sábado, 8 de agosto de 2020

Comércio espera "salvar" faturamento no segundo semestre com a flexibilização

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) recebeu aliviada a notícia de que Campinas avançou para a Fase Amarela do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas, o que permite, a partir de amanhã sábado (08/08), a ampliação do horário de atendimento e da capacidade de público no comércio e a reabertura, após mais de quatro meses, dos estabelecimentos de serviços como academias, bares, restaurantes e salões de beleza.
“A retomada mais ampla dos setores de varejo e de serviços, nessa fase de flexibilização, aquecerá a economia regional e será crucial para a manutenção dos empregos este ano. Além do Natal, que é melhor data de vendas para o comércio, teremos o Dia dos Pais, neste domingo, a Semana do Brasil, em setembro, o Dia das Crianças, em outubro, e a Black Friday, em novembro e acreditamos ser possível ‘salvar’ o faturamento do setor no segundo semestre. O comércio está consciente sobre a importância dos protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias e está preparado para garantir a segurança de clientes, funcionários e fornecedores. Com o comprometimento de todos, conseguiremos encerrar 2020 em um patamar de vendas próximo ao apresentado no período pré-pandemia”, afirma Adriana.
De acordo com Adriana Flosi, as vendas referentes ao Dia dos Pais, na RMC, devem crescer entre 12 e 15% em relação aos primeiros dez dias de julho, em grande parte devido à reabertura das lojas, a retomada de algumas outras atividades na cidade no último dia 27, à melhora nos indicadores da pandemia, e, principalmente à mudança de fase de Campinas, o que sinaliza um cenário promissor. Já o comércio eletrônico na RMC deve movimentar R$ 104,5 milhões na data, contra R$ 60,5 milhões registrados no ano passado, montante que representa um crescimento de 72,73% em relação ao mesmo período de 2019.
Decreto
A alteração, anunciada nesta sexta-feira (07/08), pelo prefeito Jonas Donizette e pelo governador João Doria e que será publicada no Diário Oficial de amanhã, prevê o aumento de duas horas de funcionamento diárias (das atuais quatro para seis horas consecutivas), tanto para lojas de rua, como para shoppings centers. Já a capacidade de público, um dos cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus no ambiente, sobe de 20% para 40%, para ambos os casos.

Por proposição da ACIC, conforme demanda dos lojistas, o comércio de rua de Campinas funcionará das 10h às 16h, de segunda a sexta, e das 9h às 15, aos sábados. Somente na região central da cidade estão instalados aproximadamente 2.150 estabelecimentos comerciais e, nos shoppings, cerca de 1.330.
Para os shoppings centers os horários serão diferenciados de segunda-feira a sábado. O Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Unimart, Spazio Ouro Verde e Shopping Jaraguá funcionarão das 12h às 18h; O Parque D. Pedro Shopping, Parque das Bandeiras e Shopping Prado Boulevard, das 15h às 21h. Aos domingos, o horário é unificado: das 12h às 18h. As praças de alimentação e o serviço de manobrista estarão liberados de acordo com o horário de funcionamento de cada centro de compra.
Os salões de beleza, as clínicas de estética, as barbearias, os bares, restaurantes e similares reabrem, também com restrições de funcionamento, por seis horas diárias e com 40% da capacidade. Para os bares e restaurantes vale a regra de operar para consumo no local em suas áreas ao ar livre ou em áreas arejadas. Os estabelecimentos de alimentação poderão definir seu horário de funcionamento, no período das 6h às 17h, desde que não ultrapasse o limite de seis horas diárias. No protocolo para as academias a capacidade máxima de ocupação é de 30%, com seis horas de funcionamento. Estão proibidas as atividades em grupo. Os salões de beleza e congêneres, além de 40% da capacidade e do horário reduzido precisarão operar exclusivamente com hora marcada e sem espera.
Escritórios em geral, cursos livres e clubes também estarão liberados para funcionar, conforme as normas e protocolos setoriais referentes à Fase Amarela do Plano São Paulo. Os responsáveis pelos estabelecimentos autorizados a funcionar deverão preencher a Declaração de Estabelecimento Responsável no portal da Prefeitura de Campinas www.campinas.sp.gov.br. O documento, uma espécie de “curso” que explica e orienta sobre as medidas de prevenção ao controle da pandemia de Covid-19 e de proteção aos seus funcionários e clientes, deverá ser impresso e colocado visível nos estabelecimentos.

Polo Shopping Indaiatuba terá novo horário de funcionamento

Em alinhamento às diretrizes dos governos estadual e municipal, e como forma de garantir segurança de clientes e funcionários, o Polo Shopping Indaiatuba reabrirá amanhã, sábado, dia 08 de agosto, com novo horário de funcionamento, das 12h às 18h todos os dias. 

Com a reclassificação da cidade de Indaiatuba para a Fase 3 de flexibilização do Plano São Paulo, o Polo Shopping Indaiatuba retomará as atividades das lojas em novo horário, seguindo protocolo baseado nas recomendações de autoridades e entidades do setor de Shoppings. 

Nesta fase, a academia, salão de beleza e praça de alimentação serão reabertos ao público, todos os dias com horários diferenciados. O Salão de beleza irá funcionar das 12h às 18h, a academia retornará de forma gradual e com horário especial. No caso dos restaurantes e cafeterias, os clientes agora poderão consumir os alimentos no local das 12h às 17h, sendo que os assentos na Praça de Alimentação serão reduzidos a 40% da capacidade. A retirada no balcão se estenderá de 12h às 18h e o sistema de delivery seguirá em horário livre. 

O Polo Shopping Indaiatuba continuará controlando o fluxo de visitantes no empreendimento, para que não haja mais de uma pessoa por m² de área de venda das lojas. As entradas continuam reduzidas a apenas quatro portarias, Academia Inova, Petz, Lotérica e Vizzent, e todos os clientes e funcionários continuarão tendo suas temperaturas corporais verificadas ao entrar no Shopping.

Dentro do empreendimento, o uso de máscaras é obrigatório para todos e há sinalização indicativa recomendando o distanciamento de 2m entre as pessoas. Recipientes de álcool em gel estão espalhados em todas as entradas e saídas e outros pontos estratégicos do Shopping e todos os procedimentos de limpeza e desinfecção de objetos e ambientes continuam sendo reforçados. 

Novo horário de funcionamento do Polo Shopping Indaiatuba: 12h às 18h, de segunda a domingo.
Academia: Retomada gradual – Horário Especial
Salão de Beleza: 12h às 18h, de segunda a domingo.
Praça de Alimentação: Consumo no local: 12h às 17h
                                           Retirada no balcão: 12h às 18h
                                           Delivery: horário livre 
Local: Polo Shopping Indaiatuba - Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba-SP

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Observar a personalidade de cada pai pode auxiliar na escolha para o presente

Pai churrasqueiro, cervejeiro, colecionador, esportista, apreciador de vinhos. Os perfis são diferentes, mas a grande maioria compartilha da característica de servir de exemplo para os filhos. Por isso, presenteá-los no Dia dos Pais nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, muitas vezes, a maior demonstração de carinho e admiração está nos presentes mais simples, mas que combinam perfeitamente com a personalidade de cada um.
Para alguns, os pais são referência. Para outros, são motivo de admiração. Para a maioria, são exemplos a serem seguidos. Para os filhos que contam com pais sempre presentes, a comemoração do dia deles, no próximo domingo, 9 de agosto, traz sempre a insegurança da escolha da melhor maneira de homenageá-los. Demonstrar que seus hábitos são observados, que sua história é importante ou que suas vontades são conhecidas são tiros certeiros para deixar qualquer pai feliz.
As lojas Casa Bela Decorações e Holambra By Designers, localizadas no boulevard da Rua Dória Vasconcelos, no centro de Holambra, selecionaram algumas sugestões que podem refletir as características, os hábitos ou rememorar o passado, individualizando o presente a ser oferecido.
Para os pais aficionados por carros e motos, por exemplo, as réplicas em miniaturas de modelos antigos são excelentes propostas para quem já é ou pretende se tornar um colecionador. A riqueza dos detalhes de cada réplica estimula a memória, as lembranças e histórias a serem compartilhadas sobre a época em que os exemplares circulavam pelas ruas.
      
Para aqueles que usam a churrasqueira com a intenção de atrair os filhos para as reuniões de fim de semana, o kit com tábua e conjunto de garfo e faca de cabos longos é uma dica de que o pai agrada muito nessa “missão”. De quebra, a camiseta e a taça de “Pai herói” podem deixá-lo muito orgulhoso.
Se o pai é daqueles que prefere se fazer, às vezes, de barman nos encontros de família, há conjuntos de caipirinha ou coqueteleiras para auxiliá-lo a demonstrar as suas habilidades. As lojas oferecem, ainda, porta-copos e copos decorados que podem ser acompanhados por quadros ou plaquinhas com frases bem-humoradas para as ocasiões que merecem um brinde.
      
É possível, também, compor caixas com um mix de presentes, como garrafas de vinho, taças, flores e placas decorativas com frases sugestivas, criando um produto diferenciado e mais personalizado.

Sobre o Dia dos Pais
Instituído no Brasil em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, o Dia dos Pais tinha o objetivo inicial de estimular as vendas no comércio. Com o tempo, a comemoração “pegou” e, hoje, é comemorada largamente, ajudando a estreitar os laços entre pais e filhos e agradecer aqueles que geraram uma vida.
Nos primeiros anos, a data era comemorada em 16 de agosto, tendo sido escolhida para coincidir com o dia em que a igreja católica homenageia São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. Tempos depois, a data foi deslocada para um domingo - o segundo do mês de agosto - para facilitar os encontros familiares. Relatos indicam que, há cerca de 4 mil anos, o jovem Elmesu teria moldado um cartão em argila, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai, o rei Nabucodonosor, da Babilônia.  Em outros países, o Dia dos pais é comemorado em datas bem diferentes.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Presentear com flores cativa e emociona até os pais mais resistentes

Vídeo incorporado

A maior parte dos pais carrega fotos dos filhos, geralmente na carteira. Outros, tatuam os nomes deles no próprio corpo. Gestos simbólicos, que nem sempre são percebidos, mas que afirmam a necessidade de ter os filhos sempre por perto. Pensando nesses gestos subliminares de tamanho afeto e carinho, a Cooperativa Veiling de Holambra criou uma campanha para que os filhos possam homenagear os pais com os mesmos presentes que encantam e emocionam as mães. “Surpreenda com flores quem está sempre pensando em você”, sugere.
   
As floriculturas de todo o Brasil já estão usando a criatividade para agradar a este público, criando arranjos e composições mais sóbrios e robustos para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 9 de agosto. As flores de cores mais fortes também são indicadas para eles, ao contrário das mães, que se derretem pelas cores mais delicadas.
   
Os bonsais, de maneira geral, sempre fazem sucesso, mas as miniaturas de frutíferas, como as de jabuticabeira, certamente agradarão mais. Orquídeas são sempre assertivas. Para os pais, a denphalaen verde ou as phalaenopsis azul farão muito sucesso. As flores do campo, em vasos ou maços, por serem bem duráveis e apresentarem cores firmes, estão na lista das flores alegres e super recomendadas para a data.
   
E, é claro, a “Flor do Papai”, ou “Flor da Fortuna”, como são conhecidas os kalanchoes ou calandivas. Por ser uma planta suculenta, armazena a água em suas folhas verdes e bem carnudas e, por isso, precisa de pouca rega – só uma ou duas vezes por semana (baixa manutenção). São ideais para decorar escritórios. Cada vaso traz muitas dezenas de miúdas flores em cores vivas, que formam um buquê. Geralmente são encontradas no mercado a preços bem atrativos.
Vale, também, escolher a flor de acordo com o estilo do pai: mais sóbrio, mais conservador, mais alegre, mais brincalhão. Ou combinar as flores com outros presentes, acompanhando cestas de café da manhã ou de guloseimas ou de bebidas. De acordo com o gosto de cada pai. O importante, é tocar o seu coração, assim nos momentos em que ele observa a foto do filho na carteira ou o nome tatuado, marcando para sempre essa união.

Comércio eletrônico na RMC deve movimentar R$ 104,5 milhões no Dia dos Pais

ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas
As vendas digitais para o Dia dos Pais deste ano deverão crescer 72,73% na Região Metropolitana de Campinas, em relação à mesma data em 2019. O faturamento poderá chegar aos R$ 104,5 milhões, contra R$ 60,5 milhões registrados no ano passado. De acordo com o economista da Associação Comercial de Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins, o “efeito pandemia” dinamizou as vendas pelo comércio eletrônico, tendo em vista o impacto provocado pela quarentena que reteve a circulação das pessoas. “O isolamento social está levando o consumidor a se utilizar das compras por e-commerce, indicando uma mudança de hábito que veio para ficar e crescer no comércio varejista”, diz Martins.
Para a presidente da ACIC, Adriana Flosi, o momento é de otimismo. “Acreditamos que, aos poucos, até o final do ano, o varejo possa voltar a um patamar próximo ao que apresentava antes da pandemia. As estimativas apontam que as vendas referentes ao Dia dos Pais, na RMC, devem crescer entre 12 e 15% em relação aos primeiros dez dias de julho. A reabertura das lojas, a retomada de algumas outras atividades na cidade no último dia 27, ainda que com restrições, e a melhora nos indicadores da pandemia, como a redução das taxas de ocupação de UTIs e de novas internações na região, geram certa positividade, o que acaba por impactar positivamente no comportamento do consumidor e, consequentemente, nas vendas do comércio”, afirma a presidente da ACIC.
Segundo ela, no entanto, não é hora de relaxar. “Não podemos nos esquecer de que a pandemia não acabou e é imprescindível o comprometimento de todos para que Campinas seja reclassificada, o mais rápido possível, para a Fase Amarela do Plano SP. O comércio adotou todas as medidas necessárias para garantir a reabertura segura dos estabelecimentos. A ACIC uniu-se à prefeitura para proporcionar os pit stops da prevenção e, agora, cabe à população fazer a sua parte. Além de orientar o comércio, criamos um guia com orientações de boas práticas de compras para os consumidores. No material, há dicas como, por exemplo, evitar sair acompanhado; planejar as compras com antecedência para ficar menos tempo na rua; manter a distância de outras pessoas e optar por vias com menos aglomeração, sempre que possível. Como em todo quinto dia útil do mês há maior movimento nas ruas, o ideal é postergar as compras para o dia seguinte. Dessa forma, evitam-se as aglomerações.”, explica Adriana.
Eventos online 
A ACIC segue com sua programação de eventos online, com o objetivo de auxiliar os empreendedores na gestão de seus negócios, nesse momento de retomada das atividades econômicas. Para agosto, estão previstas lives gratuitas com temas como liderança e técnicas para vender pelas redes sociais e por aplicativos de mensagens. O programa AC Networking também faz parte do calendário de atividades, como forma de potencializar a rede contatos dos participantes, criar parcerias de novos negócios e contribuir para o crescimento no faturamento das empresas.
No dia 11, a live “As melhores técnicas para vender por Redes Sociais e WhatsApp” será com o empreendedor e coach de vendas Jacques Grinberg. Para o dia 20, o tema será “3 passos indispensáveis para uma boa liderança em 2020”, apresentado pelo professor da Escola de Empreendedorismo e Inovação, André Lima. Já no dia 28, como parte do programa AC Networking, a palestra será sobre “ Prospecção de novos contatos no meio digital”, com a finalidade de orientar como os empreendedores podem buscar novos contatos neste momento onde a principal e quase única alternativa que eles possuem são os meios digitais, além de trazer exemplos de redes sociais e eventos online. As lives, são gratuitas e ocorrem às 11h. O encontro do AC Networking será às 8h e também é gratuito para os associados (não associados pagam apenas R$ 10,00). As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/acicampinas

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Associacão das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba

São em parcerias verdadeiras que a semente do sucesso costuma ser plantada e com a AESCI não é diferente.
A AESCI promovemos parcerias e convênios entre empresas, que possibilitam a disponibilização de serviços para toda a comunidade, como o Balcão de Empregos, que abre oportunidades de recolocação profissional a pessoas que se encontram desempregadas.
Além disso, a AESCI promove palestras, cursos e promoção de encontros técnicos/profissionais, visando a troca de informações e entendimentos quanto a aplicação de novas leis e regulamentos.
Se você ainda não faz parte do nosso quadro, associe-se agora mesmo!