segunda-feira, 11 de maio de 2015

Banda Villa Lobos Faz Concerto de Desconstrução e Reconstrução

É tempo de Maio Musical mas o destino quer  que o novo concerto da Banda Villa Lobos seja uma das atrações da Virada Cultural, no dia 24 de maio, às 10h, no Ciaei. A entrada é gratuita e Wladimir Soares, que é o  atual diretor  artístico da Corporação Musical Villa Lobos, promete um espetáculo cheio de supresas, a começar pelo nome do concerto: “A Banda in Progress & Fragmentos da Banda”, uma paráfrase de “work in progress”, por se tratar de um espetáculo experimental que trabalha com o conceito de desconstrução e reconstrução da banda durante o concerto. O mote desse espetáculo, explica o diretor, veio de uma obra de Dmitri Shostakovich, a Abertura Fantasia, que vai ser tocada pela primeira vez  pela Banda Villa Lobos. E por ser uma estréia, o espetáculo vai seguir por esse caminho, apresentando um repertório que os próprios músicos sugeriram. No processo de desconstrução, serão apresentados números musicais com instrumentos solos, com duos, trios, quartetos, quintetos, quintetos dobrados – e aí a orquestra já começa a ser restaurada, com a apresentação de um combo,seguido de uma jazz band , para terminar em grande estilo com toda a banda novamente em cena. E os dois regentes desta verdadeira banda sinfônica que privilegia os instrumentos de sopros serão o maestro-titular, Samuel Nascimento de Lima e o maestro- assistente Tiago Morandi Roscani.

Quem trouxe a música de Shostakovich para os ensaios da banda foi o maestro Tiago Morandi Roscani, que já havia participado de uma apresentação com uma orquestra sinfônica. Apaixonado por esse concerto, Tiago encontrou um arranjo para banda sinfônica e sua empolgação contagiou todos os músicos. Trata-se de um concerto forte, arrebatador, que estreou em 1954 no Teatro Bolshoi, em Moscou, para comemorar o 37º aniversário da Revolução de Outubro (1917).  O resto da história é o próprio Tiago quem conta:
No Programa...
Fantasia- Abertura Festiva, Dmitri Shostakovich, regente Tiago Morandi Roscani;
Melodia Sentimental,Heitor Villa-Lobos- Dueto de sax alto( Samuel Nascimento de Lima) e clarinete (Tiago Morandi Roscani,ambém autor do arranjo);
Allegro Moderato, Eugene Bozza-Dueto de Flauta (Carolina Monteiro) e Oboé (Victor Perroni);
Remexendo, Radamés Gnatali- Arranjo para Quinteto de Clarinetes (dobrados) de Aldevino Brandemburgo;
When I`m  Sixty Four, Lennon& McCartney, arranjo de Ramón Richard;
Samba de Uma Nota Só, Antonio Carlos Jobim, arranjo de Walter Lang;
Low, Hector Costita, arranjo para combo de Antonio carlos Neves, regente Samuel Nascimento de Lima;
Birdland, Joseph Zawinel, arranjo para Big band de John Higgins, regente Samuel Nascimento de Lima; 
Deep Purple Medley, arranjo para banda sinfônica de Toshiko Sahashi, regência de Samuel Nascimento e participação especial do guitarrista Roberto Tempesta.

Um comentário: