terça-feira, 18 de junho de 2013

Filme brasileiro de Luiz Bolognesi vence Festival de Annecy, o "Cannes da animação"


O filme brasileiro "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi, venceu no sábado (15) o Festival de Annecy, na França, conhecido como "o Cannes da animação".
O longa, que conta com as vozes de Camila Pitanga, Selton Mello e Rodrigo Santoro, foi o primeiro filme brasileiro a ter sido selecionado para o festival, um dos mais importantes eventos do gênero no mundo. Segundo a revista "Variety", ele foi aplaudido de pé ao ser apresentado.
O júri da edição do Festival de Annecy deste ano era formado por Brian Miller, presidente mundial do canal Cartoon Network, pelo cineasta Robert Morgan, e pelo produtor Didier Brunner, que, entre outras animações, fez "As Bicicletas de Belleville", indicada ao Oscar dessa categoria em 2003.


"Uma História de Amor e Fúria" narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. E percorre seis séculos da história do Brasil, da colonização a um futuro pós-apocalíptico.
Roteirista de "Bicho de Sete Cabeças" (2001), "Chega de Saudade" (2008) e "As Melhores Coisas do Mundo" (2010), dirigidos por Laís Bodanzky, sua mulher, Bolognesi demorou seis anos para finalizar a animação, seu primeiro longa-metragem como diretor.
"Comecei a pesquisa em 2002, o primeiro tratamento do roteiro ficou pronto em 2004. Depois vieram vários tratamentos, o último aconteceu em 2010. O filme ficou seis anos em produção, uma característica absolutamente diferente dos filmes live action", destacou Bolognesi.
Nesta edição, o Festival de Annecy contou com 2.500 inscritos, e apenas 13 desenhos foram selecionados na mostra paralela e nove na competitiva.
Em abril, quando "Uma História de Amor e Fúria" foi anunciado como o primeiro filme brasileiro a participar de Annecy, Luiz Bolognesi falou à Folha.
"É um marco para a animação nacional. Primeira vez na mostra mais importante e restrita do mundo. A animação brasileira vira gente grande!"
No Brasil, o filme estreou em abril e teve quase 30 mil espectadores no cinema. Ele será lançado em DVD em julho.
(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário