quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Prêmio Brasil Criativo

Brincando com o Folclore, através do resgate de antigas brincadeiras da cultura popular - folclore infantil brasileiro, traz a crianças e adultos dos dias de hoje o encanto de jogos lúdicos, brincados por antigas gerações de origem ibero-americana, indígena e afro descendentes - raízes étnicas de origem do povo brasileiro. Um espetáculo de teatro onde crianças de 0 a 100 anos brincam o tempo todo junto aos atores, de jogos que fizeram parte da infância de seus pais e avós. Se Essa Rua Fosse Minha - Espetáculo de Brincar, que em 2014 comemora 10 anos em cartaz, já mereceu por duas vezes o Prêmio Pontinhos de Cultura, além de integrar o Projeto Palco Brasileiro (merecedor do Prêmio V alores do Brasil) e Prêmio Culturas Populares. O espetáculo já foi assistido por mais de 300 mil crianças em comunidades diversas, atendendo a crianças em situação de risco, baixa renda e portadoras de necessidades especiais, em todo o Brasil. 
Prêmio Brasil Criativo abre votação on-line para a escolha de finalistas e levará internautas a Cerimônia de Premiação
Internauta ao participar da votação concorrerá a ingresso para a cerimônia de encerramento no Auditório Ibirapuera
Votação selecionará os 3 finalistas de cada um dos 22 setores criativos
A partir do dia 27 de outubro, a votação aberta e on-line do Prêmio Brasil Criativo - Nossa essência, reconhecida, a maior iniciativa para o reconhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país, estará aberta no link: www.premiobrasilcriativo.com.br/voteagora, para a escolha dos três projetos, entre os seis selecionados de cada categoria,  que irão avançar para a etapa final. Ao escolher o seu projeto favorito, o internauta  terá a opção de concorrer a um ingresso para a Cerimônia de Premiação no Auditório Ibirapuera no dia 3 de dezembro. A votação permanecerá até o dia 10 de novembro, e cada internauta poderá votar uma vez por dia em cada uma das categorias.
 A iniciativa da ProjectHub com a c hancela do Ministério da Cultura, apresentada pela 3M e com patrocínio do Sebrae, contempla os trabalhos inscritos em 22 setores da economia criativa, distribuídos em cinco campos de interesse: Criações Culturais e Funcionais (arquitetura, design, moda, games e gastronomia); Artes de Espetáculo (dança, música, circo e teatro); Audiovisual/Livro, Literatura e Leitura (cinema e vídeo, publicações em mídias digitais e publicações em mídias impressas);  Patrimônio (patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus); e Expressões Culturais (culturas populares, culturas indígenas, cultura afro-brasileira, artesanato, artes visuais e arte digital). Ainda, haverá o prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado que não estará disponível na votação aberta.
 Para o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura Marcos André Rodrigues de Carvalho, o Prêmio Brasil Criativo é uma forma inovadora de reconhecimento. É missão da Secretaria de Economia Criativa e do Prêmio Brasil Criativo reconhecer e dar visibilidade aos empreendimentos inovadores da Economia Criativa brasileira, destaca o secretário. A proposta é sair da ideia de um evento para transformar-se em uma plataforma de formação e p romoção que transforma o conceito de uma premiação. Assim, teremos um modelo inovador de reconhecimento, completa Marcos.
 Além da forma inovadora de reconhecimento, para Eduardo Saron, o Prêmio diversifica no quesito tecnologia também. 'Este é um país que tem talento e tecnologia - não somente no campo digital - há uma infinidade de tecnologias, as pessoas são criativas para introduzir instrumentos que as auxiliem a superar seus desafios. E tem ainda um terceiro elemento fundamental para a criatividade que é o tesão. Essas três coisas, talento, tecnologia e tesão devem ser potencializadas. É preciso lançar luz sobre elas, para que possamos mapear o que significa verdadeiramente a criatividade do brasileiro e, portanto, fugir dos esteriótipos afirma o Diretor do Instituto Itaú Cultural e curador do Prêmio.
 Após a votação aberta, a banca de curadores selecionará o ganhador dentro de cada categoria a partir dos 3 escolhidos. A etapa final do evento terá seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro, em São Paulo. Só nesta data serão anunciados os projetos contemplados com o Prêmio Brasil Criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário