quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ignácio de Loyola Brandão e os 35 anos do ZERO na Livraria Cultura

O escritor Ignácio de Loyola Brandão autografou na última segunda-feira, 4 de outubro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, São Paulo, a edição comemorativa dos 35 anos do livro Zero.
O evento tinha como objetivo celebrar a edição especial que a Global Editora preparou a partir de um projeto gráfico inovador, assinado pelos designers gráficos Eduardo Okuno e Mauricio Negro. Nesta edição, o leitor pode conferir as capas de todas as edições publicadas no Brasil e no exterior e cem páginas com o making off da obra.
"Outro dia, um jovem de aproximadamente vinte anos disse que este meu livro é um videoclipe literário, foi a primeira vez que alguém falou assim do Zero", disse Loyola à platéia, que acompanhou atentamente sua fala.
O livro é, segundo a crítica, a obra que melhor descreve o que foram os anos de chumbo no Brasil. Sua primeira edição foi publicada na Itália em 1974 e somente um ano depois veio a ser lançada no Brasil. Em julho de 1976, recebeu da Fundação Cultural do Distrito Federal o prêmio de Melhor Ficção, e, no dia 20 de novembro, foi censurado pelo Ministério da Justiça. Sua venda foi proibida em todo o território nacional por ser considerado um atentado à moral e aos bons costumes.
O evento teve início às 19h com Loyola fazendo uma explanação " dentro do Teatro Eva Herz " de como ele concebeu e escreveu o livro. Na plateia, vários amigos, familiares, leitores e o público frequentador da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário