sexta-feira, 24 de julho de 2015

Histórias Contadas O primeiro livro será lançado em 17 de agosto

O projeto desenvolvido pelas empresas Fábula projetos especiais e Pandora – escola de arte ainda aguarda parceiros para mais dois livros
Idealizado pelas empresas Fábula e Pandora, o Projeto Histórias Contadas foi aprovado pela Lei Rouanet em 2014. Para quem não conhece a Lei Rouanet, nome popular da Lei de Incentivo à Cultura, é a normativa que possibilita aos cidadãos e às empresas brasileiras aplicarem parte do imposto de renda devido em ações culturais.

Com essa aprovação, o projeto Histórias Contadas está desde então à disposição de empresas que queiram apoiar com recursos o desenvolvimento, a produção e o lançamento de três livros previstos para 2015.

Já em Maio deste ano, a empresa EagleBurgmann fez o aporte de seus recursos para um destes livros do Histórias Contadas, chamado Histórias que voam. O resultado será apresentado a todos no dia 17 de agosto, no Centro Infantil Boldrini. O ponto alto do evento será o autógrafo dos pequenos autores.
EagleBurgmann do Brasil, é uma empresa do Grupo Freudenberg, a qual incentiva e apoia diversos projetos sociais em todo o pelo mundo. Estamos muito contentes em poder utilizar esse Incentivo Fiscal, de maneira responsável e participativa, utilizando um parceiro que também tem a mesma visão na realização de mais um projeto sociocultural, beneficiando diversas crianças que estão passando por um momento muito difícil de suas vidas”- afirma Paulo Souza – Controller na EagleBurgmann do Brasil.

As etapas do projeto até chegar ao lançamento do livro envolveram oficinas de contação de histórias, de ilustração e de construção de uma história pelas crianças atendidas. Neste primeiro livro, Histórias que voam, 30 meninos e meninas de 06 a 10 anos da unidade ambulatorial do Boldrini envolveram-se no projeto. Durante duas tardes, a contadora de histórias Paula Negrão reuniu as crianças envolvendo-as com inúmeros contos e iniciando-as no processo de criação de sua própria história. O documento final dessas oficinas passou pela avaliação e edição de Sílnia Martins e pelas autoras Sandra Aymone e Louise Pavan que, respeitando as ideias originais, chegaram ao texto literário. Depois desta etapa, foi a vez dos designers da Pandora orientarem a oficina de ilustração, de onde saíram todas as imagens feitas pelas crianças. A diagramação para finalizar a obra também envolveu os profissionais da Pandora.

“Quero agradecer por poder fazer parte desta história. Foi emocionante. As crianças tiveram a oportunidade de colocar pra fora todos os sentimentos e emoções de estarem em um hospital. Adorei o resultado – foi maravilhoso! Saí de lá fortalecida e percebi que nossas histórias não são nada quando ouvimos essas crianças” – diz emocionada a contadora Paula Negrão.

O resultado desta sequência de trabalhos é uma história comovente e excepcional, contada por crianças em 16 páginas ilustradas, no formato de um livro. Além de auxiliar na recuperação emocional dessas crianças, a partir do momento em que elas conseguem expressar seus mais profundos sentimentos em imagens e palavras, o livro Histórias que voam melhora a autoestima dos pequenos que o criaram. 

 "Mundo Faz de Contas" é o caminho mais fascinante para se chegar ao Universo da Alma da criança. Lá não se conhece a palavra proibido. Tudo pode. As palavras, as brincadeiras e as pinturas são as armas e ferramentas utilizadas por estes pequenos doentes, na reconquista do seu estado de Saúde. Para a criança, o Mundo Faz de Contas é a esperança e a certeza de um novo porvir – reafirma doutora Silvia Brandalise, presidente do Boldrini.

Dia 17 de agosto, portanto, será um momento inesquecível para as 30 crianças que trabalharam nesse livro, para os profissionais das empresas envolvidas e para o patrocinador do primeiro livro do Projeto Histórias Contadas. Será momento de autógrafos e de festa. Momento de festejar sim a vitória do sonho, da fantasia que se traduz em realidade a cada vez que uma empresa decide destinar parte de seu imposto de renda para os projetos aprovados pela Lei Rouanet.

Essas crianças são protagonistas de um projeto que vai além do lápis e do papel. Como afirma Maria – uma das autoras, às vezes, temos que esfregar nossos olhos para enxergarmos a pérola que está ao lado de nosso travesseiro! Agradeço a chance de fazer parte deste colar de pérolas! Finaliza com entusiasmo Luciana Mello, coordenadora pedagógica do Boldrini.

Qualquer empresa pode fazer parte desta história e promover um final feliz.

Contato Histórias Contadas: fabulaprojetos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário