quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teatro gratuito em Rio Claro e Indaiatuba - Conexão Cultural 2011

Quando um caminhão se desdobrar num palco, e nele subirem personagens alegres ou tristes, alguns coloridos, porém todos identificados com o mesmo propósito de contar histórias, pode chegar perto e procurar um lugar para sentar: é o Palco Móvel da 4ª edição do projeto Conexão Cultural 2011 Tigre/ICRH, que chega a Rio Claro nesta segunda-feira (11) e a Indaiatuba na próxima quinta-feira (14) – serão três dias em cada cidade.
O projeto leva gratuitamente as artes cênicas às comunidades onde uma sala de teatro é muitas vezes inacessível, seja pelo preço ou mesmo porque não existe. Também haverá sessões de cinema. Em Rio Claro, o Palco Móvel estará no Lago Azul, na avenida entre as ruas 02 e 06, e em Indaiatuba na rua Dr. Nelson Nazário, no Parque Corolla, Jardim Morada do Sol. As duas cidades assistirão aos espetáculos “Lurdes e Mércia em as Estrelas do Oriente” (grupo Caixa de Histórias), com a história de duas simpáticas moças do interior que têm o sonho de serem artistas de TV; e “Pepe Nuñez apresenta ‘Bom Apetite’” (Cia. Pé de Vento), uma re-elaboração de cenas e situações clássicas dos cômicos populares.
Cada cidade terá ainda a apresentação de um grupo de teatro local. Em Rio Claro, será o espetáculo “Viagem para o Mundo da Brincadeira” (Cia. Trupe do Improviso), em que dois amigos saem para resgatar as brincadeiras de roda esquecidas. Em Indaiatuba, será a apresentação de “O maior pequeno circo do Brasil” (Cia Troupe Trotte), com esquetes de circo, brincadeiras educativas, abordando brasilidade, imigrantes e ecologia.
Nas duas cidades, ao final dos dois primeiros dias haverá também sessão de cinema com filme escolhido pelo público, entre quatro opções: Chico Xavier, O Bem Amado, Castelo Rá-Tim-Bum ou Menino da Porteira.
O roteiro do Conexão Cultural 2011 já passou por Santa Catarina e Paraná, e após São Paulo seguirá para Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco. Serão ao todo 15 cidades de sete estados, visitadas durante dois meses, com 4,2 mil quilômetros percorridos.
Atração à parte
Entre uma peça e outra do Conexão Cultural 2011 Tigre/ICRH, o público assiste a uma atração à parte: Marcelo Perna, um mestre de cerimônias que interage com a plateia. Ator profissional, Perna tem 25 anos de experiência em teatro, TV e cinema. Desde 2009, comanda o projeto “A Hora do Conto”, uma iniciativa cultural que busca estimular o hábito da leitura. É graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e já atuou em navios de cruzeiros pela Europa, África e Ásia em atividades de entretenimento como animador, chefe de animação e assistente de diretor de cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário