sexta-feira, 11 de março de 2011

Astrônomo de Campinas desmistifica explosões solares

As manchas solares que podem provocar novas explosões, a exemplo das que ocorreram no dia 18 de fevereiro, serão visíveis somente até a próxima quarta-feira, 16 de março. O astrônomo Julio Lobo utiliza o observatório do Colégio Sagrado Coração de Jesus para explicar para as crianças tudo sobre o fenômeno e destruir o mito de que o mundo acabará em 2012.


O Sol não é de fogo. As explosões ocorridas no último mês não são um prenúncio de que o mundo acabará em 2012. Estas e outras errôneas crenças serão desmistificadas pelo astrônomo Julio Lobo, que utilizará o observatório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Campinas, para explicar para as crianças tudo sobre o astro em volta do qual o planeta Terra gira. Ele aproveitará a oportunidade para mostrar que o grupo atual de manchase suas protuberâncias que vistas por aparelhos especializados mais parecem fumaças saindo de uma chaminé. Os aparelhos utilizados são o telescópio Luz Integral e o H- alfa.
Caso haja condições climáticas, as manchas do Sol poderão ser observadas nas palestras que o astrônomo dará para os alunos do ensino básico e fundamental. O Colégio Coração de Jesus é o único na região de Campinas e um dos 15 no Brasil a contar com um observatório próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário