terça-feira, 11 de março de 2014

Mundo ENEM - Cresce a busca por cursos preparatórios

Alunos ainda desconhecem benefícios deste novo processo 
de seleção, que já é empregado por Universidades Públicas


Uma pesquisa realizada no maior canal de busca da internet, o Google, reforça a tese em relação à falência do ‘Vestibular’. Desde a sua mudança, em 2009, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vem ganhando destaque e se posicionando como a principal ferramenta de acesso do jovem ao Ensino Superior. 
No entanto, pesquisas realizadas nos últimos três anos com mais de seis mil alunos da Rede Pública de Ensino nas cidades de Indaiatuba e Campinas apontam que esses jovens ainda não perceberam a importância do ENEM em suas vidas. 
Muitos confessaram não saber que o ENEM é o futuro substituto do antigo processo de seleção tradicional (Vestibular) de mais de 150 Universidades Federais em todo o país. Para se ter uma ideia, ao menos quatro Universidades Públicas de nossa região já utilizam o ENEM como processo único e exclusivo para o processo de seleção. São elas: 
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
- Ufscar (Universidade Federal de São Carlos)
- IFSP (Instituto Federal de São Paulo)
- UFABC (Universidade Federal do ABC)


Além, é claro, de todas as Faculdades particulares existentes no Brasil, que empregam o ProUni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal. “Outros vestibulares, principalmente das Universidades Estaduais, ainda não estão utilizando o mesmo sistema, simplesmente por uma questão política”, afirma o diretor do Mundo ENEM, Filiphe Falchioni. “Mas acreditamos que todas devem se render ao mesmo processo de seleção nos próximos anos”, completa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário