quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Centro de Arte Flamenca promove imersão no flamenco com ações até dezembro

O Centro de Arte Flamenca (CAF) caminha para o encerramento das comemorações dos seus 15 anos mergulhando na origem do flamenco com uma programação, até dezembro, permeada por estudos, discussões, saraus, workshops e espetáculo de final de ano que prometem desnudar a arte que mais se identifica com a cultura espanhola.
Uma sessão de cinema com o filme francês Latcho Drom, de 1993, dirigido por Tony Gatlif, é uma excelente pedida para a imersão no flamenco, marcada para o dia 30 de setembro, às 18h. Em Latcho Drom, que no dialeto cigano significa “estrada segura”, a música flamenca é descrita desde a sua origem com os nômades no noroeste da Índia, passando pelo leste europeu onde adquiriu novas culturas e conceitos até chegar à Espanha, onde amadureceu, fincou raízes e de onde parte para encantar e influenciar o mundo. “É uma oportunidade muito interessante para que as pessoas entendam de onde veio a música flamenca e, consequentemente, o baile”, frisa Lu Garcia, professora e diretora do Centro de Arte Flamenca.
Ela adianta que o filme, embora não tenha legendas, é facilmente compreendido. Apenas por sua sequência de cenas, pela dança e pela música, o documentário mostra os vários idiomas e lugares pelos quais o flamenco passa até tornar-se o que se conhece hoje. Latcho Drom foi ganhador da sessão Un Certain Regard do Festival de Cannes de 1993.
Outubro a dezembro
Em outubro, um workshop por bulerías com a bailaora paulistana Carolina da Mata, seguida de show da artista junto com o Luna Flamenca – grupo profissional do CAF –, serão as atrações da peña flamenca do mês. E em novembro, o encontro mensal será conduzido pelos alunos, que irão apresentar o estudo que vêm fazendo para a montagem do espetáculo, que será em dezembro. “A última peña flamenca de 2012 será como um sarau, com cada turma expondo peculiaridades do ritmo que estão pesquisando para apresentar no espetáculo”, antecipa a diretora.
De acordo com Lu Garcia, o objetivo das ações é aprofundar o tema, dividir o conhecimento com os alunos da escola e com público em geral e usar a experiência vivenciada com essas atividades na complementação da apresentação de final de ano da escola, que ganhará um espetáculo de conteúdo mais encorpado e fidedigno.


Exibição do filme Latcho Drom
Data: 30 de setembro, às 18h
Convites: R$ 7,00 (não alunos) e R$ 5,00 (alunos do CAF), para custear pipoca, chocolates e sangria. Haverá debate sobre o documentário após a sessão.
Local: Centro de Arte Flamenca
Endereço: Av. Heitor Penteado, 715, Taquaral, Campinas (SP)Informações: (19) 3243-6019 ou www.centrodearteflamenca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário