terça-feira, 28 de setembro de 2010

OUTUBRO LITERÁRIO

Um mês para ouvir boas histórias, apreciar poemas e aprender a destrancar as letras que todos têm guardadas dentro de si. Assim é o OUTUBRO LITERÁRIO 2010, recheado de atividades lúdicas, prazeirosas e educativas para todas as idade e gostos. Não dá pra perder! Quem gosta e mesmo que não gosta de ler e escrever, vai se descobrir um aficcionado. Afinal, quem não gosta de ouvir uma boa história?
Detalhe: toda a programação é gratuita!!! E as inscrições para as oficinas devem ser feitas pelos telefones: 3825-2056, 3825-2057 ou pessoalmente.
Bom programa a todos!

Contação de Histórias para crianças. A contadora de histórias Paula Negrão atua há 7 anos nesse ofício com abnegada paixão e entrega incondicional. Resgatar a magia da contação de histórias é sua meta e, fazer com que o público infantil embarque nessa viagem, é seu desafio. Paula vai realizar suas contações infantis em 5 momentos, todos os sábados das 10h às 11h30, durante o Outubro Literário:

Dia 2 – CRAS do Caminho da Luz

Dia 9 – CRAS da Morada do Sol

Dia 16 – CRAS do Oliveira Camargo

Dia 23 – CRAS do Jd. Brasil

Dia 30 – Galeria das Artes do Centro Cultural Wanderley Peres (Pça Dom Pedro II, s/nº - Centro)

Vernissage da mostra Vulcões e Baús. Exposição de fotos legendadas por amantes da literatura , moradores de Indaiatuba. Advogado, professor, jornalista, aposentado, veterinário. Não importa a profissão, mas a paixão pela literatura e a disposição de fazer de suas letras um caminho para a descoberta.

Dia 4, segunda, a partir das 19 horas, na Galeria das Artes do Centro Cultural Wanderley Peres. Entrada gratuita. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 15 de outubro.

Palestra com escritor, Ruy Castro. Ruy Castro é um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da bossa nova, em Chega de Saudade (1990), a vida de Nélson Rodrigues, em O anjo pornográfico (1992), a de Garrincha, em Estrela solitária (1995), e, recentemente, a de Carmen Miranda, em Carmen (2005). Contou também uma breve história do Rio, em Carnaval no fogo (2003), e montou sua própria enciclopédia de Ipanema, em Ela é carioca (1999). Fora obras de ficção, humor, antologias e traduções.

Dia 6, quarta, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal (Rua Humaitá, 1167 - Centro)

Espetáculo teatral infantil baseado em obra literária, Frankenstein. Adaptação livre da obra clássica de Mary Shelley, a Cia Polichinello de bonecos montou um impressionante espetáculo infantil que remete o espectador de todas as idades a refletir sobre o diferente e a intolerância do ser humano para com os incompreendidos. Belíssimo espetáculo para todas as idades

Dia 15, sexta, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal

Oficina Como Montar seu Blog, com Cláudio Salla
A oficina de blog vai disponibilizar ao participante as principais ferramentas para montar e manter a página na web e dará ainda um panorama do mercado de blog no Brasil. Trata-se de um dos segmentos editoriais que mais crescem no mundo, a ponto de as editoras buscarem seus novos autores entre os blogueiros de maior repercussão.

Dia 16, sábado, das 14h às 17h. Centro Cultural Wanderley Peres.

Oficina A Arte do Contador de Histórias, com Paula Negrão. Voltado a educadores e/ou interessados em conhecer um pouco mais dessa arte interessantíssima, a oficina apresenta um novo olhar sobre a atividade e transmite o conteúdo específico da formação do contador de histórias. Utilizando recursos da criatividade, imaginação, memórias afetivas (sentimentos e emoções) e elementos para a construção da história. A oficina terá a duração de 6 horas-aula. Serão entregues certificados aos participantes com 75% de freqüência.

Dias 18 e 19, segunda e terça, das 15h às 17h30. No Centro Cultural Wanderley Peres

Oficina Escrita Total, com o prof.dr. Edvaldo Pereira Lima. Um dos mais importantes estudiosas do Jornalismo Literário no Brasil, Edvaldo tem ministrado esta oficina há muitos anos a públicos diferenciados mas com um objetivo comum: descobrir o potencial criativo para a escrita. A oficina terá a duração de 8 horas-aula. Serão entregues certificados aos participantes com 75% de freqüência.

Dias 18 e 19, segunda e terça, das 18h30 às 22h, no Plenarinho da Câmara Municipal (Rua Humaitá, 1167 - Centro)

Uma noite com Drummond, com a contadora de histórias, Paula Negrão. Carlos Drummond de Andrade inspirou a contadora de histórias a desenvolver um momento de contação específico para adultos. Os apaixonados pela arte do poeta mineiro serão brindados com uma noite de puro deleite e emoção!

Dia 20, quarta, às 20 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.

Espetáculo teatral baseado em obra literária, A Hora da Estrela, com o Grupo de Ninguém de Jundiaí. Baseado no livro de Clarice Lispector, considerado sua obra prima, a peça conta a história de conta da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel do escritor na sociedade moderna.

Dia 22, sexta, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

Sarau Literário À Noite Às Letras. Com a participação de atores de Indaiatuba lendo e interpretando trechos de obras clássicas e contemporâneas. Será uma noite para louvar os deuses das letras e com eles, endeusar-nos junto, sorvendo de sua fonte, um pouco do lirismo que tanto faz falta nestes dias turbulentos.

Dia 23, sábado, às 20 horas, na Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres.

Oficina de Hai Kai, com a haikaista Silvia Rocha. O Hai Kai é um poema originário do Japão, e é caracterizado pela síntese. Quem primeiro introduziu o hai-kai no Brasil foi Guilherme de Almeida, que definia essa forma como "uma anotação poética e sincera de um momento de elite". Já mais recentemente, Paulo Leminski acrescentou novos matizes ao hai-kai. Silvia vai oferecer ao amante da poesia em geral, uma iniciação a estes pequenos mas poderosos poemas. A oficina terá a duração de 8 horas-aula. Serão entregues certificados ao participante com pelo menos 75% de freqüência.

Dias 26 e 27, terça e quarta, das 18h30 às 22h, no Plenarinho da Câmara Municipal.

Expediente:

Produção e curadoria: Mônica Kimura

Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba

Secretária: Érika Hayashi Kikuchi

Um comentário: