quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Alunos do CEUNSP doam kits educacionais de energia alternativa para escola estadual


Alunos do CEUNSP doam kits educacionais
de energia alternativa para escola estadual

Universitários da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA) do CEUNSP realizaram a doação de 14 kits para a construção de protótipos de veículos movidos a energia alternativa. O material foi repassado para a Escola Estadual Mirinha Tonello, de Salto, e será usado nas aulas de Física e Matemática do Ensino Médio.
A entrega aconteceu  no último dia 12, com a presença da diretora da escola, Marilda de Arruda Marcom Quarcioni, e dos professores Odila Aparecida Teixeira e Fernando Pereira de Carvalho. Participaram os coordenadores de curso, Scheila Guedes Garcez, Kleber Betini e Marcelo Dalla Vecchia, o professor Douglas Fontana e alunos das engenharias de Produção, Ambiental e Sanitária, Mecatrônica e Elétrica e de Gestão da Produção Industrial.
Os kits são para construção de carros movidos a energia solar e eólica, água e hidrogênio, sendo que alguns são guiados por controle remoto. “Com estes kits nossos alunos poderão estudar teoria e prática do que vemos na matemática e na física”, disse o professor Fernando Carvalho.
O material foi utilizado pelos universitário não apenas para o estudo da mecânica, eletrônica e do consumo e desempenho de energias alternativas, mas também para o desenvolvimento de um outro trabalho no ano passado, a criação de uma empresa que fabricasse esses produtos, indo do projeto civil em AutoCAD, passando pelo layout das máquinas até a contratação de pessoal para a produção dos kits.  “Foi um trabalho muito amplo e com vários desdobramentos, que envolveu mais de 260 alunos, exigindo, além do conhecimento, muita organização e trabalho em equipe”, comenta o professor Douglas Fontana.
O professor Marcelo Dalla Vecchia destacou que o aprendizado foi além do conteúdo de sala de aula. “Temos que proporcionar aos mais jovens a oportunidade de descobrir novas formas de explorar a ciência”, afirmou durante a entrega dos kits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário