sexta-feira, 17 de abril de 2015

6ª Imersão em Dança Contemporânea coloca Indaiatuba em foco

Projeto da Estúdio em Cena traz grandes profissionais da modalidade
De 1 a 3 de maio, a escola de dança Estúdio em Cena, de Indaiatuba (SP), realiza a 6ª Imersão em Dança Contemporânea. São três dias totalmente dedicados à modalidade, nos quais os alunos vão entrar em contato com as diferentes técnicas a serem transmitidas por Edson Fernandes, Samuel Kavalerski e Alexandre Almeida, renomados profissionais da área.
O projeto da Imersão começou em 2010, quando a proprietária da Estúdio em Cena, Michelly Juste, idealizou oferecer um espaço no qual bailarinos pudessem pensar, entender e vivenciar o estilo em suas diversas vertentes. Hoje, em sua 6ª edição, a escola já reuniu 21 dos principais nomes da dança contemporânea do Brasil.

“Tínhamos pouca informação sobre esse estilo aqui no interior, e é por isso que durante todo esse tempo tenho procurado trazer profissionais que dialoguem de diferentes formas sobre a mesma técnica. O resultado disso é um projeto que cresce a cada ano de forma sólida e profissional”, explica Juste.
Edson Fernandes, diretor do Projeto+1coletivo e assistente de direção na J.Gar.Cia de Dança Contemporânea em São Paulo, abrirá essa edição, no dia 1º de maio, com uma aula das 9h às 18h. Durante esse período ele pretende dar continuidade a sua pesquisa artística, que permeia a dança contemporânea com as artes plásticas.
“Serão procedimentos e mecanismos através de desenhos que chamo ‘corpoesia-rabiscos’. Irei propor exercícios que criam situações lúdicas, em que cada um será provocado e questionado sobre seus (des)limites. Quero criar ferramentas de expressão e interação que questionam o corpo, o tempo e o espaço”, detalha Fernandes.
No sábado (2), Samuel Kavalerski e Alexandre Almeida irão ministrar suas aulas em horários alternados. Kavalerski, professor da Escola de Dança de São Paulo, vinculada ao Theatro Municipal, estará no comando das 9h às 13h, em um trabalho em que buscará dar mais importância para a construção e desenvoltura do movimento.
“Inicialmente vou trabalhar a sensibilização dos alunos e conscientização da respiração como princípio fundamental do movimento. Em seguida, aplicarei alguns princípios da dança contemporânea à estrutura de uma aula de balé clássico muito simples. Em um último momento, pretendo trabalhar com uma frase coreográfica de minha autoria, na qual as minhas questões estéticas estão presentes e os movimentos estão recheados de princípios importantes para a minha pesquisa”, explica.
No mesmo dia, das 14h às 18h, Almeida, professor da Ballet Jovem de São Vicente e coreógrafo da Malosá Estúdio de Dança, é quem dará o ritmo em uma aula desenvolvida e baseada em estudos das técnicas de Laban, improvisação e dança moderna.
“Quero trazer para o corpo do bailarino uma autonomia na construção de seus movimentos, com dinâmicas e discussões sobre temas do cotidiano. Na aula, vou permitir aos estudantes um novo diálogo dentro da busca da sua identidade com a arte”, revela.
No domingo (3), os dois professores retomam as atividades, com Almeida das 9 às 13h, e Kavalerski das 14 às 18h.
As aulas da 6ª Imersão em Dança Contemporânea serão realizadas na sede da escola, que fica na Rua 11 de junho, 335 – Centro (Indaiatuba/SP). O valor da inscrição é de R$ 460, e pode ser parcelado em até 10x via pagseguro através do site www.imersaodancacontemporanea.com. Neste valor também está incluso alojamento, certificado, camiseta e mesa de apoio alimentar. Mais informações no (19) 3894-3860. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário