segunda-feira, 27 de março de 2017

‘Feria de Abril’ no Café Tablao: gastronomia, música e cultura espanhola em festa gratuita no dia 07 de abril

Programação especial do mês começa no dia 1º, com jantar beneficente em Campinas

Este ano a tradicional Feria de Abril do Café Tablao em Campinas ocorre no dia 07 (sexta-feira), com entrada franca.

Espaço cultural dedicado ao flamenco e à cultura espanhola, o Café Tablao todos os anos faz uma homenagem à Espanha, com uma versão ‘própria’ deste evento de longa tradição –  nasceu em 1847, em Sevilha.

No dia 07, a  festa começa às 18h, com uma aula aberta e gratuita de Sevilhana com a professora Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao. A aula é voltada para todas as idades, homens e mulheres. Não há  necessidade de contato anterior com a dança flamenca. As vagas, porém, são limitadas, e a confirmação pode ser feita na secretaria da escola. A festa segue com  comidas e bebidas típicas, como tapas e sangria, além de muita música tradicional espanhola, com Julio e Darci Carrera, e apresentações de sevilhanas com alunos e professores do Café Tablao.

“Normalmente, aqui no Tablao, comemoramos a Feria no final do mês, o que coincide com o Dia Internacional da Dança instituído pela UNESCO, que é 29 de abril. Mas em função dos feriados  do mês, decidimos antecipar as festividades para não deixar passar em branco esse evento tão importante”, explica Karina.

Mais informações sobre a Feria de Abril no Café Tablao podem ser obtidas pelo telefone (19) 99335-0838 ou pelo e-mail contato@cafetablao.com.br

Abertura – jantar beneficente no dia 1º de abril

As festividades de abril serão abertas no dia 1º, com um jantar beneficente no salão paroquial da Igreja São Pedro Apóstolo, famosa pelos almoços e jantares temáticos para arrecadar fundos para suas obras sociais. O jantar espanhol traz um cardápio típico, com gaspacho e puchero. O gaspacho é um tipo de uma sopa fria e é um dos pratos mais representativos da Andaluzia, região do sul da Espanha. O puchero é uma preparação à base de carnes, legumes, verduras e ovos, tudo temperado e cozido na mesma panela. 

Para embalar a noite, o público poderá apreciar a apresentação do Coro Flamenco do Café Tablao, dirigido por Helena de los Andes, que também assume o cante ao som da guitarra flamenca de Denis Sartorato e do cajón de Samanta Moraes. Os ingressos custam R$50,00. Crianças de 7 a 12 anos pagam R$25,00 e as bebidas são pagas à parte. As reservas podem ser feitas na secretaria do Café Tablao e na secretaria da igreja. 

CURIOSIDADES
Como surgiu a Feria de Abril
A Feria de Abril começou em Sevilha, em 1847, como uma exposição de gados. Durante as 24h do evento, as pessoas que deveriam cuidar dos animais acabavam se reunindo para comer e beber vinho. Pouco a pouco a concentração passou a durar toda a noite e o restante do dia. Assim, famílias, amigos e turistas se concentram todos anos a céu aberto para manter a tradição de difundir a gastronomia, música e danças locais – especialmente a Sevilhana, dança típica mais famosa da cidade. 

O que são Sevilhanas?
Com origem folclórica, as Sevilhanas são as danças típicas da região de Sevilha. Caracterizadas pela melodia alegre e ritmo acelerado, as canções, que têm atravessado gerações, normalmente falam de amor, do campo e da vida na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário