quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIATUBA e SECRETARIA DE CULTURA convidam para:


PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE OUTUBRO
  
PRÊMIO LITERÁRIO ACRÍSIO DE CAMARGO:
Inscrições abertas de: 
1º a 25 de outubro de 2013
Informações no site: 
www.indaiatuba.sp.gov.br


INSCRIÇÕES PARA OFICINAS:
- OFICINA ESCRITA CRIATIVA 
Profissionais: Prof. Dr. Celso Falaschi e Profª. Ms. Mônica Kimura
Dias: 09, 16 , 23 e 30 (4ª feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
 25 vagas

- OFICINA DE POÉTICA MUSICAL
Profissional: Magno Mello
Dias: 19 ( das 14h as 18h) e 20 (das 9h as 13h)
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
20 vagas

Poética Musical é o primeiro estudo completo e sistematizado no Brasil sobre os elementos e ferramentas que compõem uma letra de música.
 É um estudo inovador, contemplado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Interações Estéticas 2010”.
 Resultado da análise de mais de duas mil letras de canções brasileiras.
O Workshop de Poética Musical é um convite ao mergulho profundo e surpreendente no universo das letras de música brasileira, de modo jamais visto.  É indicado a compositores, poetas, cantores, escritores, músicos e qualquer pessoa que se interesse pela canção brasileira e ou novos universos de conhecimento, além de professores e estudantes (Música, Letras, Artes,Comunicação, História). 
Inscrições para as Oficinas : 
- preencher ficha na Secretaria da Cultura
- comprovante de endereço (morador de Indaiatuba)
- doação de 1 livro de literatura novo ou usado

 
Dia 04: 
PALESTRA: - O ESPAÇO DA MULHER E A NOVA CENA LITERÁRIA NACIONAL 
Palestrante: Ivana Arruda Leite
Horário: 19h30
Local: Plenarinho da Câmara Municipal

IVANA ARRUDA LEITE nasceu em 1951, em Araçatuba; é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos: "Histórias da Mulher do Fim do Século", "Falo de Mulher" e "Ao homem que não me quis" (finalista do prêmio Jabuti); uma novela "Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60" e dois romances: "Hotel Novo Mundo" (finalista do prêmio São Paulo) e "Alameda Santos". Participou de inúmeras antologias, dentre as quais: "Geração 90 – os transgressores", "25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira", "Contos de escritoras brasileiras". Também escreve livros infantis e infanto-juvenis.

Dia 05 : 3ª ELIMINATÓRIA DO FESTIVAL DE ROCK
Horário: a partir das 15h
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico

Dia 06: 4ª ELIMINATÓRIA DO FESTIVAL DE ROCK
Horário: a partir das 15h
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico

Dia 10: CINEMA NA PRAÇA :  Documentário Vinicius de Moraes
Local: Praça da Matriz
Horário:20h
Entrada gratuita

Dia 11: PALESTRA: CARTOGRAFIA POÉTICA: PAINEL DA POESIA CONTEMPORÂNEA
Palestrante: Cláudio Daniel
Local: Plenarinho da Câmara Municipal
Horário: 20h

Poeta. Tradutor. Ensaísta. Magro. Irônico. Doutorando em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Curador de Literatura e Poesia no Centro Cultural São Paulo e colunista da revista CULT. Editor da Zunái, Revista de Poesia e Debates. Praticante de Aikidô. Publiquei os livros de poesia Sutra (1992), Yumê (1999), A sombra do leopardo (2001), Figuras Metálicas (2005), Fera Bifronte (2009), Letra Negra (2010), Cores para cegos (2012) e o livro de contos Romanceiro de Dona Virgo (2004). Como tradutor, publiquei a antologia Jardim de camaleões, a poesia neobarroca na América Latina (2004), entre outros títulos. Em Portugal, publiquei a antologia poética pessoal Escrito em Osso.

Dia 12: PEÇA INFANTIL: “O PEQUENO PRÍNCIPE” Cia Artemídia
Adaptação e direção: Daniel Neves
Duração: 50’ / Censura livre
Local: Sala Acrísio
Horário: 19h
Entrada gratuita

Crítica: Sensível e delicado. Uma linha tênue entre a fantasia e a realidade, trazendo à tona dilemas humanos atemporais. A leitura de Daniel Neves do clássico “O Pequeno Príncipe” faz-nos rir e chorar, amar e odiar, crer e duvidar.
A direção precisa, a competência do elenco, o cuidado com o figurino, a construção cuidadosa e bela dos objetos cênicos, a linguagem ao mesmo tempo engraçada e poética, num viés entre o humor e a crítica contundente, respeitando a inteligência e a integridade infantil leva-nos a crer que teatro para crianças é possível dentro de uma realidade que não as “bestialize”, como, infelizmente, vemos todos os dias na televisão e em outros.
Assisti, re-assisti, assisto e indico, não só com o olhar crítico do fazer teatro,  mas pela criança que paira em mim, em ti... Só podemos dizer: ASSISTAM! É um bálsamo de candura.
 Clara Roncati – Atriz, arte-educadora, professora de Língua Portuguesa e pós-graduada em Sociologia Política.

Dia 13: JOÃO & MARIA – O MUSICAL
Autor e diretor: Thiago Ramos
Horário: 15h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para mantê-los. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que são o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelo corvo e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta. Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer a sua carne.
Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima. Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam atirando-a para dentro do próprio forno.
Ingressos à venda.


Dia 13: SHOW ABBA ON STAGE - TRIBUTE GOLD BAND
Horário: 20h30
Local: Sala Acrísio de Camargo
ABBA ON STAGE chega com um repertório cuidadosamente selecionado e escolhido, interpretando os hits mais importantes da banda sueca que se tornou o principal produto de exportação da Suécia, conquistando e encantando plateias de todo planeta.
Sem dúvida alguma, este incrível e completo Show Tributo ao ABBA faz sentir a emoção e lembranças de uma época de ouro das músicas que todos nós conhecemos e amamos e cantamos mais de uma vez em nossas vidas, além de todas as outras considerações.
ABBA ON STAGE - Este grupo fabuloso de tributo ao ABBA tem animado e desfrutado de cada show, cada canção em cada esquina visitada e é impossível ficar indiferente a tal perfeição e respeito com que esses músicos desenvolvem este show inesquecível.
ABBA ON STAGE, considerado o melhor show tributo Abba no Brasil é formado, por AD HENRY como Benny Andersson, UGLETSON CASTOR como Bjorn Ulvaeus, e as irmãs, LIZA MARX como Agnetha Fältskog e a líder do Grupo ELLIE MARX como Anni Frid Lyngstad. Todos são grandes cantores, que, aliados a músicos virtuosos, juntam um frescor que energiza o público em um espetáculo nunca antes imaginado.
Não importa a idade, nacionalidade, raça, gênero, ou de onde vem o grupo ABBA ON STAGE, pois, eles se tornam, no palco, uma avalanche musical que levam todos a cantarem e dançarem no ritmo da música do famoso grupo ABBA.
Ingressos à venda


Dia 17: CINEMA NA PRAÇA : Orfeu Negro

Local: Pça. Matriz

Horário: 20h
Entrada gratuita


Dia 18: PALESTRA - LITERATURA E CONTRACULTURA: A GERAÇÃO BEAT
Palestrante: 
Cláudio Willer
Local: Câmara Municipal
Horário: 19 h30

CLAUDIO WILLER (São Paulo, 1940) é poeta, ensaísta e tradutor, ligado à criação literária mais rebelde, ao surrealismo e geração beat. Publicações recentes, Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia, ensaio (Civilização Brasileira, 2010); Geração Beat, ensaio (L&PM Pocket, 2009); Estranhas Experiências, poesia (Lamparina, 2004). Traduziu Lautréamont, Ginsberg e Artaud. Publicado em antologias e periódicos no Brasil e em outros países. Doutor em Letras na USP, onde fez pós-doutorado e deu cursos como professor convidado. Também deu cursos, palestras e coordenou oficinas em uma diversidade de instituições culturais. Presidiu a UBE, União Brasileira de Escritores. Mais emhttp://claudiowiller.wordpress.com/about .


Dia 18: MAPA CULTURAL PAULISTA  - LITERATURA FASE REGIONAL
Divulgação dos classificados na modalidade Literatura
Local: Câmara Municipal
Horário: 19 h30

 Dia 19: RE VIRADA CULTURAL DA RMC : ENCONTRO DE VIOLEIROS DA RMC
- Grupo de Viola Caipira da Secretaria da Cultura de Indaiatuba
- Violeiros de Itatiba
- Orquestra Barbarense de Violas

Horário: das 9h as 12h
Local: Praça Dom Pedro II

Dia 19: FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Horário: das 9h as 12h
Local: Praça Dom Pedro II


Dia 19: RE VIRADA CULTURAL DA RMC: ENCONTRO DE CORAIS
- Corda Coral de Americana
- Coral Cidade de Indaiatuba
- Coral da 3ª Idade

Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Entrada gratuita

Dia 20: CONTADORES DE HISTÓRIAS : RE VIRADA CULTURAL DA RMC
Horário: 10h
Local: Parque Temático


Dia 22: PALESTRA: - LITERATURA NO CENTRO DA PERIFERIA: OCUPANDO O ESPAÇO COM PALAVRAS
Palestrante: Ferréz

Local: E.E. Dom José de Camargo Barros
Horário: 19h30

Ferréz é um híbrido de Virgulino Ferreira (Ferre) e Zumbi dos Palmares (Z) e uma homenagem a heróis populares brasileiros. Fotografado por Almeida Rocha, ao lado.
Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música. Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, trabalhou como balconista, auxiliar – geral e arquivista. Seu primeiro livro, Fortaleza da Desilusão, foi lançado em 1997, com patrocínio da empresa onde trabalhava.
A notoriedade veio com o lançamento de Capão Pecado que está na quinta edição, lançado em 2000, romance sobre o cotidiano violento do bairro do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, onde vive o escritor.
Ligado ao movimento hip hop e fundador da 1DASUL (marca de roupa totalmente feita no bairro). Ferréz atuou como cronista na revista Caros Amigos até 2010. Também é conselheiro editorial do jornal Le Mond Diplomatic Brasil.
Em sua prosa ágil e seca, composta com doses igualmente fortes de revolta, perplexidade e esperança, Ferréz reivindica voz própria e dignidade para os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras.


Dia 23: CONVERSA COM AUTORES LOCAIS - CENTENÁRIO VINÍCIUS DE MORAES: O HOMEM E A OBRA.
Emerson Sitta e Osmar Junior (Vinícius de Moraes)
Local: Câmara
Horário: 19h30

EMERSON SITTA, 35 anos, graduado em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária e Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC – SP. Poeta: publicação – O melhor é sempre – Editora Scortecci – SP – 2008
http://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4745.
Blog: www.emersonsitta.blog.uol.com.br
Professor de redação e de literatura em Colégios de Itu, Salto e Campinas  e docente em Alfabetização e Linguística, Língua Portuguesa e Fundamentos e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa no curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck – Indaiatuba SP.
OSMAR SAVIOLI JR, graduado em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária e Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC. Professor de redação e de literatura em Colégios de Itu, Salto e Campinas  e docente em Alfabetização e Linguística, Língua Portuguesa e Fundamentos e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa no curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck – Indaiatuba SP.

Dia 26 e 27: TRICKS X TRICKS – BATALHAS DE BBOYS
Local: Sala Acrísio de Camargo

Dia 27: FINAL DO FESTIVAL DE ROCK
Apresentação das Bandas Classificadas
Encerramento com a BANDA NASI

Local: Concha Acústica do parque Ecológico
Horário: a partir das 15h

PRESTIGIEM!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário