terça-feira, 30 de junho de 2015

Projeto "O Curta Que a Gente Quer Fazer" exibe curtas-metragens em Campinas

Os curtas-metragens “Retrato da vida” (ficção),  e “Palavras e Sonhos” (documentário), produzidos pelos alunos do Projeto “O Curta que a Gente quer Fazer”, serão exibidos no dia 4 de julho, a partir das 19 horas, no Auditório da Estação Cultura, em Campinas (Praça Marechal Floriano Peixoto s/n – centro ).  A exibição será precedida de making of dos curtas inéditos e de outros dois curtas convidados. Haverá, também, a entrega do certificado de conclusão e de DVDs aos participantes. A entrada é gratuita.
Os jovens de 13 a 18 anos, estudantes da rede pública de ensino de Campinas, trabalharam na produção dos filmes no período de 25 de março a 6 de junho. Durante o projeto, tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de criação de um filme, desde a elaboração do roteiro até a edição. Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Marina Branco, além de proporcionar o encontro entre jovens de diversas regiões da cidade de Campinas, o projeto ofereceu oportunidade para a expressão e troca de ideias através da arte, utilizando para isso as possibilidades oferecidas pelo audiovisual.
O Projeto O Curta que a Gente quer Fazer, na cidade de Campinas, foi contemplado em primeiro lugar no edital do ProAC de Ações de Fomento ao Audiovisual e é realizado pela Papillon Produções Artísticas, com apoio do Instituto Ideia Coletiva, Grupo Primavera e Secretaria de Cultura de Campinas. As aulas aconteceram na sede da ONG Grupo Primavera.

Sinopse de “Retrato da vida” (ficção)
Nos giros da vida, cair e levantar: um ciclo constante. Em busca de seus sonhos, um grupo de jovens encontra na amizade o apoio para superar os desafios da vida.

Sinopse de “Palavras e Sonhos” (documentário)
Eles precisam de grades? Com a palavra, jovens da periferia de Campinas. 
Seus sonhos e sua realidade revelam: Eles precisam de oportunidades.


Além de produzir e exibir os curtas-metragens em mostra aberta ao público de Campinas, o projeto possibilitará ainda aos jovens a participação, em outubro, do Festival Internacional de Cinema do Rio, um dos mais importantes do cenário nacional. O festival tem em sua programação a Mostra Geração, que exibe filmes nacionais e internacionais, produzidos por jovens. “É uma oportunidade desses adolescentes assistirem e trocarem ideias com outros jovens, que também fizeram filmes em outras cidades do Brasil”, diz Kora Prince, produtora do projeto.

O que: Exibição dos curtas-metragens ““Retrato da vida” e  “Palavras e sonhos”
Quando: 4 de julho, a partir das 19h
Onde: Auditório da Estação Cultura - Praça Floriano Peixoto, s/n - Centro
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário