sábado, 8 de dezembro de 2018

Ação vai promover diagnóstico precoce de Hepatite C no Polo Shopping Indaiatuba


No próximo domingo a OSC Gabriel realiza 300 testes rápidos gratuitos para identificar presença do vírus no sangue

Testes gratuitos para identificar hepatites virais no sangue serão realizados no Polo Shopping IndaiatubaCrédito: Divulgação OSC Gabriel

No próximo domingo, 9 de dezembro, das 12h às 20h acontece no Polo Shopping Indaiatuba uma ação que visa chamar a atenção para a erradicação das hepatites virais: o movimento Hepatite Zero. Equipes de voluntários da OSC Gabriel, Rotary Club, em parceria com a Drogasil, irão disponibilizar 300 testes rápidos gratuitos para identificar a presença do vírus da Hepatite C no sangue de quem quiser participar da campanha.

Os testes, fornecidos pela ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatites), também parceira da ação, fazem parte do movimento “Hepatite Zero” que pretende erradicar a presença do vírus no mundo todo. No Brasil a meta é erradicar o vírus até o ano de 2030. Para isso, é necessário testar a maior parte da população.

É o terceiro ano consecutivo que a campanha acontece em Indaiatuba. Até agora já foram realizados 3.660 testes com 14 resultados positivos, que foram encaminhados para os serviços de saúde. Com mais esta ação no dia 9, serão totalizados 3.960 testes realizados na cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 3 milhões de brasileiros infectados pelas hepatites virais, sendo que na década de 2000 a 2010 foram registrados 37 mil óbitos devido à doença. A Hepatite C é a doença que mais mata hoje, responsável por 70% dos óbitos ocorridos no Brasil.  Além disso, um a cada três transplantes de fígado ocorrem por complicações da Hepatite C.

A boa notícia é que 90% dos casos de Hepatite C tem tratamento. Com o diagnóstico precoce há chance de impedir que a doença progrida. “Por isso é importante que a população compareça e participe, fazendo o teste. A transmissão pode ocorrer por não utilizar materiais esterilizados na colocação de piercing, tatuagem, procedimento cirúrgico, ou até mesmo ao compartilhar aparelhos de barbear, alicate de cutículas e agulhas”, informa a presidente da OSC Gabriel, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho.

A gerente de marketing do Polo Shopping Indaiatuba, Andréa Fernandes, destaca a importância da campanha. “É extremamente importante fazer parte dessa ação que visa erradicar as hepatites virais, promovendo o diagnóstico precoce através dos testes gratuitos”, informa a gerente.

Está campanha é de interesse público, pois através dos testes vidas podem ser salvas. Através do diagnóstico precoce podem ser realizados tratamentos e assim, evitar que muitas pessoas tenham que ingressar na fila de transplante.

São parceiros dessa ação: OSC Gabriel, Rotary Club, ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatites), Drogasil, Unimed Campinas, Novartis Biociência e Polo Shopping Indaiatuba.

Campanha Hepatite Zero
Data: Domingo, 9 de dezembro de 2018
Horário: das 12h até 20h (ou enquanto durarem os estoques de 300 testes gratuitos)
Local: Polo Shopping Indaiatuba – Al. Filtros Mann, 670 - Jardim Tropical
Participação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário