quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Brasil é um dos países que mais utiliza o implante dentário no mundo


Doutora em Prótese Dentária pela USP tira todas as dúvidas sobre o procedimento e suas vantagens

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais coloca implante dentário no mundo? É isso o que o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) aponta. E já que o procedimento é o mais utilizado, entender como ele funciona e por que se faz necessário são pautas relevantes.

Muitos acreditam que a busca pela estética seja o maior motivo pelo qual os pacientes procuram o procedimento, mas na verdade ela se deve, principalmente, a falta de conforto com próteses removíveis e problemas de mastigação, já que segundo a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), mais de 40% dos idosos com mais de 65 anos são desdentados totais.


De acordo com Isabela Olivio, doutora em Prótese Dentária pela USP e sócia da ImplantoLogic Odontologia em Indaiatuba, “a partir do momento que alguém perde um ou mais dentes, há duas opções para substituição do dente perdido: prótese fixa ou prótese removível”. No caso dos implantes a prótese fica fixa.

COMO FUNCIONA
Os implantes dentários são peças que servem para substituir a raiz do dente perdido, suportando uma prótese fixa. Apesar de serem artificiais, são biocompatíveis por serem feitos de titânio, que é responsável por permitir a osseointegração. Além disso, é altamente resistentes às forças da mastigação.

O tratamento com implantes é realizado em duas etapas: cirúrgica e protética. O primeiro é a etapa cirúrgica na qual é feita a instalação. Os implantes são instalados na estrutura óssea fornecendo assim uma estabilidade para a futura prótese. Já o passo dois é a etapa onde o dente é construído. “Nessa modalidade de tratamento a prótese, ou seja, o dente, fica fixo ao implante, que por sua vez está fixado em estrutura óssea, o que gera conforto para falar e sorrir com confiança", explica a doutora.

BENEFÍCIOS
São diversos os motivos que fazem os pacientes chegarem aos consultórios em busca de uma prótese fixa, entre elas estão a baixa auto-estima devido a falta dos dentes, vergonha em namorar ou falar em público, pois a prótese removível se movimento e isso pode causar constrangimento e até limitações em viagens, "por incrível que pareça algumas pessoas não vão à praia por medo de perder a prótese removível no mar”.


O implante por sua vez traz inúmeras vantagens, principalmente se comparada à prótese móvel. "A primeira é a recuperação da função mastigatória, pois há pessoas que sofrem por não conseguirem se alimentar de forma adequada, pela falta dos dentes. A segunda, também muito importante, é a estética, já que a prótese fixa se assemelha muito com um dente natural e não há grampos para sustentá-la”, pontua. Ainda, outras vantagens como conforto, facilidade de higienização, auto-estima elevada, sensação de dente natural e liberdade para falar e sorrir são destacadas.

PRÉ E PÓS OPERATÓRIO
Antes de qualquer cirurgia é preciso um check-up para garantir que a saúde do paciente esteja em ordem. Na odontologia não é diferente. Como no tratamento com implantes há etapas cirúrgicas, é preciso atenção aos exames e também há alguns quadros de saúde específicos “pacientes que estão passando por tratamentos com o uso de medicamentos da classe Alendronatos (medicação para osteoporose) e pacientes diabéticos são contra-indicados a passar por cirurgias para instalação de implantes. Outras doenças sistêmicas também podem ser contra-indicações para esse tipo de tratamento”, alerta dra. Olivio.

Já no pós operatório o paciente é orientado a não fazer esforço excessivo e evitar o sol. O período de repouso indicado é de 48 horas, podendo se estender em até 10 dias. “Com o avanço da tecnologia e principalmente investimento em conhecimento técnico e científico, é possível instalar implantes sem cortes longos através da cirurgia guiada virtualmente. Nesse caso o paciente pode voltar a seus afazeres no dia seguinte sem dor e sem pontos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário