quarta-feira, 31 de março de 2010

APAE recebe visita de alunos do Colégio Objetivo


“Quando nós vemos uma pessoa que precisa de ajuda, temos que ajudar mesmo!”, “Temos que ajudar as pessoas que precisam, porque elas tem os mesmos direitos que nós”. Essas frases tão conscientes foram ditas por duas crianças de nove e dez anos, respectivamente, após conhecerem a realidade de outras crianças: os alunos da APAE.
Lucca Ferraz Vaz, aluno do 4° ano, e Alexandre Bergamo dos Santos, aluno do 5° ano, do Colégio Objetivo, foram enfáticos ao dizerem que adoraram conhecer a escola da APAE, principalmente por ser uma escola normal, que atende pessoas especiais.
A visita de Lucca e Alexandre, e de outros alunos dos 1°s, 2°s, 3°s, 4°s, e 5°s anos, faz parte de um projeto que envolveu todas as disciplinas, nas quais foi proposto aos pequenos cidadãos um trabalho sobre a Páscoa. “Trabalhamos esse tema, porém voltado para o lado da solidariedade, da fraternidade, da doação e da diversidade. Não só do chocolate”, conta a professora Valéria Cortes.
E com base nessas palavras, os alunos discutiram em sala de aula o que achavam, até culminar na visita às instalações da escola da APAE, no contato com as crianças deficientes intelectuais e físicas que a entidade atende, e na produção dos Ovos de Páscoa produzidos por funcionárias e voluntárias.
Esse trabalho realizado pelo Colégio envolveu diversas disciplinas e não acabou com a visita feita. “Como eles não sabiam o que iam encontrar aqui, vamos voltar a discutir o tema, pedindo para que façam um texto e apresentem ao restante da sala”, explica Valéria.
A visita terminou com bombons e abraços. Isso porque os alunos da APAE saíram distribuindo acenos, abraços e beijos. Gestos que mostram que todos são iguais, independente de suas dificuldades.
Após esse trabalho, Indaiatuba ganhou jovens cidadãos conscientes da importância da solidariedade, do voluntariado e da importância de não existir preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário