segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Caminhão do Impostômetro chega a Campinas nesta 4ª feira, 21


Caminhão do impostômetro na campanha realizada em 2012, em Campinas

Moradores da cidade vão visualizar, em painel, quanto pagaram de impostos neste ano e saberão valores embutidos em produtos

Nesta quarta-feira (21/8), a população de Campinas vai receber o Caminhão do Impostômetro, com o painel que informa quanto os brasileiros pagam em tributos para União, estados e municípios.
Promovida pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a ação tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e também lembrar que ele já pode visualizar, nas notas fiscais, o valor dos impostos embutidos nos produtos e serviços que consome, conforme a Lei De Olho no Imposto (Lei n. 12.741/2012), que entrou em vigor no dia 10 de junho.
Além de mostrar o total pago por todos os brasileiros neste ano, o Impostômetro instalado no Caminhão itinerante também vai revelar o quanto foi desembolsado pelos moradores do município visitado. No interior do veículo, o visitante poderá selecionar produtos em telas touch screen e visualizar as notas fiscais referentes, com o valor destacado dos impostos. 
O Caminhão do Impostômetro antecede a Virada do Trilhão – daqui a alguns dias, o painel vai chegar à marca de R$ 1 trilhão – e faz parte do Movimento das Associações Comerciais (ACs), que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas – entre elas a Lei de Olho no Imposto. 
Em Campinas, o caminhão chegará às 9 horas e percorrerá as principais avenidas da cidade. Às 11 horas, será estacionado na Praça José Bonifácio, no Centro, para que a população veja o painel e os impostos nos produtos. Às 14 horas, voltará a circular pelas ruas.
O Caminhão do Impostômetro já esteve em Mogi das Cruzes e São José dos Campos e também passará pelas cidades de São Carlos, Sorocaba, Santos e São Paulo.
O Caminhão do Impostômetro faz parte do Movimento das Associações Comerciais (ACs), que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Uma das conquistas é o Impostômetro, que foi inaugurado em 2005 e está localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível fazer diversos tipos de consultas – por exemplo: o que dá para fazer com o dinheiro (quantas casas populares podem ser construídas, quantos professores do ensino fundamental podem ser contratados etc).
A conquista mais recente do Movimento das ACs foi a Lei De Olho no Imposto (Lei n. 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais de produtos e serviços. Pelo sitewww.movimentoac.com.br é possível acompanhar o trabalho do Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário