terça-feira, 10 de outubro de 2017

No Mês da Criança, Menino Maluquinho e Emília contam suas histórias no Giovannetti

Duas oportunidades gratuitas de os pequenos entrarem em contato com esses personagens literários incríveis estão programadas nas unidades Cambuí e Parque D. Pedro da rede de choperias, em Campinas
"Era uma vez um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés.” Foi exatamente com esta frase que um dos maiores cartunista brasileiros, Ziraldo, apresentou seu inesquecível personagem, o Menino Maluquinho, na década de 80. Alegre, cheio de imaginação e energia para viver aventuras com os amigos, o garoto tem a mania de usar uma panelona na cabeça, e conta com muita perspicácia e bom humor na hora de aprontar alguma. Outra personagem irresistível é a boneca de pano mais amada do Brasil: Emília do Sítio do Picapau Amarelo. A personagem se destaca por suas tiradas inteligentes e irônicas nos 27 livros escritos por Monteiro Lobato para contar as fantásticas histórias da turma do Sítio. 
No mês em que se comemora o Dia da Criança, duas oportunidades gratuitas de entrar em contato com esses personagens literários acontecem em Campinas: o Giovannetti Parque D. Pedro Shopping traz para a criançada nos dias 13, 14 e 15 de outubro, batizado de ‘Final de Semana do Menino Maluquinho’, a exibição do filme baseado no livro homônimo, em duas sessões, sempre às 13h30 e 20h. Depois, os pequenos ainda participam da contação da história do livro e de atividades impressas, com recortes e desenhos para colorir, material que poderá ser levado para casa pelos participantes. 
Conhecer melhor esse garoto vibrante é uma interessante oportunidade de introduzir a criança no mundo da literatura. A obra é um marco, pois Ziraldo apresenta de maneia leve e despojada os melhores momentos da vida de uma criança (como jogar bola, colecionar figurinhas, brincar na rua com os amigos, desenhar nos cadernos escolares, ter o carinho dos pais e avós, a vida escolar, com a vizinhança...), além de abordar sensivelmente os dramas do universo infantil, as pequenas dores e ressentimentos. 
Mas o resgate da literatura infantil brasileira não para por aí. Na comemoração do Dia do Livro, domingo (29), o Giovannetti Cambuí contará com a presença da personagem ‘boneca Emília’, que promete contar muitas histórias e ajudar às crianças na confecção de marcadores de livros e na leitura de gibis durante o horário do almoço. 
Emília, a ‘marquesa de sabugosa’, é um dos seis personagens fixos da obra Sitio do Picapau Amarelo. Feita de retalhos de pano e macela, a boneca ganhou uma pílula falante do ‘Dr. caramujo’ e desde então nunca mais fechou sua ‘torneirinha de asneiras’. Mistura de boneca e gente, Emília tem como principais características a curiosidade, a teimosia, a birra e a rebeldia inocente das crianças.
Precursor da literatura para crianças, Monteiro Lobato expressa em seus contos muita imaginação, com a utilização de uma didática inteligente que visa educar e incentivar o gosto do público infantil pela leitura. Por meio de personagens marcantes, como Emília, as histórias transmitem mensagens positivas.
Programação inclui muitas outras atrações
Outubro está recheado de atividades e atrações dedicadas exclusivamente às crianças, e o Giovannetti não poderia ficar de fora. Para conhecer detalhadamente toda a programação gratuita montada especialmente para este mês nas unidades Parque D. Pedro e Cambuí, comandadas por monitores, acesse: www.giovannetti.com.br

Final de Semana do Menino Maluquinho
Quando: 13 (19h às 21h45), 14 (12h às 16h e das 19h às 22h) e 15/10 (12h às 16h e das 18h30 às 21h30)
Onde: Giovannetti Parque D. Pedro Shopping. Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping - Entrada das Águas, Campinas, SP.
Telefone: (19) 3209.1641
Quanto: gratuito

Dia do Livro com a Emília
Quando: 29/10 (12h às 22h)
Onde: Giovannetti Cambuí. Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí. Campinas, SP
Telefone: (19) 3234.9510
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário