sexta-feira, 11 de maio de 2012

Internet para todos na praça Rui Barbosa, uma idéia de primeiro mundo em Indaiatuba, isto vale a pena.


A Praça Rui Barbosa, localizada no Centro de Indaiatuba, pode se tornar um marco na história digital de Indaiatuba. Uma indicação do vereador Maurício Baroni, que seguiu para a Câmara na segunda-feira (7/05), propõe que o espaço seja a primeira ‘Praça Digital’ de Indaiatuba, com conexão sem fio liberada e abertura dos sinais de internet para qualquer pessoa que frequentar o local. O serviço seria também o 1º da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a funcionar em praças públicas. Entre os demais benefícios da instalação de redes Wi-Fi em diversos pontos fixos do Município, o vereador cita a modernização da gestão pública; uso de tecnologias de apoio por meio da internet; disponibilização de novos serviços para a população, inclusão digital e inclusão social.
A internet hoje melhora a qualidade de vida das comunidades quando estimula as pessoas a se qualificarem. Fazendo um curso à distância, você melhora seu currículo; com isso tem mais oportunidades de emprego e com mais pessoas qualificadas um Município ganha mais estímulo para crescer economicamente falando.
A primeira empresa a se mostrar interessada no projeto é a Apoiocom Digital Telecomunicações, que irá fornecer a rede Wi-Fi. Outra empresa-parceira do projeto é a CompanysatVivo, que vai oferecer o carta-raspadinha, que dá ao usuário a senha de acesso para utilizar o sistema.
O projeto-piloto será na Praça Rui Barbosa, mas a Apoiocom e a CompanysatVivo já disponibilizaram seus serviços para lançarmos outros nove pontos para a implantação do projeto. A Rodoviária de Indaiatuba será a segunda praça a receber o projeto. Depois, o município será mapeado e as praças permitirão a conexão de Indaiatuba com o mundo.
A base do projeto na Praça Rui Barbosa vai funcionar na Casa do Artesão. O local recebe todos os sábados uma Feira de Artesanato que reúne cerca de 50 artesãos. O cidadão recebe um cartão disponibilizado na Casa do Artesão. O cartão tem uma área que deve ser raspada, e que possui um código. Com esse código, ele acessa a internet do dispositivo que levar para a praça, que dá direito a 8h de utilização de internet sem fio, gratuitamente. Essas 8h podem ser fracionadas e utilizadas a qualquer momento.
Francisco Carlos F. dos Santos, o Chicão, coordenador da Feira das Artes que acontece na Praça Rui Barbosa, comemora a iniciativa. “Esperamos que movimente o espaço, leve mais pessoas para a praça, atraia artistas e conecte os cidadãos”, afirma.
A Feira das Artes é formada por artesãos da Fiarte, presidida por Chicão, e Feirarti, entidade a cargo de Ângela Aparecida Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário