quarta-feira, 22 de julho de 2015

Rotary Club de Indaiatuba e OSC Gabriel lançam Banco de Doadores “Sangue Cidadão”

Projeto foi apresentado oficialmente nesta terça (21)
Um banco de dados virtual, de abrangência nacional, que, por meio de informações de usuários cadastrados, possibilite o contato entre hemocentros e doadores, de modo que o abastecimento de sangue – em situações emergenciais e gerais – se mantenha estável. Esse é o conceito do projeto Sangue Cidadão, idealizado pelo Rotary Club de Indaiatuba e OSC Gabriel.
Parceiro da Gabriel desde 2011, o Polo Shopping Indaiatuba foi o palco da apresentação oficial do projeto, em coletiva de imprensa liderada por Maria Inês Carvalho, presidente da OSC Gabriel, e Gilberto Francisco, integrante do Rotary Club de Indaiatuba.
Atualmente, a coleta de doações em Indaiatuba ocorre uma vez ao mês, na FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro). Apesar da restrição de dias (apenas aos sábados) e horário (entre 9 horas e meio-dia), a cidade tem uma contribuição significativa nos estoques – com, em média, 125 bolsas ao mês.
Por um esforço conjunto entre as duas organizações de Indaiatuba, e com apoio do Hemocentro, tramita na Prefeitura Municipal e na Secretaria de Saúde da cidade, desde 2014, um estudo de viabilidade para a implantação de um ponto fixo de coleta de sangue no município. Uma estimativa levantada pelo Centro aponta que há oportunidade para a coleta mensal de até 500 bolsas de sangue em Indaiatuba.
Vereador Massao Kanesaki, o integrante Gilberto Francisco e o presidente do Rotary Indaiatuba Cleonir Bertipaglia, Oswaldo de Morais Junior, Maria Inês Carvalho e Valdir Carvalho, da OSC Gabriel, e Andréa Fernandes, do Polo Shopping Indaiatuba
Entre as responsabilidades previstas para tal instalação em Indaiatuba estão a capacitação e treinamento de profissionais, fornecimento de equipamentos e insumos, processamento das bolsas coletadas e distribuição para hospitais por parte do Governo Estadual, através da Unicamp; viabilização do espaço físico e recursos humanos (três técnicos de enfermagem, um profissional administrativo e um copeiro) pelo Governo Municipal; além da divulgação, informação e mobilização social pelo Rotary Club de Indaiatuba, através do Rotaract, e OSC Gabriel.
“O projeto é pioneiro na cidade por sua proposta, e também inédito no País, porque envolve o primeiro setor (Prefeitura Municipal e Unicamp), como provedor estrutural, e o terceiro setor (OSC Gabriel e Rotary Club de Indaiatuba) como provedor de demanda para o serviço”, afirma Maria Inês. Parte dos eventos de promoção do projeto e sensibilização da comunidade devem ser realizados no Polo Shopping Indaiatuba.
Em teste há dois anos e com mais de mil usuários já cadastrados, o Sangue Cidadão visa incentivar e facilitar a doação de sangue, além de fidelizar os doadores. Informações do Ministério da Saúde apontam que quatro vidas podem ser salvas com cada doação de sangue. Isso porque uma unidade pode ser fracionada em concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.
Ainda que se trate de um procedimento simples, após analise dos pré-requisitos básicos, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue, enquanto o ideal é 3%, segundo o Ministério da Saúde. A iniciativa em Indaiatuba ocorre alinhada a outros projetos da OSC Gabriel, que atua há 15 anos nas áreas de cidadania, defesa de Direitos Humanos e, sobretudo, no campo da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário