domingo, 11 de setembro de 2016

Atleta do beisebol de Indaiatuba recebe prêmio no México

Felipe Kenzo Koragi, de 12 anos, bateu três “home run” e foi eleito “Melhor Jardineiro Esquerdo” do Campeonato Pan-Americano de Beisebol Infantil

O beisebol de Indaiatuba vem se destacando também em competições no exterior. O atleta da ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-brasileira de Indaiatuba) Felipe Kenzo Koragi, de 12 anos, recebeu mais um prêmio internacional. O reconhecimento foi obtido em agosto desse ano, durante o Campeonato Pan-Americano de Beisebol Infantil, realizado no México. Considerado um dos principais jogadores da Seleção Brasileira, ele foi eleito o “Melhor Jardineiro Esquerdo”.
Nessa competição, Felipe bateu três “home run” (rebatida na bola para fora do limite do campo, que pode proporcionar ao time de um a quatro pontos de acordo com o número de jogadores que estiverem ocupando as três bases). Ele se destacou ainda como arremessador e em atuações em outras posições.
Além disso, neste ano a Seleção Brasileira de Beisebol Infantil recebeu no Pan-Americano o prêmio de “Fair Play”, que tem o significado ético no esporte de “jogo limpo” (modo leal de jogar). O time ficou em quarto lugar nesse torneio, atrás apenas do México, Estados Unidos e Nicarágua. Com esse resultado, o Brasil já está classificado para o Mundial de 2017 dessa categoria.
Essa foi a terceira convocação de Felipe para a Seleção Brasileira. Ele defendeu o beisebol brasileiro no exterior em 2014 e 2015. Nessas duas ocasiões recebeu também prêmios individuais.

Aos quatro anos
Felipe começou a praticar o beisebol na ACENBI pouco antes de completar quatro anos. Mesmo com pouca idade, logo revelou-se um talento nato para a modalidade, segundo seu técnico atual, Ivan Morita. Entre essas características ele aponta a agilidade, raciocínio rápido e força.
Morita ressalta, entretanto, que a principal característica que torna Felipe um bom jogador é a sua disposição para os treinos. “Ele gosta de treinar sempre”, explica.
De acordo com o técnico, Felipe e os outros três atletas do time também convocados para a Seleção representam um incentivo para os colegas da ACENBI. Por outro lado, ele salienta que o desempenho de toda a equipe também é fundamental a formação de bons jogadores nesse esporte coletivo.
Além de ter quatro atletas convocados para a Seleção Brasileira nesse ano, a categoria Infantil, dirigida por Morita, vem registrando boas atuações nos torneios nacionais. Ele classifica esse resultado como “consequência do esforço conjunto dos atletas e a união de todos os envolvidos (familiares, comissão técnica da ACENBI e empresas apoiadoras)”.
Para o diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da ACENBI, Haruo Uyeno, Felipe é uma das revelações da associação. Segundo ele, na ACENBI há vários atletas talentosos em todas as categorias e o objetivo formar outros no futuro.

Indaiatubanos na Seleção Brasileira
Nesse ano, foram convocados para a Seleção Brasileira de Beisebol quatro atletas da ACENBI: Felipe Kenzo Koragi, Yutaka Sasaki, Davi Matias do Passos e Gabriel Rey Okada. Ana Luísa Bacelar dos Santos foi a representante indaiatubana na Seleção Brasileira de Softbol.

A ACENBI mantém um programa voltado para a formação de atletas para competição, que beneficia jovens masculinos e femininos de até 18 anos. Denominada Projeto Criando Atletas de Beisebol e Softbol, a iniciativa conta o apoio de três empresas e é administrada com recursos obtidos por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. As empresas apoiadoras são Cobreq, Mann+Hummel e Spartan do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário