quarta-feira, 8 de março de 2017

Iguatemi Campinas recebe exposição de fotos sobre o Pantanal

Imagens do livro “Olhos do Pantanal” poderão ser apreciadas no segundo piso do empreendimento, de 8 a 19 de março.
Em mais uma iniciativa de incentivo à arte e à cultura, o Iguatemi Campinas sedia de 8 a 19 de março uma exposição fotográfica em homenagem ao Pantanal. Instalada no segundo piso do empreendimento, a mostra reúne imagens do livro “Olhos do Pantanal”, que representam parte da grandeza e beleza desse bioma. 
A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h.
A publicação “Olhos do Pantanal” é dividida em imagens sobre a Paisagem do Pantanal, Flora Pantaneira, Fauna Pantaneira, Gado e Vaqueiro Pantaneiro. O projeto teve início em abril e foi finalizado em dezembro de 2016. Liderado pelo fotógrafo Tiago Marcelino, o roteiro escolhido foi o da MT-060, também conhecida por rodovia Transpantaneira. Este trajeto liga a cidade de Poconé-MT ao distrito de Porto Jofre e possui 140 km de chão de terra e 125 pontes de madeira.
O Pantanal é um bioma constituído por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com aproximadamente 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, além de englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia. 
Segundo o fotógrafo, foram tiradas ao todo10.228 fotos e o livro possui 252.“Não conhecia o Pantanal e todas as experiências que vivenciei foram marcantes. Algo que me impressionou foi a hospitalidade do pantaneiro e o amor que eles têm pela região. Devemos preservar e proteger essa região, um dos únicos lugares do mundo onde é possível encontrar uma diversidade tão rica de espécies”, conta Tiago. 
O projeto tem o apoio da FMC Agricultural Solutions e do Ministério da Cultura. O título é parte integrante do projeto “Publicação de Livros Fotográficos – Pantanal, Mata Atlântica e Pampas”, do Pronac, nº 1410573 - aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário