terça-feira, 6 de setembro de 2016

Conheça o movimento Slow Beauty e o consumo consciente de produtos de beleza

Você sabe a procedência dos seus produtos de beleza ou qual composto químico que eles usam? Já parou para pensar se os produtos de beleza que você consome foram testados em animais ou o tempo que suas embalagens levam para se decomporem no meio ambiente? Pois bem, a importância de questionar esses fatores influência na criação de um novo movimento estético, o slow beauty.

Assim como os movimentos slow fashion e slow food, o slow beauty é um conceito criado para mudar o consumo de cosméticos e maquiagens. Um dos pontos principais do slow beauty é a diminuição do consumo de produtos industrializados, trocando-os por produtos naturais e orgânicos. Consumindo com consciência, produziremos menos lixo com as embalagens, além de ser uma forma de combater os testes em animais.

No Brasil existem poucas empresas especializadas neste tipo de público. Pensando nisso, a jornalista Barbara Tonhela criou a Terráquea, e-commerce especializado em produtos naturais e orgânicos. No site, você pode encontrar de cosméticos e maquiagens naturais e cruelty free , livre de testes em animais.

“Sou praticante do Slow Beauty há dois anos quando li um rótulo de shampoo e fiquei me perguntando sobre aqueles ingredientes. Uma rápida pesquisa online me deu o parecer que aquele shampoo era praticamente um potinho de veneno com substâncias comprovadamente cancerígenas e prejudiciais a saúde. O mesmo aconteceu com desodorante e maquiagem”, comentou Barbara.

A jornalista e empresária ainda pontuo a importância do movimento, que já conquista uma grande parcela da população. “O slow beauty é um movimento muito importante do ponto vista ecológico e do empoderamento dos consumidores. Quem entra nesse mundo lê ingredientes e os questiona, tem mais sensibilidade com o que está consumindo. E as empresas também estão entendo isso, aumentando a gama de ofertas de produtos naturais, se preocupando com a extração sustentável dos produtos e investindo em embalagens biodegradáveis e reutilizáveis”, afirmou.

Para quem acha de precisa de dezenas de produtos para se obter um bom resultado estética, Barbara explica que isso é um grande mito. “A principal vantagem do slow beauty é que com menos cosméticos, conseguimos os mesmos e até mais resultados do que com os convencionais. Com um óleo de jojoba, por exemplo, conseguimos hidratar o rosto, lábios e os cabelos. Não precisamos mais de 5 a 6 cosméticos para desempenhar essas funções”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário