quinta-feira, 23 de julho de 2015

Interfoto Itu 2015 reúne 20 exposições com grandes nomes da fotografia

Com entrada gratuita, o acervo conta com centenas de obras que ficarão expostas em pontos turísticos do eixo histórico de Itu durante os dez dias de evento
Entre os dias 5 e 9 de agosto, a cidade histórica de Itu, interior de São Paulo, será palco da segunda edição do Festival de Fotografia Interfoto 2015.  Como manifestação cultural e artística que visa valorizar a fotografia em todos os seus aspectos, o evento oferece palestras, oficinas e irá apresentar ao público 20 exposições de ícones da fotografia nacional e estrangeira, como Alessandro Celante, Gustavo Scatena e Héctor González de Cunco, além do trabalho de fotógrafos amadores. 
As exposições serão distribuídas pelo Eixo Histórico da cidade. A Fábrica São Luiz abrigará a “Frontera Cotidiana”, de Héctor González de Cunco, com retratos da vida cotidiana, paisagens e pessoas de uma extensa região ao sul do Chile; “Janelas da Alma” de Flávio Torres, que registrou pessoas que trabalham e vivem na Rua Paula Sousa, o eixo central do Festival; “O Pai da Minha Mãe” de Rafael Pieroni; Máscaras Impermanentes” de Alessandro Celante; “Vejo Aquilo Que Não Vejo” de Vene Barini; “Atavos” de Pola Fernandez; “Codex Natura” de Kenji Ota; “Carômetro” de Gustavo Scatena que apresenta 50 celebridades e anônimos retratados ao longo de seis anos entre elas estão Silvio Santos, Mano Brown, Laerte, Hebe Camargo, Gisele Bundchen entre outros; “Corpos Caleidoscópicos” de Luciane Panisson; “Huerquehue” de Joaquín Prieto; “A Invasão” de Estefania Gavina e “Manifesto do Papel” da Canson.  
O Atelier do artista plástico Paulo Lara será palco para a mostra de Filipe Britto, “Ilha Bela: Pescando Estrelas”. A Casa de Cultura recebe “Piratas Urbanos” de Sérgio Silva. No Museu Republicano Convenção de Itu estará a exposição “Itu em Fotografias e Postais (Museu Republicano)” e “Escolas e educação nas décadas iniciais da República” com curadoria de Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego e André Luís de Lima. Na Casa da Praça a Exposição Academia Paulista de Fotografia Macs Fora de Casa.
A Praça Padre Miguel, “Praça da Matriz”, será palco da construção do Maior Varal Fotográfico do Mundo, uma homenagem aos “exageros” de Itu, organizado pelo Grupo de Fotógrafos Saltenses & Cia, através de Cidinha Barnabé e Flavio Garcia. A montagem acontece dia 8 de agosto com trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais. Além disso, o coreto da praça terá seus vãos ocupados pelas imagens impressionantes dos rostos da série de Alessandro Celante, "Máscaras Impermanentes" impressas em tecido.
Além disso, em sua segunda edição, o Interfoto Itu inaugura a seção “Itu Inter Foto-Sensível”, espaço dedicado às convocatórias do festival. O tema deste ano, “Tempus Fugit - mas ele foge, irreversivelmente nos escapa", convida os fotógrafos a construir imagens que refletem sobre o tempo e sua inexorabilidade. Os 15 melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição coletiva com o nome da convocatória durante o festival, com o corpo curatorial representado pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. 
O Interfoto conta com o apoio de importantes entidades do segmento, da indústria e conta com grandes nomes do universo da Fotografia em sua programação. “Procuramos ser democráticos e idealizamos este evento como um espaço para a celebração da Fotografia em todos os seus aspectos”, revela o fotógrafo Flávio Torres, idealizador do Interfoto com o apoio da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo). A comissão organizadora deste ano também conta com o printer Carlos Marien e o fotógrafo e designer gráfico Alessandro Celante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário