quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por quê (ainda) não somos um país de leitores?

*Éber Sander


Para que possamos entender e responder a pergunta que dá título a esse artigo, é preciso antes voltar no tempo.

De 1960 até 1984 o Brasil viveu sob os domínios da Ditadura Militar. Foram tempos difíceis de cerceamento da liberdade e dos direitos individuais. Não interessava aos detentores do poder naquela época que fosse dado ao povo acesso aos livros. Eles tinham a absoluta certeza do poder transformador dos livros na mente e na vida das pessoas. Eles sabiam que um povo leitor é um povo que questiona, argumenta, contra-argumenta. Não são fáceis para domesticação. E o que eles menos queriam era uma população ativa e participante intelectualmente. Foram 24 anos sem nenhuma política de incentivo a leitura, sem nenhuma ação de valorização da literatura nacional. Foi nesse período também, mais especificamente em 1971, que as matérias de sociologia e filosofia foram extintas do currículo escolar. Pensar tornara-se crime!

Em 1984 os militares baixaram suas armas e um civil entrou no poder. Mas vivíamos tempos de inflação galopante. Pela manhã o preço era um, ao cair da noite, era outro. Nunca que um pai de família iria deixar de comprar o pão, o leite, o feijão e o arroz para comprar livros. E ele estava certo! De 1984 até 1994 foram mais 10 anos perdidos. Era tempo de transição política e ainda não tínhamos nenhum incentivo por parte do governo (não mais militar) a literatura. Nessa brincadeira foram 34 anos perdidos.

Tudo começou a melhorar a partir de 1994 com o advento do Plano Real que fortaleceu a moeda nacional e deixou para trás o monstro da hiper-inflação. Ano após ano, governo após governo, medidas ainda que tímidas foram tomadas para promover o acesso a educação e ao mundo dos livros.

O panorama hoje felizmente é muito melhor, diversos projetos voltados ao fomento a literatura foram implantados pelos governos municipais, estaduais e federal e outros tantos por iniciativas de amantes da literatura. Fruto de todo esse trabalho é que os brasileiros estão lendo cada vez mais.

Estou convencido de que ainda há muito (muito mesmo!) a se fazer, mas sinto que estamos no caminho certo para sermos um país de leitores. Para tanto, é preciso que a ideia de que os livros são apenas para os ricos, poderosos e intelectuais, seja banida do imaginário popular. Todos podem (e devem) ter acesso ao mundo fantástico dos livros!

E você, o que tem lido ultimamente?

*Éber Sander é escritor, autor do livro “Perguntas Indiscretas” em agosto lança seu segundo livro “Eu morri faz tempo”

Blog: http://www.ebersander.wordpress.com/

Twitter: @EberSander

E-mail: eber.sander@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário