quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Tecnologia é aliada na saúde bucal

Cirurgia guiada virtualmente traz precisão, eficiência e segurança à implantodontia

Cada vez mais o mundo tecnológico ganha espaço e proporciona diversos benefícios à área da saúde como, por exemplo, maior precisão, agilidade e eficácia, além de auxiliar na realização de novas pesquisas em procedimentos médicos. Com a odontologia não é diferente, existem muitos métodos que utilizam tecnologia de ponta a favor dos tratamentos a fim de obter os melhores resultados.

E quando o assunto é odontologia, um dos métodos mais utilizados no segmento é o implante dentário. Seja pela busca de um belo sorriso ou para recuperar a função mastigatória, no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses são colocados por ano.

Essa alta procura gerou a necessidade de modernização e desenvolvimento, surgindo técnicas como a Cirurgia Guiada. Segundo Isabela Olivio, doutora em Prótese Dentária pela USP e sócia da ImplantoLogic Odontologia, esta é uma modalidade cirúrgica onde o procedimento é planejado e realizado em ambiente virtual e, através de um guia impresso em 3D, o procedimento planejado é reproduzido de forma mais precisa ao paciente.

PROCEDIMENTO
Segundo a Dra. Isabela Olivio uma cirurgia convencional - que não é guiada virtualmente -, é feita à mão livre, sem um guia impresso, o que deixa uma brecha para desvios diante do planejado, “um exemplo aqui é, se alguém te dá um desenho de uma construção e pede pra você reproduzi-lo à mão livre, não vai sair perfeitamente igual. Agora se uma pessoa te der o desenho e uma fôrma, você teria algo muito mais próximo do desenho inicial. É assim que funciona a cirurgia guiada virtualmente”.

Com essa técnica o procedimento é realizado primeiramente no computador, através de uma tomografia tridimensional da arcada dentária e a partir disso, desenvolve-se o guia em 3D onde o profissional consegue reproduzir exatamente a posição e inclinação de cada implante.

BENEFÍCIOS E CUIDADOS
O processo, além de ser mais seguro e rápido, dispõe de vários benefícios como menor trauma cirúrgico, menor dose de anestesia e de medicamentos, maior precisão e previsibilidade para o tratamento e muito mais conforto ao paciente. O pós operatório também se destaca, principalmente pela ausência de pontos e claro, pela eficácia dessa modalidade de cirurgia. O trauma cirúrgico é significativamente diminuído, bem como sua duração, “na maioria das vezes não há pontos e o paciente já pode voltar aos afazeres no dia seguinte", esclarece a doutora.

De acordo com a babá Ângela Sábio Simonini, paciente da ImplantoLogic Odontologia, o procedimento foi rápido e sem qualquer complicação ou mal-estar, “foi bem tranquilo e o resultado foi ótimo. Estou muito feliz e agradecida, agora posso sorrir sempre”, relata.
Ainda que não haja desvantagens a dra. Isabela Olivio alerta, "todo processo cirúrgico têm suas contra-indicações, por isso o paciente deve passar por uma detalhada avaliação onde caso a caso são avaliados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário