quinta-feira, 1 de junho de 2017

Grupo de Teatro Anankê integra 1ª Incubadora de Grupos Artísticos

Grupo foi selecionado para participar das atividades promovidas pela Cia de Teatro Os Geraldos
Grupo de Teatro Anankê foi um dos grupos selecionados para integrar a 1ª Incubadora de Grupos Artísticos do Interior Paulista, um projeto promovido pelo Grupo de Teatro Os Geraldos com foco no desenvolvimento de coletivos artísticos da região. Os encontros, que são gratuitos, começaram no dia 13 de maio e vão até 11 de novembro no Centro Cultural da cidade de Tatuí.
O projeto contempla 25 grupos de teatro, música, dança, artes visuais e cinema de 11 municípios diferentes. O Anankê participa representando Indaiatuba e, além da formação proporcionada pelas reuniões, receberá acompanhamento dos Geraldos em sua sede durante os meses em que acontece o programa. Os encontros estão divididos em dois temas: Capacitação e Consultoria de Gestão e Imersões Artísticas.
A Capacitação e Consultoria de Gestão será abordada em 12 reuniões, passando pelas áreas de Gestão, Produção e Comunicação. Já as Imersões Artísticas serão desenvolvidas em oito vivências práticas, com os assuntos Improvisação, Interpretação, Direção e Dramaturgia. Em paralelo a especialização dos grupos, acontecerão oficinas e apresentações de espetáculos de teatro abertas à comunidade.
Os Geraldos atuam na qualificação de grupos artísticos desde 2013, por meio do compartilhamento de pesquisas de doutorado e mestrado realizadas na USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “É muito gratificante receber qualificação e acompanhamento do grupo, que além de contar com excelentes profissionais, possui grande relevância no cenário do teatro nacional”, afirma a atriz e produtora do grupo Anankê, Marli Lopes.
Todas as atividades ocorrem aos fins de semana. No sábado, 27 de maio, o Anankê participou da aula de   Políticas e Gestão - Desígnios e Objetivos. O próximo encontro acontece no dia 10 de junho e tem como tema Gestão e Produção - Funções e Atividades. A Incubadora de Grupos Artísticos do Interior Paulista é realizada com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Projeto Ademar Guerra, Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Tatuí. O projeto também recebe patrocínio do Instituto CCR SP via Lei Rouanet, do Governo Federal.
Sobre o Grupo AnankêO Grupo de Teatro Anankê foi fundado em 2014 e conta atualmente com oito integrantes experientes, que atuam desde a década de 1990 individualmente e que já encenaram inúmeros espetáculos e participaram de diversos festivais, como Virada Cultural Paulista, Mapa Cultural Paulista e Mostras Municipais. Nestas participações, inclusive, foram premiados ao longo de suas carreiras em categorias como Melhor Atriz, Melhor Cenário, Melhor Figurino, entre outros. O Grupo já passou por sete cidades e possui sua sede em Indaiatuba, onde os integrantes ensaiam e criam novos projetos. Ousadia, força de vontade e originalidade são alguns dos significados do nome do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário