dores’ dos empreendedores. Entre 4 de março a 16 de junho deste ano registramos um aumento de 9% no número de interessados nos conteúdos do PFG, se comparado ao mesmo período de 2019.”, informa a presidente da ACIC, Adriana Flosi. De acordo com ela, boa parte dos interessados não possui uma graduação, são aqueles que empreendem ‘na raça’, mas há também pessoas de mais idade, que estudaram e acabaram por ficar muito tempo paradas e, agora, buscam se aperfeiçoar para dar conta das demandas no ‘novo normal’.
É o caso da empresária Edna Farias Alexandre, de 60 anos. Há 24 anos, ela e o marido resolveram empreender ‘na raça’, em uma empresa de varejo que também oferece serviços, a Via Filtros e Sistemas Filtrantes, em Campinas. Como muitos empresários, ela enfrentou dificuldades devido à pandemia e resolveu se qualificar para conhecer as tendências e os recursos disponíveis para buscar novos clientes e fortalecer a marca em seu mercado de atuação.
 “Muitos dos produtos que usamos são importados e, com alta do dólar, nos deparamos com uma situação difícil porque não dá para repassar ao cliente. Nós obtivemos recurso junto à Caixa, por meio do Sebrae, no entanto, muitas empresas descobriram os canais de vendas online - recursos que já utilizamos - e essa facilidade do digital fez acirrar a concorrência. A nossa perspectiva é de que a concorrência triplique daqui para a frente. Então, mesmo não tendo registrado queda brusca nas vendas, em maio, nós queremos sair na frente para encontrar novas formas de captar e fidelizar clientes, bem como para nos sobressairmos no mercado”, diz Edna. 
Ter somente o ensino médio não é empecilho para a empreendedora, que faz cursos de capacitação, inclusive vários da ACIC, sempre que pode. Além de responder pelo departamento financeiro da empresa, Edna atualmente faz a administração geral, já que sua filha, responsável por esta área, está em licença-maternidade. “Será a primeira vez que participarei do Programa de Formação de Gestores. O novo formato, online, facilitará o acesso, principalmente para quem, como eu, não tem muito tempo disponível e precisa manter-se atualizado.”, afirma Edna Farias Alexandre.
Inovação
“O efeito coronavírus escancarou a necessidade da implantação de uma cultura de inovação nas empresas. Não é preciso dominar as tecnologias, mas é preciso saber que várias delas podem ajudar a otimizar os processos da empresa. Os impactos causados pela pandemia aceleraram a adoção compulsória da tecnologia e da digitalização, como mostra um estudo da Deloitte. Antes da crise, 53% das empresas apresentavam preparação de infraestrutura para acesso remoto. Após a decretação da pandemia, 96% das empresas afirmaram que adotaram ou adotarão tecnologias e digitalização, no período de até 100 dias. Trinta e oito por cento das empresas contavam com preparação e infraestrutura de navegação para novos padrões de tráfego. Posteriormente, esse número subiu para 88%, em até 100 dias. Já quando o assunto é integração tecnológica e de sistemas com fornecedores, antes da pandemia a taxa era de 46% dos negócios e, depois, passou para 63%, também dentro do mesmo prazo de 100 dias.”, explica Adriana Flosi.
Para Adriana, da ACIC, fica claro que, nesse novo cenário, a tecnologia ocupa lugar de destaque, porém, o profissional do futuro – em especial o líder – será àquele capaz de adaptar-se e de ressignificar o seu negócio. “Um estudo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que aproximadamente 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Nosso intuito, ao elaborar os conteúdos do Programa de Formação de Gestores 2020, é auxiliar os gestores a manterem a sua empresa durante e pós-pandemia, para que eles possam manter a geração de empregos e para não venham a fazer parte dessa triste estatística”, conclui a presidente da Associação.
Julho terá palestras e oportunidades para aumentar a rede de contatos
A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) preparou nove atividades online para o mês de julho, destinados a proporcionar conteúdos práticos e imprescindíveis para os empreendedores enfrentarem a crise. Na programação há vídeo voltado ao desenvolvimento pessoal e lives com convidados, referências em suas respectivas áreas de atuação. As atrações são gratuitas e ocorrem sempre às 11h, com transmissão pela página da ACIC no Facebook e com mediação da presidente da entidade, Adriana Flosi.
Na agenda deste mês estarão também quatro encontros do programa AC Networking (dias 6, 13, 20 e 27). Com início às 8 horas, esses grupos online serão oportunidades para associados e convidados aumentarem a rede de contatos e prospectarem novos negócios. Para participar das atividades realizadas pela ACIC é necessário fazer a inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/acicampinas
O primeiro evento ‘Estratégias de vendas para faturar hoje’, será na sexta-feira, 3, com a participação de Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP, unidade de negócios do Grupo Gouvêa de Souza e considerado o melhor palestrante de varejo do Brasil. O especialista abordará as técnicas de vendas que geram resultados durante a pandemia, com dicas sobre como utilizar todos os recursos de uma empresa para aumentar as vendas, como utilizar a equipe para gerar resultados mesmo com as lojas fechadas, e maneiras de dar os primeiros passos para manter um relacionamento ativo com o cliente.
Na terça-feira, 7, o CEO da startup MarketUp, Carlos Azevedo apresentará a live ‘O futuro do varejo: digitalizando seu negócio com eficiência e rapidez’. O objetivo é desmitificar a transformação digital, algo que parece distante para muitos empreendedores. Azevedo mostrará como é possível atender principalmente os pequenos e médios negócios, com apoio de empresas que já possuem plataformas completas e que não exigem nenhum investimento.  Melhorar a gestão do estoque, o controle financeiro e criar um site de comércio eletrônico de maneira rápida, fácil e gratuita serão alguns dos assuntos debatidos.
Já a sexta-feira, 10, será destinada à apresentação do vídeo ‘A causa - Como converter suas emoções e Criar uma mente à prova de crise’, como parte da campanha ‘#ACICcomVoce’. O conteúdo é voltado a uma das ferramentas mais poderosas quando os assuntos são empreendedorismo, gestão, liderança e vendas - a mentalidade (mindset). Na segunda-feira, 20, a live será com o CEO da DWZ, consultor e conselheiro de marcas relevantes no mercado nacional, Tiago Mello. Especialista em varejo e em modelo de negócios inovadores, Mello falará sobre ‘Disrupção em tempos de pandemia’. Para encerrar a programação de julho, na quinta-feira, 23, será realizada uma live com conteúdo voltado à área contábil.