sexta-feira, 7 de março de 2014

Sinfônica da Unicamp estreia obra do jovem compositor João Carlos Rocha com berimbau, atabaque e pandeiro, no próximo dia 13 de março

Apresentação será na Casa do Lago, com entrada franca

Com entrada franca e programa diversificado, a Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta na Casa do Lago, na Unicamp, em Campinas, no próximo dia 13 de março, às 19h. Na regência, três jovens maestros da Unicamp, João Carlos Rocha, Isaac William Kerr e Lucas Paiva.
Além dos compositores Aaron Copland, Villa-Lobos e J. Brahms, o público terá oportunidade de apreciar a estreia da obra Kizomba, do compositor João Carlos Rocha, um dos mais importantes da nova geração, que será regida pelo próprio autor. A peça se baseia em três temas principais: um samba-enredo, um pagode e um vissungo, e traz uma instrumentação tipicamente brasileira, com berimbau, atabaques, pandeiro, cuíca, entre outros. “Misturado aos elementos estéticos europeus, a composição evoca a celebração e a exaltação da vida e da liberdade”, frisa o autor.
Outro destaque do programa será a participação do fagotista Francisco Amstalden na peça Ciranda das 7 Notas, de Villa-Lobos. Considerado um dos mais importantes músicos do seu instrumento, Amstalden integra as sinfônicas da Unicamp e a Municipal de Campinas. Sobre a composição, segundo o fagotista e professor francês radicado no Brasil, Noel Devos, Villa-Lobos explorou ao máximo as capacidades técnicas e sonoras do fagote. Devos, inclusive, foi um dos primeiros a interpretar a obra com regência do próprio Villa-Lobos.
O concerto faz parte do Projeto Performance I, lançado pelo Centro de Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da UNICAMP (Ciddic), através de edital, em nível nacional, com o objetivo de disponibilizar a Sinfônica da Unicamp para o desenvolvimento de trabalhos de laboratório de pesquisa musical, junto a regentes, compositores e solistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário