quarta-feira, 29 de junho de 2011

Assassinaram o português

*Éber Sander


Acabo de assistir uma reportagem no Jornal Nacional, da toda poderosa Rede Globo, sobre as oportunidades que os jovens estão perdendo no mercado de trabalho, pelo simples – e absurdo – fato de não conhecerem o mínimo da língua portuguesa.

Jovens recém saídos dos bancos universitários maltratando nossa língua. Assassinando o português.

Questiono-me se há algum culpado. Seria o próprio estudante? Ou quem sabe o governo que pouco – ou nada – fez para levar e difundir o prazer da leitura aos quatro cantos do país? Ou pode até ser que a Rede Globo também tenha culpa nesse processo, o que ela tem feito para melhorar a educação no Brasil?

Estou certo que trancafiar duas dezenas de pessoas em uma casa por três meses não colabora em nada. Certo também de que colocar programas educacionais às 6 horas da manhã de um sábado também não ajuda muito.

A única forma de escrever e falar bem o português é ler mais. Deve-se ler no café da manhã, no almoço, no café da tarde e no jantar. Ler, ler, ler e ler cada vez mais. Não há outro caminho.

Criou-se uma ideia que temos que falar uma segunda língua, no caso, o inglês, mas esqueceram-se que se quer falamos – e escrevemos - a nossa língua de forma adequada.

A média de livros lidos no Brasil vem aumentando ano a ano, porém, ainda há muito a ser feito. Muito mesmo!

Portanto, para que os jovens brasileiros tenham acesso aos bons empregos e possam usufruir do bom momento econômico pelo qual o Brasil vem passando, é imprescindível que o hábito da leitura seja cada vez mais difundido em nosso país.

Na próxima entrevista de emprego o recrutador vai lhe perguntar o que você tem lido ultimamente e lhe aplicar uma redação, se você gaguejar e não souber responder a pergunta e sua redação não passar de três linhas, é melhor já ir pensando para qual empresa vai enviar seu currículo novamente, pois naquela empresa a vaga não será sua.
*Éber Sander é escritor, autor do livro “Perguntas Indiscretas” em agosto lança sua segunda obra “Eu morri faz tempo”
http://www.ebersander.wordpress.com/
Twitter: @EberSander

Nenhum comentário:

Postar um comentário