segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Gaiola das Loucas ganha nova montagem na Broadway

By Jorge Marcelo de Oliveira

A pré-estreia da comédia musical A Gaiola das Loucas/La Cage Aux Folles será no dia 6 de abril no Longacre Theatre, em Nova York – dois dias depois, é a estreia oficial.
O ator Dougles Hodge, que fez o papel de Albin, na montagem inglesa de 2008, continua no papel nesta nova versão americana.
Quem assume o papel de Georges é Kelsey Grammer (Frasier e o Fera, de X-Men 3: Conflito Final).
Estória
A trama de A Gaiola das Loucas é a seguinte: Georges e Albin formam um casal gay de meia-idade, proprietários de um famoso night club em Saint Tropez – onde o último é a grande estrela dos shows.
Um belo dia, Jean-Michel, filho do primeiro, aparece, avisando que irá se casar. Até aí, tudo bem.
O problema é que a noiva é filha de uma ultraconservadora família, que não aceitaria saber da orientação sexual dos sogros. Aí, Jean-Charles pede que Albin saia de cena e resolve chamar sua mãe legitima – que ele não vê faz séculos.
O que acontece, porém, é que o casal não aceita a proposta e Albin resolve se passar por sua mãe durante o jantar de apresentação.
Como era de se esperar, acontece uma grande confusão.
Montagem
A Gaiola das Loucas foi escrita em 1973 por Jean Poiret.
Estreou nos palcos franceses no mesmo ano, levando mais de um milhão de espectadores, em 1800 performances. Nos papéis principais, o próprio Poiret e Michel Serrault.
Com o sucesso, a peça ganhou uma versão para o cinema em 1978, dirigido por Édouard Molinaro e com Ugo Toganazzi e repetindo seu papel no teatro, Michel Serrault.
Assim como a peça, o filme fez um sucesso extraordinário e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, assim como o National Board of Review. Michel ganhou o David di Donatallo e o César (Oscar italiano e francês) de melhor ator. O filme também recebeu três indicações ao Oscar (diretor, roteiro adaptado e figurinos).
Sucesso de bilheteria, ganhou duas continuações (1980 e 1985) – ambas esquecíveis.
Em 1996, o diretor Mike Nichols fez o remake americano, chamado “Birdcage”, com Robin Williams e Nathan Lane, nos papéis principais e Gene Hackman e Dianne Wiest, como os sogros conservadores.
Apesar de divertido, é muito inferior do original francês.
Broadway
O sucesso de A Gaiola da Loucas é tanto, que em 1983, ganhou uma versão musical para a Broadway, com texto de Harvey Fierstein e letras e músicas de Jerry Herman. Novos sucesso, ganhou seis Tonys (Oscar do teatro), incluindo Melhor Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Trilha Sonora e ficou em cartaz por quatro anos.
Ganhou outras montagens em 1986, 2004 e 2008.
E agora, volta aos palcos americanos a partir de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário