sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ainda prefiro a vida

*Éber Sander
Indaiatuba registrou na última semana o seu 9º suicídio apenas nestes 5 meses. Nove pessoas que não perderam a vida; mas que a tiraram. Não consigo entender!
Não sou psicólogo, psiquiatra, psicanalista ou outro “p” qualquer. Sou escritor. E muitos escritores escolheram o caminho do suicídio. E se eternizaram.
Fico que me questionando o por quê de tantas mortes absurdas. Acabar com a própria vida, não é pra mim. E não deveria ser pra ninguém.
O fato é que vivemos em mundo onde, segundo a segundo, minuto a minuto, dia após dia, somos cobrados exaustivamente a ser sempre o melhor. E isso é perigoso.
Tenho que ser o melhor pai, o melhor filho, o melhor profissional, o melhor estudante, o melhor escritor, o melhor, o melhor, o melhor em tudo. E a verdade que dói na alma é que não existe ninguém melhor em tudo. Acostume-se com isso.
Nossa sociedade é imediatista. Tudo tem que ser para ontem. Não podemos mais respirar, apreciar o por do sol, passar horas sem fazer nada com a pessoa amada, deliciar-se com o sorriso limpo e cristalino de uma criança. Não podemos mais nada! Estão transformando seres humanos em máquinas. E nós não somos isso.
Dois amigos resolveram tirar a própria vida. Inverteram o curso da história. Será que era o momento? Tinha que ser daquela forma?
Não, não era o momento e nem tinha que ser daquela forma. Mas foi. E o que restou foi a lembrança e a triste certeza que poderia ser diferente.
Com todos os atropelos, percalços, desmandos e bagunça. Ainda prefiro a vida. E que a morte me espere sentada para não se cansar.

*Éber Sander é escritor, autor do livro “Perguntas Indiscretas” em agosto lança seu segundo livro: “Eu morri faz tempo”
http://www.ebersander.wordpress.com/
Twitter: @EberSander

Nenhum comentário:

Postar um comentário