terça-feira, 16 de outubro de 2012

Iff! realiza noite especial com tributo a Miles Davis

Se consolidando com uma das melhores opções de entretenimento de Campinas, o Iff! traz para a cidade um especial para quem aprecia boa música e sofisticação. Na próxima quarta-feira, 18 de outubro, à partir das 21h, a casa realiza a noite Miles Davis Special. O tributo a um dos músicos de jazz mais importantes de todos os tempos é realizado por um time especial de músicos de São Paulo que reproduzem exatamente as mesmas formações, repertórios e arranjos originais dos dois álbuns de Davis consagrados como os mais importantes da história do gênero: Kind Of Blue e Birth Of The Cool.
Miles Davis, também reconhecido por ser um mestre no trompete, marcou gerações com seu estilo musical único e inigualável. Atravessou as diversas eras do gênero sempre como um inovador: desde o bebop até o jazz eletrônico, Miles Davis sempre apontou novos rumos para a música criando tendências e estabelecendo novas linguagens.
No ano de 1959, Miles Davis convocou para o estúdio um grupo de excelentes músicos que não sabiam o que iam gravar; chegando lá apresentou apenas alguns esboços de melodias e escalas para improvisação. Dessas sessões nasceu o álbum Kind Of Blue, que foi adicionado à Biblioteca do Congresso com o reconhecimento de tesouro cultural nacional americano, incluído em todas as listas de discografia fundamental. O álbum é considerado por muitos o disco de jazz mais perfeito de todos os tempos, sendo também talvez o mais vendido, com quádrupla platina.
Um quinteto de jazz com exatamente a mesma formação (trompete, sax tenor, piano, contrabaixo acústico e bateria) apresentam no Iff! o repertório exato do disco, na mesma ordem, assim como outros hits essenciais do quinteto de Miles Davis, num show dinâmico e de alta classe.
Já o disco Birth Of The Cool marca o nascimento do estilo cool jazz, em reação ao movimento bebop. Ao contrário do espírito frenético do jazz que vinha sendo praticado, Miles Davis se juntou ao arranjador Gil Evans e produziu uma nova sonoridade baseada na mistura de instrumentos típicos das big bands (trombones, trompetes, sax) com instrumentos de orquestra (trompa, tuba), resultando numa sonoridade muito mais intimista e sofisticada.
O Iff! apresenta essa formação inusitada composta por 9 músicos (trompete, sax alto, sax barítono, trombone, trompa, tuba, piano, contrabaixo acústico e bateria) que vêm de São Paulo a Campinas exclusivamente para reproduzir fielmente ao vivo os arranjos gravados originalmente no celebrado álbum, numa experiência inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário