quarta-feira, 19 de novembro de 2014

6º Festival da Estúdio em Cena promete surpreender com O Rei Leão

Espetáculo irá reunir dança, teatro e elementos cênicos em um mesmo palco

Quem já está na faixa dos 30 anos provavelmente ainda se lembra do frenesi causado pela estreia do filme O Rei Leão, em 1994. A animação da Disney, que conta a jornada do pequeno Simba, marcou uma geração. E o que já era bom nas telas, ganhou a sua versão teatral com o musical, e agora ritmo e dança através do 6º Festival da Estúdio em Cena, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no Teatro Ciaei, em Indaiatuba.
Com 11 anos na época em que o filme foi lançado, a bailarina e proprietária da Estúdio em Cena, Michelly Juste, relembra que a identificação com a temática do desenho foi decisiva na hora de eleger o tema de encerramento do ano letivo da escola.
“Desde a minha infância O Rei Leão sempre teve um significado muito forte em minha vida. A história, por si só, já é uma lição, e saber que posso levar a plateia a sonhar e se emocionar, foi decisivo”, conta.
A escolha também revela a evolução e crescimento dos espetáculos da Estúdio em Cena, que neste ano levará cerca de 300 bailarinos ao palco, que além de dançarem também vão atuar.
E assim como as coreografias exigem ensaios constantes, a parte cênica também é minuciosamente cuidada, já que para boa parte dos alunos essa é a primeira vez que eles também terão que interpretar. Para isso, a escola conta com o trabalho do ator e professor de teatro, Nelson Polinário, que busca colocar o elenco em um processo somático de direção.
“Procuro fazer com que o bailarino entenda a situação teatral na qual está inserido, para que depois disso a preparação continue simultaneamente aos ensaios. Como eles possuem uma memória corporal aguçada, e lembram facilmente das sequências dos movimentos, as cenas são passadas exatamente como devem ser realizadas, ensaiadas repetidamente e então sincronizadas com o áudio dublado”, detalha Polinário.
Para este festival serão 15 personagens principais e 26 secundários. Dentre eles está o irreverente Timão, o suricata que será interpretado pela bailarina Bárbara França, que garante estar se preparando bastante para entrar em cena.
“Procuro ficar sempre atenta às correções para estar cada vez melhor. Além disso, já assisti ao filme milhões de vezes porque quero ficar idêntica ao meu personagem, ver todas as manias e o modo como ele anda, olha e fala. Mas, o principal mesmo é que eu amo o que faço e sei que, mesmo com todos os ensaios em horários malucos, vai valer a pena”.
Diferentemente dos outros anos, essa é a primeira vez que a escola contará com sessões de matinê. A ideia surgiu devido ao aumento do número de alunos e como forma de poupar as crianças, que geralmente ficam mais cansadas à noite e dormem cedo. As apresentações das matinês começam às 15h30 e as da noite às 20h.
Até o dia 05/12, os ingressos para o festival podem ser adquiridos com desconto (R$ 30,00) na secretária da escola, que fica na Rua 11 de junho, 335. Nos dias do evento, os convites estarão disponíveis na bilheteria do teatro (R$60,00).
Mais informações através do 3894-3860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário