terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Violinista canadense se apresenta com Orquestra de Indaiatuba no dia 19

Evento, que acontece na sala Acrísio de Camargo, marca primeiro concerto como Orquestra Sinfônica
 
Com a inclusão de novos instrumentos, a Orquestra de Indaiatuba, a partir do concerto que acontece no próximo dia 19, às 20h, na sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação (Ciaei), passa a ser denominada como Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Para celebrar a mudança, nesta noite a solista convidada será a violinista canadense Véronique Mathieu, que além de solar o Concerto nº 3 para Violino e Orquestra de W. A. Mozart, fará, no dia 17, um masterclass, que é uma espécie de aula para os integrantes, em especial para os violinistas da orquestra.

De acordo com o regente Paulo de Paula, com a mudança, a orquestra que conta atualmente com instrumentos de corda, ou seja, violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, passa a ter também em sua composição instrumentos de sopro, como flauta, clarinete e trompete, e percussão, ampliando assim as possibilidades da orquestra, principalmente no que diz respeito ao repertório. "Quando acrescentamos mais instrumentos ganhamos novas sonoridades e isso enriquece musicalmente o grupo. Agora poderemos tocar peças como sinfonias e outras obras importantes escritas para a formação sinfônica", ressalta de Paula.

Já no concerto do próximo dia 19, além dos instrumentos de corda, estarão presentes flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones e percussão. Atualmente a Orquestra de Indaiatuba conta com 21 instrumentistas, com a mudança o número de músicos poderá até triplicar de acordo com cada programa. "Estamos preparando uma temporada para 2015 em que teremos desde concertos com uma formação camerística de 21 músicos, até concertos maiores, nos quais chegaremos a ter 60 instrumentistas no palco", complementa o regente.

No programa uma versão sinfônica de Luar de Indaiatuba, de Nabor Pires de Camargo além do Concerto nº 3 para Violino e Orquestra, de W. A. Mozart, que será solado pela violinista canadense Veronique Mathieu, que vem se destacando no cenário musical e já esteve à frente de várias orquestras no mundo todo, além de ter ganhado muitos prêmios internacionais de música. Para fechar a noite Suíte Carmen, de Georges Bizet que reúne uma seleção de números extraídos da famosa ópera Carmen. 
A apresentação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba é gratuita e acontece na sala Acrísio de Camargo, localizada à avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina. O concerto é uma realização da AMOJI e Secretaria Municipal da Cultura. Saiba mais sobre a orquestra acessando o site www.orquestradeindaiatuba.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário