quinta-feira, 15 de maio de 2014

IOC de Indaiatuba conta com nova especialista

Médica Angela Lana atua no tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta e tratamento do ronco e da apneia do sono

O Instituto do Osso e da Cartilagem (IOC), de Indaiatuba, conta com uma nova profissional: a médica Angela Beatriz Lana, especialista no Tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta e Tratamento do ronco e da apneia do sono. Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais com residência em Otorrinolaringologia, mestrado em Sonolência excessiva diurna pela Universidade do Porto (Portugal) e Fellowship em Medicina do Sono em Paris (França) e em Cultura de células tronco em Roterdam (Holanda), Angela atende no IOC todas as segundas-feiras.

Os tratamentos para dificuldades respiratórias, ronco e apneia do sono são o principal foco da Dra. Beatriz em Indaiatuba. Ela explica que a qualidade do sono influencia toda a nossa vida. "Geralmente a sonolência excessiva sentida durante o dia é o reflexo de uma noite mal dormida ou mesmo de algum distúrbio do sono desconhecido pela pessoa. A medicina do sono é responsável por diagnosticar e tratar os distúrbios do sono, contribuindo diretamente para a melhora na qualidade de vida do indivíduo e de sua família", declara.

Sobre o ronco, que é um distúrbio do sono que incomoda tanto a pessoa quanto quem dorme ao lado, Dra. Angela salienta que é um problema que piora com o avanço da idade, o aumento de peso e é mais comum no sexo masculino. Segundo ela, indivíduos que roncam têm mais chances de sofrer de hipertensão arterial, independentemente de outros fatores de risco, como idade e obesidade.

"O ronco está muito ligado à apneia do sono, por isso é preciso investigar se a pessoa para de respirar durante o sono”, afirma ela. De acordo com a médica, o ronco é provocado pela passagem do ar em uma via aérea estreitada. Nas pessoas que roncam, há um estreitamento das vias respiratórias por diversos motivos durante o sono. Assim, quando o ar passa durante a respiração, ocorre uma vibração das estruturas presentes e esta vibração provoca o ruído que se chama de ronco.

O Instituto do Osso e da Cartilagem (IOC) fica no Kennedy Offices, na Avenida Presidente Kennedy, 1386, Sala 61, 6° andar - telefone (19) 3017 4366.

Nenhum comentário:

Postar um comentário