quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Festival de cinema é promovido por alunos do Colégio Max Planck

Intitulado CineMax, curtas metragens produzidos por alunos foram exibidos no Topázio Cinemas na noite desta terça-feira (9)
 
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Max Planck promoveram, nesta terça-feira, 9,  a 1ª edição do Festival Interno de Cinema, intitulado CineMax. A apresentação do projeto, elaborado durante as aulas de Filosofia e Sociologia, resultou na produção de curtas metragens apresentados em evento realizado no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba.

Idealizado pelo professor Guilherme Salla, o projeto surgiu com a ideia de trabalhar temas e conteúdos das duas disciplinas, a partir de obras cinematográficas, culminando na produção de filmes como produto final. Alunos dos 1º, 2º e 3º anos foram os responsáveis pela produção de 16 filmes, sendo que os gêneros comédia e terror foram os mais lembrados pelos estudantes, que utilizaram muita criatividade em suas produções, arrancando aplausos dos espectadores que compareceram a sala de cinema.

Como em todo Festival, houve ainda um momento de premiação que teve como destaque os alunos Rafael Freire, como melhor ator; e Marina Sampaio, como melhor atriz; o curta Sempre ao seu Lado, levou melhor roteiro; A Lenda, ficou com melhor direção; A Dominação levou o prêmio na categoria Ed Wood; e Mal Iminente levou a estatueta de melhor filme. A produção Last Smile entrou como uma sétima categoria, a de filme homenageado. Cada vencedor recebeu uma estatueta, inspirada no Oscar. "A realização do evento de encerramento foi de fundamental importância para promover a motivação e o reconhecimento do trabalho dos alunos, além de inseri-los em um contexto no âmbito da cultura e da cidadania", ressalta o professor que ministra as duas disciplinas, Guilherme Salla.

Além das produções, os alunos receberam ainda, na manhã de segunda-feira, 8, a visita do especialista da área de produção e crítica cinematográfica, Márcio José Andrade da Silva. Mestre em Filosofia, Andrade ministrou uma palestra traçando um paralelo entre Filosofia, Arte e Cinema. O palestrante escreve sobre cinema na revista Filosofia, Cinema e Vida, da editora Escala e é membro do Centro de Filosofia Clínica, de Campinas, além de ser autor do site www.filosofiaemmovimento.com.br.

O projeto CineMax vem de encontro com o modelo educacional do Colégio Max Planck, que tem como objetivo trazer metodologias inclusivas e democráticas, que envolvam grande participação dos alunos e de seus pais, abordando as necessidades sociais, econômicas e culturais, essenciais para a educação do século 21. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário