segunda-feira, 1 de julho de 2013

Arisp lança novo portal de serviços que integra todos os cartórios de registro de imóveis do estado de São Paulo


São Paulo é o primeiro estado brasileiro a disponibilizar o Registro Eletrônico 
A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – Arisp – lançou no último dia 24 de maio a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis, um novo portal de serviços que permite a implantação do Registro Eletrônico no Estado de São Paulo. A iniciativa é inédita no país e decorre de cooperação firmada com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB.
A nova plataforma funcionará no Portal Eletrônico publicado sob o domínio www.registradores.org.br e está pronta para atender em âmbito nacional, mas no momento integrará os serviços de todos os Registros de Imóveis do Estado de São Paulo.
Várias autoridades do Poder Judiciário participaram da solenidade de lançamento, entre eles, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Jorge Hélio Chaves e o corregedor geral da Justiça de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini. Autoridades do Executivo também estiveram presentes, como o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo; a secretária da Justiça, da Defesa e da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda e o diretor executivo do Itesp – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Marco Pilla.
Dentre as várias ferramentas digitais lançadas e normatizadas pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, o monitor registral disponibiliza o monitoramento constante dos registros de matrícula; ou seja, caso haja qualquer alteração na situação do imóvel, o proprietário é avisado imediatamente. Os contratos bancários e as escrituras eletrônicos poderão ser encaminhados pela Internet, dispensando a ida pessoal ao cartório para a prenotação do título – a população ainda pode contar com a comodidade de acompanhar eletronicamente o andamento dos títulos pela Internet (certidões da matrícula são fornecidas em até duas horas após o pedido).
Outra novidade é a redução dos prazos de registro ou devolução com exigências dos títulos em formato eletrônicos: até cinco dias úteis, ante quinze dias corridos dos títulos em papel.
A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo foi a primeira entidade a lançar um portal com serviços eletrônicos extrajudiciais para a população e colocou os Cartórios de Registro de Imóveis ao alcance de um clique. As Certidões Digitais são realidade desde 2007. A associação dá um passo a mais na inovação e torna real o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.
Durante o evento, também foi assinado um convênio de cooperação técnica entre a Arisp e a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para o desenvolvimento de índices e estatísticas sobre o mercado imobiliário.
Para mais informações, 3834-3710, com Eduardo Bertoli, do Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Indaiatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário