sábado, 21 de setembro de 2019

Mercado de flores do Brasil comemora chegada da primavera com previsão de 7% de crescimento

O crescimento do mercado de flores no Brasil em 2019 está menor do que nos últimos quatro anos, quando vinha variando de 8% a 10,4%. No entanto, o setor ainda tem muito que comemorar. A previsão é de que a floricultura nacional cresça entre 7% e 8% este ano. Assim, a Expoflora, evento que está sendo realizado em Holambra (São Paulo) para mostrar ao país as novidades e os lançamentos em flores ornamentais, dá as boas-vindas à primavera em nome de toda a cadeia, que prevê faturamento da ordem de R$ 8,5 bilhões, de acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
A Expoflora começou em 30 de agosto e, mesmo funcionando apenas de sexta-feira a domingo, já atraiu cerca de 250 mil visitantes. Até o encerramento, no dia 29 de setembro, deve bater o recorde do ano passado, quando registrou o número de 328 mil turistas encantados com as flores de cerca de 500 produtores que atuam no comércio nacional por meio das cooperativas Veiling de Holambra e Cooperflora.

Considerando a queda no crescimento, o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, recomenda cautela neste momento, mas acredita que não há motivo para pessimismo. “Nosso setor continua indo bem, porém existem diferenças regionais. Os produtores com qualidade, inovação e confiabilidade não precisam se preocupar”, diz.
As características dos próprios produtos – flores e plantas ornamentais - reforçam o cenário positivo. Segundo Kees Schoenmaker, as flores têm apelo emocional, melhoram a vida das pessoas, são cada vez mais fáceis de encontrar e têm preços que variam de R$ 5,00 a R$ 5 mil. “Essas qualidades e tendências particulares estimulam um ligeiro otimismo no setor”, conclui.
O otimismo é baseado também em novos negócios que começam a ser implementados. Um exemplo será a inauguração do Ceaflor, na próxima quarta-feira, dia 25. Trata-se de um imenso centro comercial, com 44 mil m² de área coberta e 676 boxes ou pontos de venda para flores de corte, de vaso, paisagismo e acessórios para floricultura, jardinagem e decoração. Instalado em Jaguariúna, no chamado “Circuito das Flores”, o Ceaflor fará com que a região de Holambra, que já respondia por 45% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais, eleve a sua participação no mercado floricultor nacional para 65%.

Dados do setor
Os números do setor apontam uma tendência de crescimento de 12% na produção de plantas verdes em vasos. Em segundo lugar, vêm as plantas com flores, também em vasos, com previsão de 7% de crescimento. Espécies para jardinagem estão na sequência, com aumento de 4%, e as flores de corte fecham a lista com avanço de 2%.
O Brasil tem cerca de 8.300 produtores, 60 centrais de atacado (como as cooperativas, por exemplo), 680 atacadistas e prestadores de serviço e mais de 20 mil pontos de varejo. São cerca de 15.600 ha de área cultivada, o que coloca o país no oitavo lugar entre os maiores produtores de plantas ornamentais do mundo.
Enquanto o Brasil enfrenta uma taxa de desemprego em torno de 12% – equivalente a 12,8 milhões de pessoas –, a floricultura vai na contramão desses dados. Em 2019, foram criados 209 mil postos de trabalho no setor, sendo que 54% dessas vagas são no varejo, 39% na produção, 4% no atacado e 3% em outras funções.

Noite de Geek Sinfônico no CIAEI

Na noite do dia 20/09, aconteceu no CIAEI, o conserto musical da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, intitulado ¨GEEK SINFÔNICO ¨, com musicas de Filmes Séries e Games, junto no telão podia-se ver  cenas dos filmes, das séries e dos games, em dado momento houve entrada de cosplays do filme Star Wars, que interagiram com a orquestra e seu maestro, Paulo de Paula, que arrasou, pegando o sabre de luz do Dart Vader e usou como batuta, em uma troca rápida. Tudo muito lindo e emocionantes de ver e ouvir as trilhas dos nossos jogos, séries e games preferidos, e de quebra ainda tirar fotos no saguão, com os CosPlays, e apreciar algumas réplicas de naves, capacetes e mascaras cinematográficas, logo após, eu e um casal de amigos (Renata e Dorian) fomos jantar na Bacon Republique!

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ceaflor é o novo mercado de flores da região de Holambra

O Ceaflor é o mais novo mercado de flores da região de Holambra. Destinado à comercialização de flores de corte e em vasos, plantas ornamentais e grande diversidade de acessórios para floricultura, paisagismo e decoração, o empreendimento abre as portas no dia 25 de setembro. Com o incremento do novo centro comercial, a expectativa é que a região, hoje responsável por 45% do mercado brasileiro de flores e plantas, amplie sua participação nacional em cerca de 20%, passando a representar 65% do market share do setor.
Idealizado por um grupo de empresários e produtores com grande experiência no setor, o novo centro comercial inicia as atividades movimentando a economia regional. A estrutura logística e operacional do empreendimento exigiu um investimento de R$ 50 milhões. Em um só lugar estão reunidas 350 empresas, as quais alavancaram a geração de 1.800 novos postos de trabalho, sem contar os empregos indiretos. A expectativa de faturamento anual é de R$ 650 milhões. 
Instalado na via que dá acesso a Holambra - a partir da Rodovia Campinas-Mogi-Mirim (SP 340), o Ceaflor já nasce grande. São 44 mil m² de área coberta dispostos em terreno de 126 mil m². Ao todo são 676 boxes ou pontos de venda separados por áreas de atuação: 241 boxes de acessórios para floricultura, jardinagem e decoração, 128 para o comércio de flores de corte, 126 de flores em vasos e 181 boxes dedicados ao paisagismo.

Os boxes são ocupados por empresas que produzem e/ou comercializam acessórios e itens para decoração e por produtores de flores e plantas ornamentais da região do Circuito das Flores (Holambra, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse), Atibaia, Arujá, São Roque, Limeira, Piedade e Registro, bem como de outros estados, como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rondônia e Rio de Janeiro. Dessa maneira, as negociações serão feitas diretamente com os clientes, o que resultará em preços mais competitivos por não haver intermediações.
Embora grande volume de produtos seja destinado ao mercado atacadista – garden centers, supermercados, floriculturas, decoradores e paisagistas -, o Ceaflor estará aberto também ao varejo, para atender o consumidor final. Para esse público será igualmente oferecida a oportunidade de compra direta.
Paisagismo e acessórios
O mix de acessórios para floricultura, jardinagem e decoração e de produtos para paisagismo do Ceaflor promete ser o mais completo do mercado nacional. No paisagismo, a presença de produtores de regiões diversas do Brasil garantirá a oferta de árvores exóticas, frutíferas e nativas para reflorestamento, bromélias, capim ornamental, folhagens para ambientes internos e externos, cercas vivas, grama, hortaliças, plantas aromáticas e temperos diversos, palmeiras, peperômia, marantas, espécies para jardim vertical, trepadeiras, tuias, pinheiros, kaizukas e muito mais, procedentes de produtores diversos, dos estados de SP, MG, RO, SC, PR e RJ.

No setor de acessórios, são 241 boxes que irão oferecer tudo que é necessário para o segmento, como cachepôs, papéis, fitas e palhas; cestas e baús em vime, palha e madeira; ferramentas para jardinagem e paisagismo; embalagens para arranjos; flores e folhagens secas, desidratadas e artificiais; peças e estátuas para decoração e jardins verticais; pedras ornamentais, substratos, fertilizantes, cascas de pinus e terra vegetal; suportes em ferro para decoração; vasos e artefatos de vidro; velas em geral, entre outros.
Localização privilegiada
Para o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues, o diferencial do centro comercial é sua privilegiada localização, junto ao maior polo de comercialização de flores do país, com acesso fácil a importantes rodovias que cortam São Paulo e grande proximidade ao aeroporto de Viracopos.
Rodrigues destaca que, além da infraestrutura de Primeiro Mundo, o fato de concentrar, em um só lugar, grande parte dos produtos que movimentam o setor de floricultura, decoração e paisagismo certamente agilizará o dia a dia dos clientes.

“Para um atacadista que abastece regiões distantes, essa concentração de produtos poupa deslocamentos e tempo de abastecimento, podendo representar até um dia a menos de viagem. Quando se trabalha com produtos perecíveis, como flores e plantas, esse tempo pode representar também mais qualidade e preços melhores para o consumidor final”, enfatiza.
Na contramão da crise
Com o crescimento anual de volta aos dois dígitos em 2018 - ano em que evoluiu 10% ao movimentar R$ 8,1 bilhões -, o mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais prevê repetir um bom desempenho em 2019 e crescer entre 7% e 8%.
O setor ornamental, o qual inclui decoração, jardinagem e paisagismo, se destaca nos índices de crescimento. Atualmente, o consumo per capita anual no Brasil é de R$ 42,00. Embora seja menor que o de muitos países, especialmente os europeus, o consumo do brasileiro apresenta-se em constante evolução.
Atualmente, o Brasil figura entre os 15 maiores produtores de flores e plantas do mundo, principalmente em função do investimento feito pelo produtor em novas variedades, o que ampliou o mix de produtos para o consumidor, e também pela melhor eficiência da cadeia, que garante qualidade, durabilidade e preços mais atrativos.
Ceaflor:Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP 107), km 29,3
Borda da Mata, Jaguariúna - SP, 13916-875

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

21ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos


Implante é o mais novo recurso para controle do glaucoma

A terapia para glaucoma – doença que se não tratada adequadamente provoca cegueira – ganhou um grande reforço no Brasil: a Anvisa acaba de aprovar um implante projetado para reduzir a pressão intraocular em pacientes com a doença do tipo primária de ângulo aberto, para a qual as intervenções médicas anteriores à base de laser e colírios não foram efetivas.
De acordo com a fabricante, a farmacêutica Allergan, o XEN reduz a pressão dos olhos ao permitir que o fluxo do humor aquoso (líquido do olho) vá para o espaço subconjuntival. O implante é colocado por meio de uma microcirurgia, com uma pequena incisão na córnea, e pode ser feito em conjunto com a cirurgia de catarata. A falha da drenagem é justamente o que caracteriza o glaucoma.
A oftalmologista Dra. Cecília Sevalho Gonçalves, especialista na área no Centro Campineiro de Microcirurgia e Oftalmologia Signorelli, ressalta que o implante já é usual nos Estados Unidos e em outros países, onde apresenta bons resultados. "No entanto, os médicos brasileiros precisam de treinamento para aplicá-lo por ser um procedimento delicado", alerta.
A grande vantagem do dispositivo, conforme Dra. Cecília, é que ele consegue baixar bastante a pressão com menos riscos para o paciente quando comparado à cirurgia fistulizante (trabeculectomia). Ela explica que, ao contrário do XEN, a trabeculetomia – que é a cirurgia mais usada no País atualmente –, requer abertura e realização de pontos na conjuntiva (branco do olho), o que aumenta o risco de infecções e outras complicações.
Segundo Cecília, os colírios hipotensores (redutores da pressão) para uso diário são normalmente a primeira opção de tratamento. Nos casos em que a pressão do olho não está sendo controlada com estes métodos, há a indicação cirúrgica. É aí que entra o novo implante, que permite uma cirurgia eficaz e segura.
"O glaucoma não tem cura e nem reversão, por isso é muito importante que se faça exames de medida da pressão intraocular e do fundo do olho periodicamente. O diagnóstico precoce facilita o controle e o paciente deve ser seguido pelo oftalmologista pelo resto da vida", frisa a Dra. Cecília.
O que é?
O glaucoma é uma doença degenerativa crônica do nervo óptico relacionada com aumento da pressão intraocular. O nervo óptico é responsável por transmitir a informação captada nos fotorreceptores do olho até o córtex cerebral, onde é transformada em uma imagem. Nas fases iniciais, o glaucoma causa uma perda da visão periférica, normalmente imperceptível ao paciente. Com o passar dos meses e anos o glaucoma progride e a visão vai "fechando", podendo se tornar tubular, e, sem tratamento, chega até a cegueira. A perda visual pelo glaucoma é irreversível e os tratamentos disponíveis hoje conseguem apenas interromper a piora.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é responsável por cerca de 12,3% dos casos de cegueira no planeta, sendo a principal causa de cegueira irreversível e perdendo apenas para a catarata na totalidade de casos. O glaucoma é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, atingindo cerca de 2% da população nessa faixa etária, mas pode ocorrer em qualquer idade, até mesmo em recém-nascidos (chamado de glaucoma congênito).
O glaucoma pode ser primário ou secundário. O primário se caracteriza pela impossibilidade de determinar a causa para o aumento da pressão intraocular. Já o glaucoma secundário ocorre como consequência de um estímulo externo ou de outras doenças. As causas mais comuns são diabetes mellitus, inflamações do olho (uveítes), traumas oculares e uso de corticoide. Há ainda exames complementares que auxiliam o diagnóstico e a classificar a gravidade da doença.
Chega e se instala sem aviso
"Embora o glaucoma possa se manifestar de maneira aguda, em que a pressão do olho sobe subitamente causando dor ocular intensa, olho vermelho e embaçamento visual, na maioria das vezes o glaucoma é silencioso e sem sintomas. Só é percebido quando já está avançado", alerta Dra. Cecília.
O tratamento do glaucoma consiste na redução e controle da pressão intraocular para impedir a sua progressão. A médica explica que a pressão ideal varia de pessoa para pessoa e quanto mais avançado o glaucoma, menor a pressão alvo.
É importante salientar que apenas o médico oftalmologista pode indicar qual tratamento é o mais adequado para cada caso.

Centro Campineiro de Microcirurgia – Signorelli Oftalmologia
Rua Major Solon, 367, Cambuí – Campinas – SP
Telefone: (19) 3234 4040 / WhatsApp: (19) 97603-0527
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Arena Maximus oferece atividades esportivas gratuitas no Polo Shopping Indaiatuba

Imagine jogar futebol ou vôlei de praia dentro de um Shopping. Essa situação, nada convencional, agora é realidade no Polo Shopping Indaiatuba: a Arena Maximus Complexo Esportivo inaugurou um espaço temático inédito e inovador dentro do Shopping. Em uma loja de 95m², serão oferecidas as mesmas atividades esportivas disponíveis no Complexo, em minis quadras de grama sintética e de areia, para degustação gratuita do público até o dia 31 de outubro.

O objetivo do projeto da Arena Maximus é incentivar a prática esportiva e a interação entre pais e filhos. As quadras foram planejadas para desafios do tipo “2 contra 2”, nas modalidades futebol, beach tennis e futevôlei. Podem participar das atividades crianças de 3 a 12 anos, sendo que os menores de 6 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por um responsável.

As inscrições para as atividades podem ser feitas na hora. Após o cadastro, o interessado poderá se divertir em uma das quadras por 10 minutos. Às sextas-feiras e aos sábados, serão oferecidas aulas experimentais, sob a orientação de um instrutor credenciado pelo Club Atlético Boca Juniors, pelo período de 1 hora e limitadas a 10 crianças por turma.

“Estamos oferecendo uma experiência inédita para os moradores de Indaiatuba, que é a oportunidade praticar atividades esportivas dentro do Shopping. Nosso foco são as crianças, pois acreditamos que o esporte desde a infância é a melhor forma de desenvolver adultos com um estilo de vida mais saudável no futuro”, explica Sergio Pyzyk, gerente do Complexo Esportivo Arena Maximus.

A Arena funcionará em frente à loja C&A, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriado, das 14h às 20h. As aulas experimentais acontecerão nas sextas-feiras e nos sábados, de 16h às 21h.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Hotéis do grupo Royal Palm Hotels & Resorts participam da Semana do Cliente

Criado em 2003 para homenagear e fidelizar os clientes, o Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, é a oportunidade ideal para prestigiar o público que consume seus produtos e serviços. Pensando nisso os hotéis Royal Palm Tower Carlos Gomes, Royal Palm Tower Anhanguera, Royal Palm Tower Indaiatuba e o Hotel Contemporâneo prepararam um desconto especial na Semana do Cliente.
Durante os dias 15 a 22 de setembro, o público vai obter um desconto exclusivo na reserva dos hotéis participantes. O desconto é válido para hospedagens entre os dias 21 de setembro a 10 de novembro, mediante disponibilidade das acomodações. A tarifa não poderá ser reembolsada em caso de cancelamentos.
Os hotéis do grupo Royal Palm Hotels & Resorts oferecem excelência em serviços que todo viajante procura. O Royal Palm Tower Carlos Gomes, localizado no centro de Campinas, é ideal para hóspedes que valorizam o conforto e praticidade para o trabalho. Oferece apartamentos com isolamento acústico e itens que garantem conforto para a estada. Além disso, o hotel é a nova casa do Matisse Restaurante, que apresenta uma culinária contemporânea com toques de brasilidade. Hóspedes e visitantes podem conhecer tanto o cardápio fixo como o menu de almoço executivo que é renovado a cada mês.
O recém-inaugurado Royal Palm Tower Anhanguera fica localizado ao lado do centro de convenções Royal Palm Hall. Possui um Fitness Center, para quem busca ficar em forma durante as suas viagens, uma sauna e uma piscina, ideais para relaxar após um dia cheio. O hotel abriga, em suas dependências, o Amati Restaurante, que oferece uma culinária italiana a hóspedes e visitantes.
O mais novo do grupo, Hotel Contemporâneo, localizado em frente ao Royal Palm Plaza Resort, apresenta uma decoração chic & basic, oferecendo design moderno, excelente gastronomia e praticidade em um só lugar. E, no Royal Palm Tower Indaiatuba, o público terá a oportunidade de conhecer todos os apartamentos disponíveis, com direito a Fitness Center, Jacuzzi na cobertura e Sauna para passar o final do dia. No lobby do hotel está localizado o Simetria Restaurante, que apresenta aos visitantes deliciosos pratos da culinária contemporânea.
Exceto os restaurantes mencionados, todos os serviços e facilidades estão inclusos na tarifa de hospedagem promocional. Para garantir o desconto da Semana do Cliente, as compras devem ser realizadas entre os dias 15 a 22 de setembro, mediante disponibilidade do apartamento desejado, e as hospedagens podem ser realizadas entre os dias 21 de setembro e 10 de novembro. Tarifa promocional não reembolsável.
Para mais informações e reservas, os interessados podem falar com a Central de Reservas: (19) 2117 8002, ou entrar no site do grupo: https://royalpalm.com.br/
Reservas e informações: (19) 2117-8002 ou 0800 7276925
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Arena Maximus no Polo Shopping de Indaiatuba

A noite do dia 16/09, foi noite de inauguração da loja da Arena Maximus no Polo Shopping de Indaiatuba. O sócio Sérgio Pyzyk, recebeu a todos com muita alegria e muita simpatia, na loja que é um delicioso lugar para a petizada se esbaldar, no mini campo de futebol society e no mini campo de areia, que serão com certeza a alegria da criançada. A loja está muito bem montada e decora, lembrando e muito o espaço original da Arena Maximus Esportes Bar e eventos, que fica na Av. Horst Frederico João Heer, 188 - Europark Comercial, Indaiatuba - SP. Parabéns aos proprietários, por esta bela iniciativa.