quarta-feira, 14 de setembro de 2016

“Valinhos será a próxima cidade do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra”

Uma grande festa de abertura nos dias 8 e 9 de outubro no Parque do Figo, dará início ao festival que seguirá em diversos estabelecimentos de gastronomia até o dia 23 de outubro, incluindo atividades gratuitas com chefs de renome
O Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” é um evento que percorre as cidades do interior para contar a história de cada região, seus ingredientes típicos e sua cultura, valorizando a gastronomia local e promovendo o turismo, o comércio e os produtores rurais.
Valinhos será palco da segunda edição do Festival que acontece de 8 a 23 de outubro. O objetivo dos organizadores é repetir o sucesso da primeira edição que ocorreu em junho desse ano, tornando o evento anual no calendário das cidades por onde passar. 
A abertura do Sabores da Terra será com uma grande festa nos dias 8 e 9 (sábado e domingo) no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", conhecido como parque da Festa do Figo. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível que será doado para entidades assistenciais da cidade.
Nesses dois dias estão programadas diversas atrações para o público visitante. Já estão confirmadas 15 barracas entre chefs e operações de gastronomia, 4 cervejarias artesanais e uma feira com 10 produtores. Além disso haverá exposição de produtos com empresas do setor de gastronomia, apresentações culturais, música ao vivo e um parque com brinquedos para as crianças.
Chefs e produtores de renome darão aulas e workshops gratuitos nos dois dias de evento, incluindo uma oficina culinária para os baixinhos. Após a abertura, as aulas continuam no Hotel Blue Tree de Valinhos (um dos patrocinadores do festival) e também no espaço do Restaurante Laura e Francesco Cucina Italiana. Em breve a agenda completa será divulgada no site do evento:www.festivalsaboresdaterra.com.br
Com um formato inédito no país, o evento possui ações que atraem um público diversificado que vai desde o cliente que aprecia uma boa comida até o profissional que quer se atualizar. “A ideia é fazer a cidade mergulhar no universo gastronômico durante 14 dias (em Valinhos serão 16 dias), oferecendo uma extensa programação gratuita e aberta ao público. Vamos além da parte tradicional da maioria dos festivais que conta com a participação dos restaurantes com menus fechados a preços fixos e acessíveis, porque também oferecemos uma rica agenda de aulas, palestras e workshops que valorizam o lado educacional da gastronomia com profissionais de renome. Nosso diferencial é que promovemos um intercâmbio entre o produtor rural e o chef de cozinha, aproximando os dois lados para valorizar os insumos locais com máxima qualidade. Esses produtores estão presentes na feira, nos pratos servidos durante o evento e também na agenda educacional”, explica Renata Tannuri Meneghetti idealizadora e sócia da Elo Produções, empresa que realiza o Festival.
A primeira edição do Festival foi em junho na cidade de Indaiatuba e contou com a participação de 12 estabelecimentos de gastronomia e 9 produtores. Durante o evento, 400 pessoas passaram pelas aulas e workshops num total de 7 eventos com chefs e produtores renomados. A feira de produtores reuniu em torno de 1800 visitantes e o lançamento do festival no Chefs no Campus promovido pela Faculdade Max Planck, patrocinadora do evento, contou com um público de 6 mil pessoas. “A primeira edição surpreendeu pela adesão do público e pela riqueza dos menus oferecidos nos restaurantes que registraram um aumento médio de 35% no movimento no período do festival”, pontua Arian Carneiro de Mendonça (Guia do Lugarzinho), curador da área de gastronomia e co-realizador do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário