terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

‘Fashion Friday’: evento de moda repercute em meio empresarial, acadêmico e político


Encontro aconteceu no dia 19 de fevereiro e foi transmitido para dentro e fora do Brasil.

A 5ª edição do evento Fashion Friday, organizao pela Tendere e pela Butique de Cursos Ana Vaz, lotou o auditório da Livraria da Vila do Shopping Galleria, na sexta-feira dia 19. O tema “Varejo de Moda Físico e Digital: desafios contemporâneos” levantou um debate aprofundado sobre o mercado de moda. E-commerce de moda, lojas físicas, a tendência Omnichannel (multicanais de compra de moda, online e offline) e a moda global & local foram alguns dos assuntos em destaque. "É raro termos eventos de moda onde conseguimos criar discussões profundas, não só no Brasil mas no exterior também", comentou Patricia Sant'Anna, da Tendere. Estiveram presentes 82 inscritos no auditório e a audiência online da transmissão ao vivo, via canal do YouTube, foi de 278 pessoas. 
"O Fashion Friday me trouxe uma percepção mais intimista da moda, não só do ponto de vista do destinatário final, mas também por mostrar que deve haver um diálogo com seu local de inserção. Em Campinas estamos trabalhando o conceito de moda inclusiva, aliando seu conceito à pessoa com deficiência, mas também pensando na vocação acessível da nossa cidade", disse Emmanuelle Alkmin, Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas, que acompanhou palestras do evento. Alkmin é também mentora do projeto Moda Inclusiva de Campinas.
Rosangela Rubbo, designer de moda e fundadora da Rubbo Escola de Moda e Manualidades, de Campinas, que já foi palestrante do Fashion Friday e esteve presente no evento, comentou: “O consumidor que acompanha este evento consegue ter acesso a informações sobre o que está sendo realizado no mercado da moda, quais os caminhos para um consumo mais consciente, mais sustentável e aprende a definir seu estilo de consumo.” Para ela, o Fashion Friday fomenta o debate sobre como desenvolver de modo sadio e crescente o mercado de moda, valorizando a região que se está inserido. “Ganha o consumidor, ganha o setor, ganha o produtor e ganha a sustentabilidade. Acho que a brasilidade também ganha não é?”, completou Rubbo. 
“Um evento de debates de moda em Campinas nos mostra que não somos desconectados do resto do mundo. Ao mesmo tempo não adianta querermos soluções que dão certo em Nova York, ou Paris, ou São Paulo. Aprendemos com esses lugares, mas temos que criar novas soluções para atuar localmente”, disse Patrícia Sant'Anna. 
Eduardo Vilas Bôas, professor de negócios da moda do Senac de Campinas, acompanhou o evento e avaliou: "O evento não só sensibilizou sobre a importância e as especificidades do varejo de moda, como instrumentalizou os ouvintes a fazer melhor. Transitando entre assuntos fundamentais, operacionais e até tendências, o ápice se deu nas discussões sobre a urgência de um olhar para moda local e da necessidade de integração entre tecnologia e varejo".

Transmissão ao vivo

Uma das novidades deste ano foi a transmissão do evento ao vivo, pelo YouTube, proporcionado pela startup de negócios digitais MeModa, da Agência DGBZ, de Campinas. A agência entrou como parceira apoiadora do evento. 278 pessoas assistiram ao evento online, on streaming, no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
“Eu me senti privilegiadíssima de poder assistir ao vivo daqui da Alemanha. O evento é desbravador e pode desafiar o crescimento do mercado interno com qualidade. O Brasil ainda está no deslumbre com o que acontece na moda estrangeira. A Internet é o meio para o mercado local se projetar”, disse Sheila Gies, professora doutora em Fashion Design, que nos últimos dois anos deu aula na WelfenAkademie Braunschweig, referência em gestão de moda na Alemanha. Também foi professora de International Business na Manchester Metropolitan University. 
Patricia Sant'Anna reafirmou a importância de transmitir o evento ao vivo online, “porque nós da Tendere e da Butique de Cursos temos uma rede ampla, que vai além de Campinas. O apoio do MeModa foi fundamental para alcançar essa rede dentro e fora do Brasil”. 
Ana Vaz da Butique de Cursos, uma das organizadoras do evento, relatou a sua satisfação: "Saí desta edição do Fashion Friday alimentada de conhecimento e emocionada em ver a generosidade dos nossos palestrantes, além da cumplicidade e interesse de todos que assistiram - offline ou online. Aliás, a cobertura online feita com tanto cuidado e carinho pelo MeModa nos ajudou a multiplicar tremendamente o alcance deste conteúdo tão relevante para o varejo de moda. Que venham outras edições!".

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