quarta-feira, 27 de setembro de 2017

GASTRONOMIA - Chef Fabi Prado comanda arena gastronômica em Valinhos (SP)

Durante a 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, ela e outros 27 chefs ensinarão receitas à base de cogumelos e carne de cordeiro.
Com promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper) e Monte Cogumelos, a 1 ExpoAgro e 11ª Nacional das Raças Dorper & White Dorper deve atrair mais de 60 mil visitantes pela programação que envolve leilões, julgamentos, balcão de negócios, shows e muito mais. Um dos destaques será a Arena Gastronômica, que compreende cursos sobre receitas elaboradas com carne de cordeiro e cogumelos de diferentes espécies. Essa atração será comandada pela Chef Fabi Prado, especializada em gastronomia funcional, ou traduzindo, mais saudável. “Ensinaremos desde preparos simples, como a paleta de cordeiro assada, até as mais sofisticadas, a exemplo do ragu de cordeiro. Dentre algumas receitas, teremos doces com cogumelos”, antecipa Fabi.
Segundo ela, a proposta é desmitificar que apenas determinados cortes de cordeiro e cogumelos podem ser utilizados na culinária. Para tanto, ela e outros 27 chefs renomados, dos quais muitos são ex-participantes de importante reality show gastronômico da televisão, vão se desdobrar em uma sequência de cursos durante a exposição. Já confirmaram presença chefs de São Paulo, Valinhos, Campinas e região. Todas as receitas serão compartilhadas no livro “Nacional 2017: Segredos e Receitas com Cordeiros e Cogumelos”, que será lançado durante a mostra com tiragem inicial de 1.000 exemplares.
Em relação à carne de cordeiro, os cortes mais procurados nos restaurantes continuam sendo o carré, o stinko e a paleta, enquanto redes de fast-food dão preferência ao hambúrguer. De qualquer forma, o consumo de carne de cordeiro ainda é tímido em comparação às proteínas. Segundo o IBGE, o consumo médio por habitante/ano é de apenas 1 quilo, enquanto que o de carne de boi é superior aos 30 quilos.
Muitos atribuem uma possível rejeição ao odor característico da carne dos animais abatidos em idade avançada. “Hoje, os cordeiros são abatidos jovens, com menos de 150 dias, cuja carne é menos tenra e tem um sabor muito suave. Ela tem baixo teor de gordura, que ao contrário de outras proteínas, é rica em ácidos graxos benéficos à saúde, é mais digestiva e tem mais ferro do que o frango ou o peixe, por exemplo”, explica a chef, que tem propriedade no assunto: “tenho familiares que criam ovinos e já vivenciei todo o processo, do abate ao porcionamento dos cortes”, lembra Fabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário